DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
Advertisements

ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Radioatividade parte I
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
O QUE É FÍSICA QUÂNTICA?.
FÍSICA MODERNA 4 RAIOS X Prof. Cesário.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Conceitos básicos sobre Radiação
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
?
Radiação.
Tópicos de Ondulatória
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Final do Século XIX Professor Leonardo
A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Análise Química Instrumental
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
MONITORIA DE IMAGENOLOGIA
Final do Século XIX Professor Leonardo
Emissão e absorção de radiação
O N D U L A T Ó R I A.
Introdução à Propagação Eletromagnética
Ondas.
Radiações.
RADIOATIVIDADE.
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
ONDULATÓRIA.
Noções de Física Nuclear
Estrutura eletrônica dos átomos
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
INTRODUÇÃO Á RADIOLOGIA
Introdução à Radiação Eletromagnética
Universidade Federal de Itajubá
Teorias, modelos atômicos e estrutura atômica dos átomos:
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
RADIOATIVIDADE.
O Modelo Atômico de Bohr
Ciências Naturais – 9.o ano
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Tópicos de Ondulatória
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
O BIOMÉDICO E A IMAGENOLOGIA
Difração de Raios-X.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
Formação de imagem, radiogeometria
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Caracterização da Matéria
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
-HISTÓRIA DO RAIO X- -DENSIDADES E INCIDÊNCIAS-
Ondas Eletromagnéticas
Resumão c = 3x108m/s h=6,63 x J.s = A=Z+N f = 1/T Meio
Jogo de Física - Camila Marques
Seja bem vindo ao jogo de Física sobre ondas eletromagnéticas.
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Evolução Atômica. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo são considerados os primeiros a pensar na divisibilidade da matéria, como também são considerados.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Profa. Marisa Cavalcante Modelos atômicos Produção de Raios X.
É uma onda eletromagnética
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
Evolução da radiologia digital em relação a convencional
RADIOATIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM imaginologia DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

EMENTA Compreensão e interpretação de exames de imagem normais e patológicos como instrumento a auxiliar na prática fisioterapêutica. Métodos de diagnóstico por imagens estudadas: Radiologia Convencional e Contrastada; Tomografia Computadorizada (TC); Ultra-sonografia (US); Ressonância Nuclear Magnética (RNM)..

OBJETIVOS Preparar o aluno para a avaliação dos métodos de diagnóstico por imagens utilizadas na prática clínica ambulatorial e em hospitais, por meio da correlação entre dados clínicos, exame físico e métodos de imagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar o histórico da radiologia e sua evolução na aplicação como recurso de diagnóstico Introduzir a nomenclatura técnica referentes aos diferentes métodos de diagnóstico por imagem, relacionando com as diversas áreas de atendimento da fisioterapia(traumatologia,reumatologia,neurologia,pneumologia...) Identificar as diferenças entre os métodos de diagnóstico por imagem e suas indicações na exercício da fisioterapia.

HISTÓRICO No final do século XIX, no dia 8 de novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Conrad Roetgen ao ver sua mão projetada numa tela enquanto trabalhava com radiações.

HISTÓRICO Imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano. Como era uma radiação invisível, ele a chamou de Raios X. Sua descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel de Física em 1901. www.portalsaofrancisco.com.br A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo por cerca de 15 minutos. Revelado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.

PRIMEIRA IMAGEM

HISTÓRICO Dentro de um mês após a publicação da descoberta, vários consultórios médicos radiológicos foram criados pela Europa e Estados Unidos, sendo usados pelos cirurgioes para os guiarem no seu trabalho. Em Junho de 1896, apenas 6 meses após a publicação da descoberta de Roentgen, os raios-X passaram a ser usados pelos médicos para pesquisa de balas nos soldados feridos, sendo um grande avanço para a sua terapia.

CONCEITO Num sentido amplo, radiação é aquilo que irradia (sai em raios) de algum lugar. Em física, o termo refere-se usualmente a partículas e campos que se propagam (transferindo energia) no espaço (preenchido ou não por matéria). A radiação pode ser de natureza particulada (de partículas) ou ondulatória (de ondas).

CONCEITOS MAGNETISMO ELETRICIDADE ELETROMAGNETISMO RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS:Transporte de energia através do espaço em uma combinação de campos elétricos e magnéticos

CONCEITOS Radiação de natureza particulada é caracterizada por sua carga, massa e velocidade: pode ser carregada ou neutra, leve ou pesada, lenta ou rápida. Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada. A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos variando no espaço e no tempo. É caracterizada pela amplitude (tamanho) e pela freqüência (ou, alternativamente, pelo comprimento de onda) da oscilação.

IMPORTANTE!!! A velocidade de propagação da radiação eletromagnética num dado meio é sempre constante, atingindo seu valor máximo no vácuo (cerca de 300.000 km/s). Apesar de não possuir carga ou massa, carrega energia e momento. A radiação eletromagnética é absorvida e emitida pela matéria em quanta (plural de quantum, palavra grega para "pacote") de energia. As ondas de rádio, a luz visível e os raios-X são exemplos de radiação eletromagnética.

RADIAÇÃO PARTICULADA ELETROMAGNÉTICA