COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
REGIÃO NORDESTE.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
Revisão Trimestral – 3ºTrimestre/2010 – 6ª série
Aula 29 NORDESTE.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
A contrastante natureza do Nordeste
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
NORDESTE Professora: Lívia.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Domínio do Cerrado.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Região Nordeste.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste.
Complexo regional do Nordeste
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Aula de Revisão de Geografia
Produção Econômica da América Latina – parte II
Região Nordeste 18/04/2017.
Demografia Cristiano Almeida.
Pág. 92 a 111 AGROPECUÁRIA BRASILEIRA  Fylipe Alves.
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Vilela Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
Escola: Coopen Aluno: Lorenzo Série:5º ano B
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
sub – regiões nordestinas
Escola: COOPEN Aluno:Rafael Série:5º ano A
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Sub-regiões do Nordeste
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Sub-regiões do Nordeste
Região e divisão regional do Brasil
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo11, 12 e 13 Pág. 120 á 148.
Transcrição da apresentação:

COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144

 Responder todas as atividades da pág. 146, e 1147 para melhor compreensão do conteúdo que será trabalhado. É importante que o aluno faça uma breve leitura para responder as perguntas e tire as duvidas quando necessário. OBS: Todas as atividades serão corrigidas no final do Bimestre. Atividades para casa (valor 50 pontos)

O COMPLEXO NORDESTINO  O Complexo Nordestino é um dos grandes produtores nacionais de frutas para exportação, principalmente no Vale do São Francisco. Para melhor entendera produção agrícola do nordeste vamos dividir a região em algumas áreas como veremos à seguir: Uvas em Petrolina, PE Melão, Rio Grande do Norte Tucumã,Mata de Cocais, TO

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 132 

 Zona da Mata: Zona da Mata: Do litoral até 200 Km, no passado a região era coberta pela Mata Atlântica, explorada desde a colonização do Brasil. É a região aonde mais chove devido a influenciada pela FPA ( Frente Polar Atlântica). Cultiva-se a canda-de-açucar,, rapadura e álcool, em menor escala temos a produção de cacau na Bahia.

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 132  Agreste: Agreste: Faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino, é a mudança entre a zona úmida para mais árida. O plantio está destinado a subsistência, a pecuária extensiva e à produção de alimentos destinados a atender as necessidades dos centros urbanos do litoral nordestino.

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 132  Sertão: Sertão: grande período de estiagem sendo a região mais quente e seca do Brasil, o bioma aqui encontrado é a caatinga com plantas xerófitas. Conhecida como a região da “ Industria da Seca” pois muitos políticos se elegem prometendo o fim da seca. Nas regiões próximas ao São Francisco devido a disponibilidade de água, associada ao custa da terra, a mão de obra barata e a localização se tornou uma região exportadora permanente de produtos tropicais como manga, banana, uva, melão e melancia entre outros para os EUA e Europa.

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 132  Meio-Norte: Meio-Norte: Localizada entre a Amazônia e o Sertão apresenta os biomas cerrado aonde se pratica a pecuária e mata dos cocais. A extração do babaçu e da carnaúba é importante fonte de renda familiar, produzida de forma sustentável.

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO pág. 134 e 135 O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.

COMPLEXO NORDESTINO – MINERAÇÃO pág. 135  Importante fonte de energia para o setor industrial podemos citar uma quantidade enorme de recursos naturais como: Urânio, tório, zinco, petróleo, gás, diamante, ouro, sal marinho entre outros.

COMPLEXO NORDESTINO – PESCA pág. 136  Ocupa entre todas as demais regiões a primeira posição na produção, segundo o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), o volume total do Brasil é de ,5 toneladas, das quais o Nordeste responde por toneladas. No Brasil o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) faz o controle das atividades pesqueiras, estabelecendo as épocas apropriadas à pesca, contribuindo para o uso racional deste recurso natural.

COMPLEXO NORDESTINO - INDUSTRIALIZAÇÃO  Foi a primeira região industrializada no Brasil, levando em conta os engenhos de açúcar no período colonial, porém foi superado pela região centro-sul onde se instalou grande parte das industrias até a década de No final dos anos 1950, foi criada a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), incentivando as empresas a se instalarem na região, porém foi desativada no governo de Fernando Henrique, devido a processos de corrupção, e retomada pelo governo Lula.

TRANSPORTESTRANSPORTES O complexo está integrado por diversas rodovias federais e estaduais, porém nos anos 1980 e 90, muitas delas ficaram sem conservação. Os principais produtos de exportação deixam o Nordeste com destino a outros países, saem por terminais e portos como: Areia Branca (RN), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA) entre outros. Nos estados do Maranhão, Piauí, Ceára, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe destacando-se no transporte de álcool, açúcar, derivados de petróleo, sal entre outros produtos. Entre os principais clientes estão: Votorantim, Petrobrás, Esso, Texaco entre outros. O transporte aeroportuário no Nordeste tem atuado nas áreas de turismo, agronegócios e da industria.

COMPLEXO NORDESTINO - URBANIZAÇÃO  A concentração urbana do nordeste, segundo o IBGE, é de 69,10%, está taxa vem crescendo mas comparado com a média nacional, que é de 81,23%, percebemos que a urbanização do Nordeste ainda é pequena. A maior aglomeração se encontra no litoral e Agreste, devido questões históricas da ocupação portuguesa. Devido ao crescimento acelerado muitas cidades possuem problemas como desemprego, subemprego, déficit de habitação, transportes urbanos, fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos.

BONS ESTUDOS !!! "ANTIGAMENTE A CIDADE ERA O MUNDO, HOJE O MUNDO É UMA CIDADE." (Lewis Mumford)