Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
Advertisements

MEIO DE TRANSPORTE NOME:MARIELLI 7anoB
Unidade 10 - Perguntas Grupo 19 T.
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TRANSPORTE E MODAIS.
CAPÍTULO 9 – OS TRANSPORTES NO BRASIL
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
Logística e a realidade brasileira
Bárbara Barros Patrícia fonseca Pedro Henrique
UNIDADE 10 – LOGÍSTICA E REALIDADE BRASILEIRA
Grupo 08E Subgrupo 1: Daniel Castro Corrêa Rudá Roessler Mohr
PERGUNTAS Cite dificuldades de se aplicar a logística no Brasil
Logística no brasil.
Logística e Realidade Brasileira
Logística e realidade brasileira
Logística e a realidade brasileira
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
A Logística Brasileira Coordenadora de Desenvolvimento do Transporte
A competitividade dos diferentes
LOGÍSTICA E REALIDADE BRASILEIRA
Histórico do Comércio A palavra “comércio” significa ato de negociar, vender, revender, comprar, em resumo, são todas as relações de negócios. O homem.
Tornando o Transporte Eficiente
As redes de transporte.
A Circulação da Mercadoria
Gestão dos Transportes
Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre Logística – Evolução Logística integrada: tarefa de atender bem ao mercado começa no interior.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
Engenharia Naval.
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Transporte e comércio. Transportes Aeroviário Rodoviário RapidezFerroviárioCusto Hidroviário.
Petrobrás e Transporte
Decisões de Transporte
Logística na Realidade Brasileira
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
“A política nacional para os transportes hidroviários do interior”. Dez/89 12/04/90: Extinção da Portobrás; Decreto 1642 (25/09/95) - Nova estrutura organizacional.
Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística
Professora Jacqueline Romero Benjamim
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Logística e os Modais de Transporte
Transportes Israel
Lavratti.com Slide 1/23 Modal dutoviário SC Gás. lavratti.com Slide 2/23 Modal dutoviário SC Gás.
UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
Administração de Materiais e Logística - Prof. Juvancir da Silva, Ms.
Abril de 2012 / Brasília Secretaria de Política Nacional de Transportes – SPNT/MT Projetos do Portfólio do PNLT 2011.
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Rodovias: aproximadamente Km de extensão Somente 12% com pavimentação Maioria: estradas municipais sem pavimentação Rodovias federais: consideradas.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Importância dos Transportes
Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI
1. Quando o Brasil teve o seu “despertar” para a Logística 2. Quais são as principais dificuldades logísticas no Brasil? 3. Qual o principal sistema de.
Desafios da Logística Brasileira
Custos Transportes Rodoviários
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
RECORTADA UMA IMAGEM Caravana no Níger. RECORTADA UMA IMAGEM Comboio no Bangladesh.
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
Unidade 03 Gestão de Transporte
Gestão de Transportes Gerenciamento Administração Eficácia Operacional
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.”.

Multimodalidade (tendência) - Redução do “transit time” - Redução ou eliminação das ineficiências resultantes da utilização sucessiva dos vários modais, sem planejamento e coordenação única - Aumento da segurança da carga. - Redução dos custos de transportes. - Maior relacionamento usuários x prestadores de serviços.

Modal Ferroviário O início do transporte ferroviário data do Século VI D.C. Com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios elétrico e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel. Na década de 1960, surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível. O sistema ferroviário brasileiro totaliza 29.706 quilômetros, concentrando-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do país. Foram concedidos aproximadamente, 28.840 quilômetros das malhas.

Mapa do Sistema Ferroviário Nacional

Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000, considerando o total da “O setor ferroviário participou na matriz de transporte de carga do Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000, considerando o total da carga transportada no país.” Composição Percentual das Cargas - 2000. Fonte: GEIPOT - Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes

O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fez um estudo sobre a malha ferroviária brasileira. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (19/05/2010). Segundo os pesquisadores, existe espaço para que o transporte de carga seja feito por trens, mas é preciso investimento no setor.

Modal Rodoviário O transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro. Representa a maior parte do transporte terrestre. Mais utilizado no país, 96% do movimento de passageiros e 60% do transporte rodoviário Na logística o transporte rodoviário é uma das áreas mais importantes. Segundo a COPPEAD, os custos com transporte chegam a 60% dos custos logísticos e a redução de custos nessa área é muito importante, pois corresponde em média 20% do custo total das empresas. Cada vez mais as empresas estão de olho nessa fatia do mercado, pois o transporte no Brasil chama a atenção por faturar mais de R$ 40 bilhões e movimentar 2/3 do total de carga do país.

Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo. Segundo o IPEA, para dar às estradas brasileiras a qualidade desejável, seriam necessários investimentos de R$ 183,5 bilhões.

89.552 Km Extensão Total Pesquisada

Segundo levantamento feito pelo IPEA, as rodovias precisam de mais de R$ 180 bilhões em investimentos e o PAC cobre só 13% deste valor.

Modal Aéreo A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial. O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.

Problemas Mau tempo impede atividades aéreas Controle aéreo: baixos salários e sobrecarga de trabalho Eyjafjallajokull, vulcão islandês

“Você acha o transporte aéreo brasileiro seguro?” Repórter Brasil

Modal Marítimo/Fluvial O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros (Chorão, 2003, p. 647). O transporte fluvial usa os lagos e rios. Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos como por exemplo os Porta-aviões.

Portos do Brasil

Modal Dutoviário O transporte Dutoviário pode ser dividido em: 1 - Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros. 2 - Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático. 3 - Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. O Gasoduto Brasil-Bolívia (3150 km de extensão) é um dos maiores do mundo. Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de óleo, gás natural e derivados, especialmente quando comparados com os modais rodoviário e ferroviário.

Funcionamento do transporte dutoviário

Riscos Vazamento de óleo combustível por duto - Campinas (1990). Oleoduto rompido por corrosão em Campinas, 1990.

Comparativo

O Futuro do transporte