Programa Institucional De Bolsas De Iniciação A Docência – PIBID

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Sistema de representação cartográfica
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Capítulo 3 – Os mapas UNIDADE I - CARTOGRAFIA 1 – Evolução dos mapas
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
Geografia - Cartografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
CARTOGRAFIA.
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
ESCALA.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções Cartográficas
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
A Rede Geográfica.
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. processo matemático que permite representar uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Grande valorização das grandes latitudes; Mantém as formas corretas.
Transcrição da apresentação:

Programa Institucional De Bolsas De Iniciação A Docência – PIBID Programa Institucional De Bolsas De Iniciação A Docência – PIBID. Escola: E.E.F.M São Sebastião Campina Grande-PB. Josandra Araújo Barreto de Melo (Coordenadora) Giusepp Cassimiro da Silva (Supervisor) Vanessa da Silva Freitas (Bolsista) (Wanessas2mm@gmail.com)

Alfabetização Cartográfica.

O que é mapa? O mapa representa um lugar ou uma determinada porção do espaço, cujas finalidades é facilitar a orientação no espaço e aumentar nossos conhecimentos sobre ele, permitindo assim melhores conhecimentos sobre uma cidade, um país. A construção do mapa não é uma tarefa fácil mediante a forma de representar por ser um geóide com irregularidades e achatada nos pólos. Alguns desafios enfrentados é a representação de uma superfície curva (a terra) no plano. O segundo é reproduzir áreas extensas em tamanho reduzidos, a solução foi o projeções cartográficas no primeiro caso, e da escala, no segundo.

Qual utilidade dos mapas? Os mapas servem como uma linguagem de comunicação assim como a escrita, desde a pré-história os seres primitivos já faziam uso desse conhecimentos para descrever seus trajetos, na atualidade, os mapas continuam a descrever aspectos agora políticos, regionais, físicos, hidrográficos entre outros. Fonte de poder que permite por meio das forças armadas permitem organizar estratégias para combate e possíveis guerras entre Países. Permitem conhecimento entre territórios em sua reorganização populacional.

Elementos Norteadores do mapa. Título Legenda Escala cartográfica Projeção cartográfica Coordenadas Geográficas.

Título O título no mapa deve ser visto como ocorre em uma apresentação de um texto escrito, ou seja, é a primeira apresentação do conteúdo do que se quer mostrar; é o menor resumo do que trata um documento, neste caso, a representação cartográfica. Quando se está diante de um “mapa temático”, por exemplo, o título deve identificar o fenômeno ou fenômenos representados por ele. Nesse sentido, o título deve conter as informações mínimas que respondam as seguintes perguntas a respeito da produção: “o quê?”, “onde?” e “quando?”. Um título deve responder a pergunta “o quê?” E ser fiel ao que se desenvolve no produto cartográfico.

conversões cartográficas e Legenda Legenda explica o significado de cada símbolo representado no mapa. Os símbolos ou convenções são importantes, pois, destacam itens que merecem atenção na representação de determinados pontos.

https://www. google. com. br/search https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+mapas+com+legenda+mapa+da+paraiba&newwindow.

Tipos de Legenda A escolha dos símbolos que vão compor os mapas não é aleatória, ela precisa seguir um padrão mínimo para o seu estabelecimento. Desse modo, podemos classificar a simbologia dos mapas em três principais tipos de legenda, tipificados a partir de suas formas em: linear, pontual e zonal.

Os símbolos pontuais costumam ser empregados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada. Por exemplo: um ponto de ônibus em uma cidade inteira ou uma cidade no mapa-múndi. Eles possuem a vantagem de representar a localização exata dos pontos indicados.

