Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias de Investigação
Advertisements

ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Teste de Software.
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Metodologia Científica
Informática Industrial
Modelagem e simulação de sistemas
Estudos Orientados TI Aula 1
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Marcela Martins Cicilio (bolsista); Agustinho Plucenio (colaborador/
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As técnicas de controle avançado, como o Controle Preditivo (CP), são cada vez mais utilizadas na indústria de petróleo devido.
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
Título do Trabalho Nome Orientador Data.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO PARTE
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI
Sistema de Unificação de Cadastros
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Aluno: Frederico Pereira Machado
Metodologia para Elaboração de Problema.
Engenharia de Requisitos
Curso: Técnico de Nível Médio Química na Modalidade SUBSEQUENTE
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
MÁQUINA DE ENVASE FERNANDO XAVIER REIS LUCIANO NUNES DA SILVA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Transferência de Tecnologia na Indústria de Óleo e Gás: Desafios do Pré-Sal Paulo Montes Gerente de Engenharia e Tecnologia de Construção e Montagem.
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Título da Monografia a Ser Apresentada Nome do Candidato Orientador: Prof. Orientador do Trabalho.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Engenharia de Software
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Meu Futuro Profissional Qual a minha escolha profissional? Nome: Série:
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Nome do aluno Nome do professor orientador
Estrutura do projeto de monografia
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
Engenharia de Produtos
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Transcrição da apresentação:

Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CIMATEC – CENTRO INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC Curso de Especialização em Automação, Controle e Robótica Projeto de Monografia Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido Aluno: Alessandro Menezes Campos

Resumo do Projeto A medição de gás úmido é um assunto que vem tomando uma importância maior para indústria do petróleo nos últimos anos. O V-cone se apresenta como uma solução viável e precisa para essa aplicação. O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta de solução de automação da medição de vazão de gás úmido utilizando uma metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica realizando um estudo descritivo e analítico.

Objetivos Objetivo Geral: Apresentar uma solução de automação para a medição de vazão de gás úmido utilizando o medidor do tipo V-cone. Fazendo uma análise sobre a viabilidade técnica da proposta através da interpretação dos dados de uma aplicação real.

Objetivos Objetivos Específicos: Identificar os métodos utilizados para medição do gás úmido; Entender o funcionamento do medidor de V-cone; Identificar o computador de vazão mais adequado para a proposta de automação; Propor uma solução de automação para a medição de vazão de gás úmido; Análise de desempenho através de dados de aplicações reais.

Justificativa Com o desenvolvimento de campos marginais de óleo e gás que são economicamente viáveis, a medição direta do gás úmido para apropriação e gerenciamento de poços de petróleo. E uma ferramenta bastante interessante Por ser uma medição em condição multifásica que gera um erro sistemático na leitura dos valores reais de vazão de gás, se faz necessário uma análise criteriosa para a escolha do melhor medidor para essa condição de trabalho e também fazer uma proposta de automação.

Fundamentação Teórica Introdução: A medição de gás úmido é um assunto que vem tomando uma importância maior para a indústria nos últimos anos. Os testes realizados em laboratórios de renome. Os testes demonstram o desempenho superior do V-cone quando comparado a outros elementos de mesma tecnologia.

Fundamentação Teórica A medição de gás úmido é um assunto que vem tomando uma importância maior para a indústria nos últimos anos. Como exemplo podemos citar o desenvolvimento de campos marginais de óleo e gás que são economicamente viáveis com a medição direta do gás úmido, no gerenciamento de poços, provendo em tempo real informações sobre vazão de produção ou em testes de poços.

Fundamentação Teórica O V-cone O V-cone é um medidor de vazão do tipo pressão diferencial. Ele opera com o mesmo princípio físico dos medidores deprimogênios (ex. placa de orifício, venturi, etc ) com vantagens, usando o teorema da conservação de energia de um fluido em movimento através de uma tubulação.

Fundamentação Teórica Proposta de Automação Propor um sistema de automação para efetuar essa medição mostrando exemplos de aplicações, arquitetura de automação necessária para disponibilizar os resultados dessa medição no supervisório local, e análise sobre a incerteza do calculo realizado por esse sistema.’

Métodos A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica e a validação do estudo será feita através da comparação do desempenho da proposta de automação apresentada comparada as outras soluções utilizadas no mercado para essa aplicação. Concluindo se realmente a solução é viável e eficaz para esta aplicação.

Resultados Esperados Como resultado espera-se gerar uma fonte de pesquisa bibliográfica sobre o tema, sendo a motivação a sua aplicabilidade na minha área profissional. Sendo que o principal impacto esperado é uma proposta de automação com um alto grau de confiabilidade e baixa incerteza para a medição de vazão de gás úmido em campos petrolíferos.

Pontos Críticos O ponto crítico dessa pesquisa é a escassez de fontes bibliográficas.

Infraestrutura Disponível Será utilizada a infra-estrutura da “Genpro Engenharia S.A” e do “SENAI CIMATEC” para colher material de pesquisa bibliográfica e contato com fornecedores e fabricantes dos elementos que compõem a proposta de solução de automação.

Principais Fontes Bibliográficas Delmée, Gerard Jean. Manual de Medição de Vazão. 3ª edição – São Paulo:Edgard Blucher,2003. CTGÀS, Estado da arte da Medição de Vazão de Gás Natural . Relatório Técnico 011/2003 Batinga, Heraldo. V-CONE – Nova Tecnologia para medição de gás úmido. IBP03405, Congresso Rio Automação 2005. Nuflo – Diferential Pressure Cone Meter.User Manual.2007 – www.c-a-m.com/flo, acesso 08/06/09. Prosoft Tecnology. MVI46-AFC - User Manual, www.prosoft-technology.com, acesso 08/06/09

Cronograma de Atividades