POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO

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POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO
Transcrição da apresentação:

POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO O CARTEIRO E O POETA

O FILME Título: O carteiro e o Poeta País : Itália Gênero: Drama Ano de Lançamento:  1994 Direção: Michael Radford

CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XX (década de 50): Guerra Fria; Perseguição aos comunistas; Contrastes sociais (ascensão); Ditaduras militares.

PERSONAGENS - Mário (o carteiro); - Pablo Neruda (o poeta); - Beatrice (musa de Mário); - Matilde (mulher de Pablo); - Di Cosimo (o político); - D. Rosa (tia de Beatrice); - O padre.

ENREDO Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá, um homem desempregado, quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

TEMÁTICA A ingenuidade (inocência diante do mundo); Sabedoria (coisas simples); Mundo Moderno vs. Mundo Natural; Homem Moderno Vs. Homem Natureza (aparência vs. essência);

A OBRA TÍTULO: Poemas Completos de Alberto Caeiro AUTOR: Fernando Pessoa PUBLICAÇÃO:1920 ESCOLA LITERÁRIA: Modernismo

AUTOR FERNANDO PESSOA (Lisboa – 1888/1935): É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas pessoas conhecidas como heterônimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente". Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu.

CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XX: - Evolução tecnológica; - Industrialização; Automatização e produção em série; Primeira Guerra Mundial.

Heterônimos de Pessoa ALBERTO CAEIRO: nascido em Lisboa, teria vivido quase toda a vida como camponês, quase sem estudos formais. Teve apenas a instrução primária, mas é considerado o mestre entre os heterônimos. Também é conhecido como o poeta-filósofo, mas rejeitava este título e pregava uma "não-filosofia". Acreditava que os seres simplesmente são, e nada mais. RICARDO REIS: é descrito como um médico que se definia como latinista e monárquico. De certa maneira, simboliza a herança clássica na literatura ocidental. O fim inexorável de todos os seres vivos é uma constante na sua obra, clássica, depurada e disciplinada. Faz uso da mitologia não-cristã. ÁLVARO DE CAMPOS: foi o único a manifestar fases poéticas diferentes ao longo da sua obra. Era um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, mas sempre com a sensação de ser um estrangeiro em qualquer parte do mundo.

ALBERTO CAEIRO Nasceu em 16 de Abril de 1889, em Lisboa. Órfão de pai e mãe, não exerceu qualquer profissão e estudou apenas até a 4º classe. Viveu grande parte da sua vida pobre e frágil no Ribatejo, na quinta da sua tia-avó idosa, e aí escreveu O Guardador de Rebanhos e depois O Pastor Amoroso. Voltou no final da sua curta vida para Lisboa, onde escreveu Os Poemas Inconjuntos, antes de morrer de tuberculose, em 1915, quando contava apenas vinte e seis anos.

NÃO PENSAR A POESIA Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido (Alberto Caeiro) Olha, Mário, não posso dizer-lhe com palavras diferentes das que usei. Quando se explica a poesia, torna-se banal. Melhor que qualquer explicação, é a experiência de sentimentos que a poesia pode revelar a uma alma suficientemente aberta para entendê-la. O (fala de Pablo Neruda no filme O Carteiro e o Poeta.)

TEMÁTICA Sentir o mundo e não pensá-lo; Sabedoria (coisas simples); Mundo Moderno vs. Mundo Natural; Homem Moderno Vs. Homem Natureza (aparência vs. essência);

INTERTEXTUALIDADE A essência está na simplicidade; Crítica à civilização urbana, industrial e capitalista (homem automatizado); Mundo moderno vs. mundo natural (cidade vs. campo); Essência vs. a aparência.