Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O EGITO ANTIGO.
Advertisements

ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Localização Geográfica
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Egito Antigo CRTE – Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais de Guarapuava/Pr Mª Helena G. Martins.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
EGITO ANTIGO.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Egito Antigo Profº paulo Henrique
ANTIGO EGITO.
Sociedade Pré-colombiana
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Egito Antigo.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Egito – terra dos deuses
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
As maravilhas da Antiguidade
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 01
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
História.
TEMA DA AULA.
Os donos da terra.
EGITO.
Sociedade e cultura dos nativos americanos
EGITO A DÁDIVA DO NILO, OU NÃO....
Adilson José Magossi - Janeiro de 2001
Egito.
O EGITO ANTIGO.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 02: Poder e Economia
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O poder dos Faraós.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 03: Sociedade e Cultura
Os povos da Mesopotâmia
Prof. Éder Américo 6º ANO A/B /C.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía.
Egito.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Núbia, berço da Civilização na África.
História Antiga: Civilizações Hidráulicas: Egito(Nilo), Mesopotâmia
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
MESOPOTÂMIA.
Ensino Médio 3ª Série..
PROFESSORA MARIA CRISTINA
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
As primeiras civilizações da Antiguidade.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
1- Características físicas:
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Sociedades nativas da América
“Uma dádiva do Nilo” Heródoto
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
E G I T O A N T I G O.
EGITO ANTIGO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
A SOCIEDADE INCAICA.
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
6º ANO » UNIDADE 2 » CAPÍTULO 2
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
27/04/2017
O EGITO ANTIGO.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Transcrição da apresentação:

Prof. Luis Marques 6º ANO A/B

LOCALIZAÇÃO Nordeste da África entre os desertos da Líbia e da Arábia. Formado por duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito (região do Delta do Nilo). Se formou há pouco mais de 5000 anos, próximo do rio Nilo.

O RIO NILO O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. Também era utilizado para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. Nos meses das cheias, as águas do rio invandiam as margens, deixando as terras úmidas e prontas para o plantio. ALTO EGITO BAIXO EGITO Imagem de satélite

Ministros e sacerdotes Economia Agricultura de regadio (diques e canais) Servidão Coletiva (Obras publicas durante as cheias). Cobrança de Impostos Política Poder Centralizado – Faraó Sociedade FARAÓ Ministros e sacerdotes Escribas Camponeses servos Escravos

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA A agricultura era a base da economia egípcia e, como já vimos, dependia das águas do Nilo. O trigo, a cevada, os legumes e as uvas constituíam as principais culturas. Dedicavam-se também à criação de bois, asnos, patos e cabritos. Além disso, praticavam também a mineração de ouro, pedras preciosas e cobre. O comércio era feito à base de trocas.

O FARAÓ Era considerado um deus vivo. Para os egípcios seu poder era ilimitado. Comandava os exércitos, distribuía a justiça, organizava as atividades econômicas. O faraó era o pai e a mãe dos seres humanos; um governante com autoridade sobrenatural. Possuía enorme riqueza. Era considerado o dono de todas as terras do Egito. Recebia impostos (pagos em produtos) das aldeias.

O FARAÓ O VIZIR: abaixo do faraó. Tomava decisões jurídicas, administrativas e financeiras em nome do faraó. OS NOBRES:  descendentes das famílias mais ricas, cuidavam da administração das províncias e postos mais altos do exército. OS SACERDOTES: administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos deuses. Homens ricos, pois ficavam com parte das ofertas feitas pela população aos deuses, além de não pagarem impostos. OS ESCRIBAS: dominavam a escrita, cobravam os impostos, organizavam as leis e os decretos e fiscalizavam a atividade econômica. O SOLDADOS: Eles viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques que podiam realizar durante as guerras de conquista. OS ARTESÃOS: Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, desenhistas, escultores, pintores, tecelões, ourives, etc. (templos, túmulos, palácios, etc.).

OS CAMPONESES: Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes OS CAMPONESES: Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes. Tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras necessárias às grandes obras, como túmulos, templos e palácios. A ESCRITA EGÍPCIA OS ESCRAVOS: Estrangeiros e prisioneiros de guerra, formavam a base da sociedade. Trabalhavam nas minas e pedreiras, nas terras reais e nos templos. Muitas vezes faziam parte do exército em época de guerra e eram utilizados como escravos domésticos. Desenvolveram uma forma simplificada dessa escrita hieroglífica chamada de Escrita Hierática (escrita dos deuses), utilizada principalmente pelos sacerdotes. Havia ainda a Escrita Demótica (escrita do povo), geralmente usada em cartas. Chamada de hieróglifos, usados geralmente em inscrições oficiais e sagradas gravadas em pedra.

RELIGIÃO MUMIFICAÇÃO Foi fortemente politeísta; cada localidade possuía seus próprios deuses. A unificação do Alto e Baixo Egito reduziu o número de deuses, no qual se destacam: Rá ou Amon-Rá (deus Sol), Osiris (deus da morte ou ressurreição), Anubis (deus dos mortos), entre outros. Os faraós construíram para si e suas famílias túmulos magníficos como as pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos.

A MUMIFICAÇÃO Além de crer na vida após a morte, os egipcios acreditavam que todas as pessoas, ao morrer, eram julgadas no Tribunal de Osíris. O trabalho de mumificação era caro e demorado, era feito por por especialistas e por alguns sacerdotes. Apenas as pessoas mais ricas eram mumificadas. As demais eram enterradas na areia do deserto. Graças a mumificação, os egípcios avançaram muito em algumas áreas científicas.

ATIVIDADES 1. A respeito da sociedade egípcia, responda o que se pede: a) Identifique as camadas que compunham a sociedade egípcia. Em seguida, explique a função de cada um deles: b) Quais os setores da sociedade egípcia que faziam parte da organização política do ESTADO? Justifique. 2. Caracterize a religiosidade egípcia. 3. Identifique os principais deuses egípcios. Qual a função de cada um deles?