O telemóvel e as suas redes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Tecnologia de redes celular
Componentes das redes de móvel & as redes sem fios
Vídeo na Vodafone live! Vídeo MMS TV em directo e Clips de vídeo
Telefone Celular Alunas: Cristiane Maria Merlin 07
Capítulo 8 Comércio móvel
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Oficina de Pesquisa na Rede
Tecnologias de Informação I
Comunicação GSM / GPRS Ricardo Vasconcellos.
A grande rede mundial de computadores
Telemóveis de 3ª Geração
Telefonia Celular Murilo Dantas Barreto.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Meios físicos de transmissão
Evolução da telefonia móvel
Aula 02 Elementos básicos de uma rede celular Prof. Diovani Milhorim
Serviços de telefonia celular
GPRS leandro P.Santos.
Tecnologias de Rede em Telefonia Móvel
Escola Secundária Monte de Caparica
Rodolpho Carvalho Cezar 1PPManhã
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Uma descrição detalhada da rede
MATA59 – Redes de Computadores I
Administração e Projeto de Redes
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
História e Evolução das Redes Móveis em Portugal
Nokia Componentes Nokia 6288  Frequências de funcionamento GSM 900/1800/1900, WCDMA 2100 Conexões de alta velocidade, em redes 3G.
APARELHO NOKIA 1680 Características Relevantes para o Corporativo - Tri Band Digital GSM 850/900/1800 MHz - Câmera digital VGA integrada - Download de.
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
O mundo ao alcance de um clique.
Trabalho elaborado por : Vera Antunes Cátia Soraia
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Tecnologia de Celular GSM
Tecnologias da Informação e Comunicação
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Princípios de Sistemas de Informação
CPU- central processing unit
FORMADORA: Isabel Pires CURSO: EFA NS TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
A designação Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil. Este termo deriva da topologia de uma.
DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
INTERNET BÁSICA.
Telecomunicações Conceitos Básicos de Telecomunicações
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes Celulares Trabalho realizado por :
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
CCNA Exploration Camada Física OSI
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Aula II – Redes sem fio.
Elvis –  Muita coisa mudou desde a primeira geração de celulares.  Durante a fase conhecida como 1G, o sinal era analógico e suscetível.
Escola Secundária Monte de Caparica
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Briefing da Sony Mobile por Renan Almeida Pinheiro
Integrated Services Digital Network
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
O 1º Smartphone 3D é da LG LG P920 Completa experiência 3D no smartphone. Apresentamos o primeiro smartphone 3D do mundo, o LG Optimus 3D. Reviva os melhores.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
44º Painel Telebrasil – Mesa Redonda do Painel IV Tele Nordeste Celular Sergio Bartoletti.
Transcrição da apresentação:

O telemóvel e as suas redes

Telemóvel O telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor. O telemóvel foi lançado na tecnologia analógica e era somente usado para falar. Entretanto, passados alguns anos, surgem as redes móveis e já é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não pára por aí. Agora também podemos aceder ao email, Messenger, comunicar em vídeo-conferência, GPS, etc.

Rede GSM Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, originalmente Groupe Special Mobile. É um sistema de comunicações digitais celulares e o mais utilizado mundialmente. Este sistema usa a banda estreita TDMA que permite realizar oito chamadas em simultâneo na mesma frequência de rádio.

GSM O GSM diferencia-se muito dos seus antecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que é visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). A potencialidade desta rede é o facto de fazer com que haja mensagens escritas. Tanto a sua escrita como a sua chegada ao destinatário são rápidas e os serviços são de baixos custos. Do ponto de vista do consumidor, esta é a vantagem do GSM. Através desta rede temos também a hipótese de realizar e receber chamadas de um país estrangeiro (roaming).

GSM A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA. A performance dos celulares é muito similar mas apesar disso o Sistema GSM tem mantido compatibilidade com telefones GSM originais. Antena GSM Nascido nos anos 80 e fruto de uma cooperação sem precedentes dentro da Europa, o sistema continua a desenvolver-se com o lançamento do sistema GPS.

Rede GPRS General Packet Rádio Services ou Serviço de Rádio de Pacote Geral. É uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existentes.

GPRS Baseia-se na transmissão de dados por pacotes. Também chamado por GSM.IP em virtude de utilizar a tecnologia IP para aceder directamente a provedores de Internet. Permite enviar e receber informação através do telemóvel acedendo a uma grande diversidade de serviços tais como: Serviços online; Chats; Email; Páginas Web; etc. Outra potencialidade é o facto de esta rede permitir enviar mensagens muito completas, não só de texto mas com cor, som, animação e imagens em tempo real.

GPRS O GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência das tecnologias anteriores que usavam comutação por circuito em torno de 12 Kbps. Já o GPRS, em situações ideais, pode ultrapassar os 170 Kbps. No entanto, na prática, essa taxa ronda os 40Kbps. A rede GPRS tem capacidade limitada da célula para todos os utilizadores porque o serviço de dados e voz utilizam o mesmo recurso de rádio. As velocidades são mais baixas na realidade do que na teoria, o operador não permite uma utilização exaustiva.

Rede 2,5G É a segunda geração e meia de padrões e tecnologias dos telefones móveis. É considerada o degrau de transição entre as tecnologias 2G e 3G, embora o termo “2,5G” tenha sido definido pela comunicação social e não oficialmente pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Rede 3G Terceira Geração Digital. Terceira geração de padrões e tecnologias de telemóveis substituindo o 2G, permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhoria na eficiência espectral.

3G Entre os serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à internet em alta velocidade e vídeo-telefonia. A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G. Os telemóveis 3G consomem pouca energia e por isso são aparelhos que possuem pouca carga de bateria.

3G Utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela UIT para a terceira geração de serviços móveis IMT-2000 e depois licenciadas para as operadoras. Permite a transmissão de 384 Kbits/s para sistemas móveis e 2 Megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

Novas Tecnologias Os telemóveis acumularam, ao redor do tempo, muitos recursos tais como: câmara, rádio FM e leitor MP3. Alguns telemóveis têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado, os chamados smartphones. A característica é a possibilidade de instalar programas que utilizam os recursos disponíveis no aparelho. Com as novas tecnologias de terceira geração (3G) que oferecem dados em alta velocidade, é possível realizar chamadas de vídeo-conferência em tempo real, com a ajuda de novos equipamentos com câmara frontal, próxima ao visor. A maioria dos novos modelos possui alguma forma de conexão com outros telefones – IrDA (infravermelho) ou Bluetooth. Essas tecnologias servem para envio de dados entre telemóveis.

O Telemóvel na actualidade Nos dias de hoje, o telemóvel já não é um simples telefone de bolso. Na Europa, podem possuir câmaras com 12.1Mpx, resoluções maiores que muitas câmaras digitais. A internet já pode ser acedida via Wi-Fi e banda larga 3G e 4G no Japão. Jogos com gráficos comparáveis aos videojogos da PSP com qualidade 3D. Ecrãs que em 2003 tinham 4 mil cores, agora possuem mais de 16 milhões. As polegadas também aumentaram. Hoje os telemóveis podem ter ecrãs com 4 polegadas sensíveis ao toque. Em poucos anos, o telemóvel será a nossa “Central de Entretenimento”.

Escola Secundária de Rio Tinto EFA NS Escolar 2010/2011 Área de Competência: Sociedade, Tecnologia e Ciência DR1 Ficha de Trabalho n.º 1 Tema: Redes GSM, GPRS e 3G Paula Moreira Turma B4D Novembro de 2010