A presença do Cetona em nossas vidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Pedagógico
Advertisements

Reações de Oxidação São denominadas reações de oxidação toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao.
Funções Orgânicas Autor: Bernardo Maia.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares 3. Pontes de Hidrogênio Como conseqüência das fortes interações intermoleculares, a água apresenta algumas propriedades especiais.
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
Aldeídos e cetonas.
Química Orgânica Prof. MARQUES.
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
Compostos Orgânicos Oxigenados
Funções Orgânicas Aula 03.
Capítulo 19 Química Orgânica II: Os Grupos Funcionais QGE 001 Prof
Propriedades Nomenclatura Aplicabilidade
Propriedades Compostos Nomenclatura
Funções oxigenadas Funções oxigenadas: definição e classes Álcool
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Primeiras diferenciações dos compostos Orgânicos
Funções Orgânicas Oxigenadas.
Aldeídos.
Fundamentos de Química Orgânica
Propriedades físicas dos compostos orgânicos
CETONAS.
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
Química Orgânica.
Gustavo Vila Nova Alves Lorena Pierina Marcelino Cordeiro
Trabalho de Bioquímica
Compostos Oxigenados Prof: Renê Machado.
Nomenclatura Hidrocarbonetos
Compostos orgânicos com grupos característicos
Compostos Orgânicos I Funções Orgânicas.
ÁLCOOIS.
OLÁ! TUDO BEM!.
ÉTERES.
Thales Galvão Fogagnoli Rodrigo Gasparotto Barbosa
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Mariana Fontana Westphalen
QUÍMICA ORGÂNICA Definição atual: é o ramo da química que estuda os compostos do carbono. Reação de Friedrich Wöhler (1828): NH2 NH4CNO  O.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DOS COMPOSTOS
Química Ensino Médio 1ª e 2ª Série Profª Valéria.
Ácidos Carboxílicos Química Orgânica 301Q
Química Orgânica Funções Orgânicas AULA 14 Prof. Mario.
COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Cada ser humano possui cheiro característico devido apresentarem junto à pele glandulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos.
FUNÇÕES OXIGENADAS.
ALDEÍDOS CETONAS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Introdução à Química Orgânica Unidade Departamental de Engenharias
Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Funções Orgânicas.
Nomenclatura usual : um costume
João Victor Oliveira Bertolo Nº USP
Química da vida: química orgânica e biológica.
ÁCIDO CARBOXILICO ÉSTER ÉTER
Aldeídos e cetonas.
Na química organica , ácidos carboxílicos são acído orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila. Grupos carboxila reage com grupos amina.
ÉSTERES.
Funções Orgânicas Oxigenadas
CICLANOS Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono,
ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO
HALETOS ORGÂNICOS Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio?
Turma:202 – Química/Prof.Arlindo
Compostos carbonilados
Benzeno Prof° Marcelo Alves Cursinho da FEA-USP
FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS
Escola de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno Ensino médio Integrado à Educação Profissional ao Curso Técnico em Redes de Computadores Nome:
Por: Mateus Serêjo, aluno do IFMA – Campus Pinheiro
Reações Orgânicas.
Introdução à nomenclatura IUPAC
Transcrição da apresentação:

A presença do Cetona em nossas vidas  Cetona de maior uso comercial é a acetona usada para retirar esmaltes de unhas Toda cetona possui em sua cadeia carbônica o grupo carbonila localizado entre dois carbonos. A cetona de maior importância é a propanona ou acetona.

IV. Cetonas Qui-cad-2-top-5 – 3 Prova Professor: a imagem, que não se encontra no caderno impresso, ilustra uma molécula de propanona. Utilize-a para explicar aos alunos que cetonas são compostos que apresentam o grupo carbonila como grupo principal. Modelo de uma molécula de propanona PRINCIPAIS CLASSES FUNCIONAIS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos: Os cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona. Se os dois radicais ligados ao carbono da carbonila são iguais, há uma cetona simétrica; mas se são diferentes, há uma cetona assimétrica. Outra classificação das cetonas é em relação aos tipos de radicais ligados ao grupo carbonila.

