Projeto “Conviver, Conversar e Aprender”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
Professor:João Galdino
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ACONSELHAMENTO.
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
CASA SOLAR DE GUARATINGUETÁ
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
ANÁLISE HABITAÇÃO/FAIXA ETÁRIA
Gestão da Educação Infantil
2ª Etapa Minha escola é noticia
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Rio Mulher.
Maria Antônia Goulart BAIRRO-ESCOLA NOVA IGUAÇU Maria Antônia Goulart
1. Fluxograma de identificação de demandas para atuação na infância e juventude na Política Mães em Cárcere CONVIVE Recebe demanda para atuação na infância.
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
PROJETO COMUNITÁRIO.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
2005 Criação do Comitê de Responsabilidade Social do Grupo (CRS) Objetivo: unificação e coordenação das ações de Responsabilidade Social do Grupo 2006.
Atuação da Psicóloga no CAPS II do Município de São José/SC
Animação Sociocultural
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Jovem Aventura -A Jovem Aventura Tekombo’e Entretenimento Pedagógico Ltda., oferece acampamentos de férias, de finais de semana e feriados, viagens de.
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
RALATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE APOIO SÓCIO EDUCATIVO:FONOAUDIOLOGIA EM SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE BASANI,
OFICINA DE PLANEJAMENTO
“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”
Sexualidade na Escola.
Desenvolvendo a educação com as temáticas: ambiental, nutricional e saúde com crianças da pré-escola Coordenador: Cláudia Helena Pellizzon Autores: Bianca.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo “ASSESSORIA FONOAUDIOLÓGICA EM CASAS ABRIGO: ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE OROFACIAL EM PROJETO.
RELATOS SOBRE ATIVIDADES E OBSERVAÇÃO EM UM DETERMNADO ESPAÇO.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Encontro Estadual do PMAQ
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Projeto “Conviver, Conversar e Aprender” Ana Carolina Toselli; Célia Silva; Juliana Basani e Mariana Pelegrini Profª Drª Maria Cecilia BonineTrenche MMSO.
Competências básicas para o sucesso profissional..
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Apoio matricial em Saúde Mental
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia.
CETREMI.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

Projeto “Conviver, Conversar e Aprender” Ana Carolina Toselli; Célia Silva; Juliana Basani e Mariana Pelegrini Profª Drª Maria Cecilia BonineTrenche

Associação Amigos da Inocência MACHADO MEYER SENDACZ E OPYCE Advogados & Fonoaudiologia PUC-SP

Abrigo Uma entidade sem fins lucrativos, criada em julho de 2007 por um grupo de amigos; Localizado na Zona Oeste de São Paulo, próximo ao CEAGESP; Possui ao todo 12 crianças de 1 ano e meio a 15 anos de idade.

Estrutura da instituição

Estrutura Física ESPAÇOS PARA FINS ESPECÍFICOS Sala de estudo; Refeitório; Cozinha; Sala de TV. 3 Quartos 3 banheiros 1 dispensa Os cômodos são pouco arejados e pouco iluminados por luz natural.  

Avaliação Cuidados e Higiene Pessoal Alimentação Dificuldade de implantação destes hábitos Alimentação Variedade nutricional reduzida Pouca oferta de alimento Ausência de cena alimentar Não aproveitamento dos alimentos Ausência de cardápio Estrutura física da cozinha não adequada Recebem doações de locais diversos, não há falta de alimentos.

Avaliação Escola Esporte / Lazer Há vínculo estabelecido entre escola e instituição, Incidência de indisciplina Estigmatização das crianças Há uma intervenção da psicóloga do abrigo, mas isso ainda tem sido um desafio. Esporte / Lazer Parceria com SESI Parque Villa Lobos Karatê

Avaliação Saúde Redes: Ausência de histórico de saúde das crianças UBS Parque da Lapa – Atendimento básico UBS Alto de Pinheiros – Atendimento especializado CAPS Infantil Serviço voluntário: Psicopedagoga, Psicóloga e Dentista. Farmácia Delivery Ausência de histórico de saúde das crianças Há encaminhamentos para o cuidado de saúde

Avaliação Educadoras Voluntários Poucas educadoras para cumprir a carga horária Falta de organização e planejamento das atividades Sem divisão de funções Questão cultural e social relacionado aos cuidados Grupo de acolhimento realizado por uma Psicóloga voluntária quinzenalmente. Voluntários Não há um contrato de voluntariado X instituição

Avaliação Crianças SSMO Triagem Auditiva Comportamental Orientação quanto a limpeza adequada do ouvido; 1 caso de encaminhamento ao ORL devido à falha na triagem auditiva com hipótese de perda auditiva condutiva. SSMO

Avaliação Linguagem Oral Linguagem Escrita Voz

Plano de Ação Alimentação Estabelecer um cardápio para o desenvolvimento adequado das crianças e jovens; Melhor aproveitamento dos alimentos; Cena alimentar – representação do ato materno

Plano de Ação Escola Saúde Fortalecimento da rede; Visão dos professores sobre crianças em situação de abrigamento. Saúde Acompanhamento em tratamento com especialistas; Encaminhamentos; Fortalecimento de redes com os diversos Serviços de Saúde.

Plano de Ação Criação de prontuários individuais Atender determinação da Vara da Infância e Juventude Ficha de identificação, rotina, histórico de saúde, histórico e acompanhamento escolar, histórico familiar, situação legal, desenvolvimento geral, controle de visita e saída; Criar hábito de preenchimento do prontuário = organização e continuidade ao trabalho dos diversos profissionais da casa

Plano de Ação Educadoras Voluntários Necessidade de preparo para lidar com crianças em situação de risco; Roda de conversa para discussão de temas específicos; Dinâmicas de grupo. Voluntários Organização do voluntariado; Projeto “Férias com voluntários” Preparação por meio de rodas de conversa.

Plano de Ação Brinquedoteca

Plano de Ação Oficinas de linguagem Jornalzinho; Poesia; Visando:desenvolvimento sócio-cultural; ampliação de repertório linguistico-cultural; desenvolvimento de capacidade comunicativa; atitudes de busca de melhores oportunidades. Jornalzinho; Poesia; Contação e leitura de histórias, Jogos e brincadeiras.

Considerações Finais Finalizar com nossas metas ou apenas algumas considerações. Alguem tem alguma ideia?? Incluir fotos