A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHAR COM O POWERPOINT
Advertisements

Trabalho de Inglês Técnico
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Moodle para Professores
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Imprimir apresentações em diversos formatos
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Organização de Trabalhos no Word
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Fernanda Barroso Abril,2006
OneNote 2010 – O seu Caderno Digital
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
Tutorial da Plataforma MOODLE
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
Apresentando o PowerPoint
Criando Apresentações
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Agenda Histórico da b-on –Motivação –Visão, missão e objectivos –Estrutura administrativa –Conteúdos Portal.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Cabeçalhos, Rodapés e Capas
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Guia para Editar o seu Perfil Amigo OPA. Para nos auxiliar nesse caminho, a OPA criou uma personagem virtual.
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
7 - Criação de Páginas Web
Categorias no Joomla.
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
CONFIDENCIAL. Distribuição Apenas a Parceiros Sem Divulgação. A Microsoft não faz garantias, explícitas ou implícitas. © 2012 Microsoft. Todos os Direitos.
Reuniões do Lync Participar numa Reunião do Lync
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Novas Tecnologias Na Formação
Atualizar as definições de privacidade e de perfil j em seguida, prima F5 ou clique em Apresentação de Diapositivos > A Partir do Início para iniciar o.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Como fazer uma publicação no Blog de P TCC
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
1 Timetoast.com Clique no link para efetuar a inscrição. Timetoast não permite várias contas a serem registadas com o mesmo endereço de . Há formas.
Como adicionar conteúdos ao site Adicionar página 1.Vamos ao painel. 2.Vamos as páginas. 3.E clicamos em nova página. 4.Onde diz introduza o titulo inserimos.
Sistemas de Gestão De Bases de Dados
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend). O Joomla  Forma de acesso:  Endereço do site (frontend)  Endereço de administração do site.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Curso Vocacional Informática Ano letivo: 2015/2016 Professor Marcos Martins.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Manual de Utilização. TELA INICIAL: Ao acessar o MonitoraSUS, você tem a tela inicial dos Eixos. No primeiro acesso você não terá nenhum eixo cadastrado,
Questionário (Editando) Autor: Skyup Informática.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

O Joomla É um software gratuito É um sistema gestor de Conteúdos (permite consultar, de uma maneira organizada, informação estruturada mas também atualizar, alterar e apagar essa informação) Permite o aperfeiçoamento e está em constante atualização (Qualquer programador pode construir módulos e componentes e disponibilizá-los à comunidade que o pode colocar no seu próprio site gratuitamente) A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Blog Versus Joomla BlogJoomla Poucos conhecimentos de Informática Facilidade de Utilização Facilidade de Atualização Pouca versatilidade (o que é disponibilizado) Estrutura Linear (ordem cronológica) Poucos conhecimentos de Informática Possibilidade de ter zonas públicas e privadas onde só alguns utilizadores poderão consultar informações Necessidade de contratar um serviço de alojamento Mais versátil (qualquer pessoa pode contribuir para a melhoria) Conjunto de Blogues que agrupam os conteúdos por temas e nem sempre por ordem cronológica A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla O Joomla tem duas faces: FrontendBackend Aquilo que os todos os visitantes podem ver quando visitam a página Zona de administração do site Igual ao site/administrator A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Componentes: O Joomla foi pensado para poder crescer, integrando vários componentes. Alguns componentes vêm instalados com o próprio Joomla (componente para gerir banners publicitários, weblinks ou ainda um componente para gerir questões de resposta múltipla) Outros poderão ser encontrados na Internet, de acordo com o que queremos fazer no site A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Categorias e Artigos Menu Categorias Artigos/ Notícias Artigos/ Notícias Artigos/ Notícias Artigos/ Notícias A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Categorias e Artigos Artigos/Notícias Turma 1Turma 2Turma 3 Boas vindas Visita de Estudo BibliotecaProjectos Só depois de definidas as Categorias, poderemos começar a escrever Artigos. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Menus Poderá ser criada uma ligação a Categorias (aparecerão os artigos que fazem parte dessa categoria) Poderá ser criada uma ligação ao artigo diretamente. O artigo Podemos definir a data de publicação e a data de fim Podemos criar artigos e não os publicar de imediato, ficando a aguardar aprovação A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Zona de Administração (Backend) A B C A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012 D