Os símbolos lineares são aqueles utilizados para representar objetos e elementos de larga extensão, mas que não possuem uma largura relevante. Essas representações precisam necessariamente estarem de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados. Exemplo: rodovias e ferrovias. Exemplos de legendas lineares

Os símbolos zonais são utilizados para representar áreas inteiras ao longo de um mapa, como a extensão de um campo agrícola ou o espaço urbano na área de um município. Exemplos de legendas zonais

Escala Cartográfica Escala corresponde a relação proporcional existente entre a distância medida em um mapa (d) e a distancia real medida sobre a superfície terrestre(D). ESCALA= Grandeza no mapa ou dimensão gráfica (d) Grandeza no terreno ou dimensão real (D) E= d D

Formas de representação das Escalas Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real. Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real. Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real

Projeções cartográficas A rede de paralelos e meridianos a qual desenhamos um mapa constitui o que chamamos de Projeção Cartográfica. As projeções cartográficas permitem representar uma superfície curva em uma superfície plana com menos distorção. Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

Tipos de Projeção Projeções Cilíndricas: A esfera terrestre é envolvida por um cilindro, no qual são projetadas os meridianos e os paralelos. Esse tipo de projeção conserva as áreas, embora deforme os ângulos, principalmente nas altas latitudes. Projeção de Mercator (1512-1594) conservou as formas dos continentes, as direções e os ângulos. A Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) é uma variação da projeção de Mercator e apresenta distorções menores, embora qualquer uma das projeções utilizadas envolve distorções míninas quando aplicadas a superfície terrestre.

Projeções cônicas: A esfera terrestre é envolvida por um cone Projeções cônicas: A esfera terrestre é envolvida por um cone. Destacam –se, as formas de pequenas feições, daí sua utilização na representação de localidades junto ás latitudes médias. Quanto mais se aumentam as latitudes, maior a distorção. Projeções Planas: Também denominadas azimutais ou zenitais, resultam da projeção da superfície da terra sobre um plano. Quanto mais nos afastamos do ponto em que o plano tangencia a esfera terrestre, mais a distorção aumenta.

Coordenadas Geográficas. As coordenadas Geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre: Paralelos e Meridianos.Paralelos são linhas paralelas ao equador que circundam a terra , cada paralelo abrange 360º onde a linha do equador é um paralelo. A medida que vão se afastando do equador e se aproximando dos pólos, os paralelos tornam-se menores. Distância medida em graus (de 0º a 90º), que vai da linha do equador para qualquer ponto da terra, onde qualquer ponto situado na linha do equador possui 0º de latitude.

Meridianos: são linhas semicirculares, is to é, linhas de 180º que vão do pólo Norte ao pólo Sul e cruzam com os paralelos. Cada meridiano possui um antimeridiano, isto é, um meridiano oposto que, junto com ele forma uma circunferência. Todos meridianos tem o mesmo tamanho convencionou o meridiano de Greenwich , que passa arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal. Distância medida em graus ( de 0º a 180º) que vai do meridiano de Greenwich até um ponto qualquer da terra. Qualquer local situado sobre o meridiano de Greenwich possui de 0º de longitude. Para Oeste ou para Leste desse meridiano, a longitude vai aumentando até chegar a 180º, no outro extremo do planeta , totalizando 360º de longitude na superfície terrestre.

Referências VESENTINI, José Willian. Geografia Crítica/ José Willian vesentini, Vânia Vlach. – 3. ed. Atual. E aperfeiçoada. São Paulo: Ática, 2006. MOREIRÃO, Fábio Bonna. Ser protagonista: geografia, 1º ano/ ensino médio/ obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editor responsável. Fábio Bonna Moreirão. – 2.ed. – São Paulo: Edições SM, 2013. – (coleção Protagonista; 1). PORTO, F.E. Fundamentos de Geografia Aplicados á Geografia/ F.E. Porto Campina Grande-PB: Edições Boa Impressão. 2004. 164p.: il. ALMEIDA, Lúcia Mariana Alves de. Fronteiras da globalização/ Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio Barbosa Rigolin, - 2. ed- São saulo: Ática, 2013. http://www.brasilescola.com/geografia/simbologia-dos-mapas.htm.