Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.”.
Multimodalidade (tendência) - Redução do “transit time” - Redução ou eliminação das ineficiências resultantes da utilização sucessiva dos vários modais, sem planejamento e coordenação única - Aumento da segurança da carga. - Redução dos custos de transportes. - Maior relacionamento usuários x prestadores de serviços.
Modal Ferroviário O início do transporte ferroviário data do Século VI D.C. Com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios elétrico e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel. Na década de 1960, surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível. O sistema ferroviário brasileiro totaliza 29.706 quilômetros, concentrando-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do país. Foram concedidos aproximadamente, 28.840 quilômetros das malhas.
Mapa do Sistema Ferroviário Nacional
Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000, considerando o total da “O setor ferroviário participou na matriz de transporte de carga do Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000, considerando o total da carga transportada no país.” Composição Percentual das Cargas - 2000. Fonte: GEIPOT - Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes
O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fez um estudo sobre a malha ferroviária brasileira. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (19/05/2010). Segundo os pesquisadores, existe espaço para que o transporte de carga seja feito por trens, mas é preciso investimento no setor.
Modal Rodoviário O transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro. Representa a maior parte do transporte terrestre. Mais utilizado no país, 96% do movimento de passageiros e 60% do transporte rodoviário Na logística o transporte rodoviário é uma das áreas mais importantes. Segundo a COPPEAD, os custos com transporte chegam a 60% dos custos logísticos e a redução de custos nessa área é muito importante, pois corresponde em média 20% do custo total das empresas. Cada vez mais as empresas estão de olho nessa fatia do mercado, pois o transporte no Brasil chama a atenção por faturar mais de R$ 40 bilhões e movimentar 2/3 do total de carga do país.
Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo. Segundo o IPEA, para dar às estradas brasileiras a qualidade desejável, seriam necessários investimentos de R$ 183,5 bilhões.
89.552 Km Extensão Total Pesquisada
Segundo levantamento feito pelo IPEA, as rodovias precisam de mais de R$ 180 bilhões em investimentos e o PAC cobre só 13% deste valor.
Modal Aéreo A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial. O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
Problemas Mau tempo impede atividades aéreas Controle aéreo: baixos salários e sobrecarga de trabalho Eyjafjallajokull, vulcão islandês
“Você acha o transporte aéreo brasileiro seguro?” Repórter Brasil
Modal Marítimo/Fluvial O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros (Chorão, 2003, p. 647). O transporte fluvial usa os lagos e rios. Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos como por exemplo os Porta-aviões.
Portos do Brasil
Modal Dutoviário O transporte Dutoviário pode ser dividido em: 1 - Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros. 2 - Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático. 3 - Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. O Gasoduto Brasil-Bolívia (3150 km de extensão) é um dos maiores do mundo. Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de óleo, gás natural e derivados, especialmente quando comparados com os modais rodoviário e ferroviário.
Funcionamento do transporte dutoviário
Riscos Vazamento de óleo combustível por duto - Campinas (1990). Oleoduto rompido por corrosão em Campinas, 1990.
Comparativo
O Futuro do transporte