Conhecer o Joomla Zona A É a zona central da página principal da zona de administração (backend). Tem aqui atalhos directos para as tarefas mais comuns de manutenção do sítio, como por exemplo, criar novos conteúdos. Pode voltar sempre a esta zona, através da opção Site – Control Panel. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Zona B Nesta zona encontramos um painel com várias páginas. Last 5 Logged-in-Users – Informação sobre quais foram os 5 últimos utilizadores a estar ligados ao nosso site (administração). Top 5 Popular Articles – Lista dos 5 artigos/notícias que tiveram mais visitas (que foram vistas mais vezes) no nosso site. Last 5 Added Articles – Últimos 5 artigos/notícias publicadas: No caso de já termos muita informação no nosso sítio este é um modo rápido de chegarmos aos últimos itens acrescentados. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Zona C Menus: sistema de menus que nos permite aceder às funções desta zona. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Conhecer o Joomla Zona D Barra de ferramentas: esta barra terá mais ou menos opções conforme a zona em que nos encontremos, dando-nos, a cada momento, acesso a ferramentas, de acordo com a acção que estamos a realizar. Neste caso, temos um botão que nos permite pré- visualizar o site, outro que nos diz se temos mensagens privadas e outro que nos diz quantos membros estão online O último é onde se encontra a ligação que nos permite sair em segurança das páginas de administração. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Ações Categorias Como vimos um sítio em JOOMLA organiza os artigos em categorias. Antes de introduzirmos as notícias propriamente ditas teremos que criar essas categorias. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Criar Categorias Para acedermos à lista de categorias utilizamos o botão Category Manager no painel principal ou a opção com o mesmo nome do menu Content A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012 De seguida, na zona de controlo das Categorias, poderá escolher a opção (New) na barra de ferramentas. Criar Categorias

A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012 Depois, aparecerá o seguinte quadro. Poderá então definir-se a secção, dando-lhe um título, um nome, definindo quem terá acesso aos conteúdos desta secção. Pode ainda definir-se uma imagem (que terá de ser enviada previamente para o Media Manager) e uma descrição dos conteúdos que a secção irá conter. Criar Categorias

Criar Notícias Esta será a tarefa que mais vezes se terá de fazer para manter o sítio atualizado. Como vimos, esses conteúdos estarão organizados em categorias. A primeira preocupação que devemos ter é decidir se a nossa notícia vai conter imagens e em caso afirmativo devemos prepará-las (redimensionando-as se necessário) e transferi-las para o nosso sítio antes de começar a criar a notícia. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

O Media Manager Para aceder ao Media Manager escolhe-se a opção com o mesmo nome no painel principal. Aqui podemos transferir imagens para o servidor que estejam previamente gravadas no nosso computador. É possível: - Apagar Imagens; - Criar pastas para que fiquem organizadas por temas; A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

O Media Manager Criar uma Pasta/Subpasta Carregar uma imagem para uma pasta A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Criar Notícias Existe uma forma simples de iniciar o processo de criação de uma notícia. No painel (zona A) escolhe-se a primeira opção “Add new Article”. Aparecerá o seguinte quadro, com as seguintes opções: A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Criar Notícias Título da notícia Título interno (Joomla) Integrar o artigo numa categoria Espaço para escrita de texto Guardar depois de terminar Sair sem Guardar A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Definir o autor da notícia Criar Notícias Data da criação Data da publicação Data do fim da publicação A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Juntar Imagens às Notícias A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Juntar Imagens às Notícias Podemos redimensionar a imagem Podemos colocar a imagem onde quisermos, como se fosse texto A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Os Menus Depois de criadas as categorias e as notícia, é altura de definir o modo com as mesmas são apresentadas. O mais vulgar é o designado por Main Menu A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Os Menus Aparecerá o seguinte quadro: A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Os Menus Depois de clicar em “New”, este processo ficará completo em duas fases. Numa primeira fase deverá escolher que tipo de acção desencadeará o novo item num ecrã reproduzido na figura abaixo. A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012 Escolher que tipo de menu queremos

Os Menus Ligação a um artigo Lista os artigos da categoria A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Os Menus Nome Lista de Menus e Submenus Escolher a categoria A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012

Vamos começar? A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012 ebafonsoeiro.espjs.edu.pt/administrator Rosário – username: rosario / password: escola Rosa - username: rosa / password: escola Vanda - username: vanda / password: escola Cristina Raimundo - username: cristina / password: escola Sónia- username: sonia / password: escola Carina Rico - username: carinar / password: escola Carina Carneiro - username: carinac / password: escola Maria - username: maria / password: escola