Classificação das cetonas quanto ao tipo de radical ligado ao grupo carbonila

Cetona São compostos que possuem oxigênio ligado a uma cadeia carbônica, possui o grupo carbonila C=O posicionado entre carbonos. Imagem: Benjah-bmm27 / Public Domain Imagem: Jynto and Ben Mills / Public Domain

Butanona O H3C – C - CH2 - CH3 Cetona Para denominá-la, emprega-se o sufixo ona. O H3C – C - CH2 - CH3 Butanona

Acetona É uma cetona utilizada como solvente em esmalte. Imagem: Kippelboy / Public Domain Imagem: Bumerang22 / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication

C3H6O Fórmula da acetona Imagem: Ben Mills / Public Domain Imagem: Benjah-bmm27 / Public Domain

O H3C – CH2 - CH2 – C- CH3 5 4 3 2 1 Pentanona Na pentanona e em outras cetonas maiores, há necessidade de indicar com o número de sua localização. A numeração é feita a partir da extremidade mais próxima da carbonila: O H3C – CH2 - CH2 – C- CH3 5 4 3 2 1

Fontes e Propriedades: As cetonas de cadeias menores, com até dez átomos de carbono, apresentam-se no estado líquido e menos densas que a água em condições ambientes. As demais são sólidas. As cetonas líquidas são parcialmente solúveis em água, e a propanona é totalmente solúvel. Já as cetonas sólidas são insolúveis. A solubilidade das cetonas em água é maior que a dos aldeídos em razão de sua maior polaridade por causa do grupo carbonila, que estabelece ligações de hidrogênio. O grupo carbonila também torna as cetonas muito reativas. As cetonas menores possuem cheiro agradável e são constituintes de óleos essenciais extraídos de flores e frutos usados na produção de perfumes. Os pontos de fusão e ebulição das cetonas são maiores que os dos aldeídos.

Suas propriedades físicas poder ser resumidas ao se mencionar se tratar de um líquido incolor, volátil, de densidade menor do que a da água (aproximadamente 0,7g/mL) e de odor etéreo bastante característico. É solúvel tanto em água e em álcool (forma soluções aquosas e alcoólicas), tem ponto de ebulição de 56 °C e é extremamente inflamável. Dentre as suas propriedades químicas de destaque estão as reações, por redução, em álcool isopropílico; origina também o ácido fórmico e o ácido acético por oxidação forte; já em combinação com sulfito de sódio forma a hidroxipropano-sulfonato de sódio. Fórmula estrutural da propanona (acetona

CUIDADOS A acetona requer cuidados em seu manuseio, sendo que recomenda-se “manter o material em um container bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco em área ventilada, abaixo de 25°C. Proteja de luz solar direta. Proteja contra dano físico e isole de substâncias incompatíveis. Os containers vazios deste material são tóxicos quando vazios pois retém resíduos; observe todos os avisos e precauções com relação ao produto” Entre as suas principais utilizações, pode-se citar o seu uso laboratorial como diluente do acetileno, óleos, gorduras, vernizes, borracha e nitrocelulose, assim como de outros solutos orgânicos, o que ocorre em predominantemente na indústria farmacêutica.

A cetona mais usada é a propanona ou acetona A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona. Ela é bastante utilizada no dia a dia como solvente de esmaltes de unha. A cetona mais usada é a propanona ou acetona

As quinonas são dicetonas cíclicas que possuem grande importância industrial. Por exemplo, a quinona comum (p-benzoquinona) é usada em revelação fotográfica, e a antraquinona é usada na fabricação de corantes. Exemplos de quinonas

Nomenclatura: A nomenclatura desses compostos estabelecida pela IUPAC é feita da seguinte forma:

Nomenclatura das cetonas Deve-se determinar a cadeia principal – ela é a maior sequência que inclui o carbono da carbonila. Começando pela extremidade mais próxima do grupo C=O. Como no caso de álcoois e aldeídos a prioridade é dada ao grupo funcional e não às ramificações.

Nomenclatura das cetonas O H3C – CH C – CH2- CH3 4 5 1 2 3 CH3 2- metil-pentan-3-ona

Observações Tanto os aldeídos como as cetonas apresentam o grupo carbonila. Por definição, nas cetonas a carbonila deve estar entre dois carbonos. Já nos aldeídos, ela deve estar ligada a um hidrogênio, portanto precisa ficar na ponta da cadeia. Aldeído e cetonas são chamados compostos carbonílicos, pois apresentam carbonila.

Cetonas dão aroma às pipocas.

EXERCÍCIOS 1 ) Qual é a nomenclatura oficial do composto a seguir: a) 2-metilpentan-3,4-diona b) cetona dimetílica-isopropílica c) 4-metilpentan-2,3-diona d) 2-etilpentan-3,4-diona e) 4-metilpentan-2,3-ona 2) Fórmula de um composto em exercício sobre cetonas Na vitamina K3 (fórmula acima), reconhece-se o grupo funcional: a) ácido carboxílico. b) aldeído. c) éter. d) fenol. e) cetona.

corresponde ao composto: 3) A cetona é um composto carbonílico com 3 átomos de carbono e cadeia saturada. Sua fórmula molecular é: a) C3H6O b) C3H7O c) C3H8O d) C3H8O2 e) C3H8O3 4) A fórmula  corresponde ao composto: a) ácido butanóico b) butanol c) butanal d) butanona e) etóxi-etano