Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Carga Geradora POSITIVA Carga Geradora NEGATIVA
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE MATERIAIS GEOLÓGICOS
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Resistência dos Materiais
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Universidade Federal Rural
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
O que você deve saber sobre
Sensor de Proximidade Indutivo
Métodos indiretos para o estudo do interior da Terra
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
Gestão de Energia Reactiva nas redes de Distribuição
Arqueomagnetismo Dr. Eric FONT IDL-FCUL.
Electro Magnetismo Electromagnetismo Corrente eléctrica alternada
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Imagens Formas de Corrosão
Resultante de forças.
RELEVO O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.
QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações.
Dilatação Térmica Material didático informativo sobre Metrologia 3D
Cap.9 - Escoamento Externo
Formulação do Problema Direto
Trabalho realizado por: Catarina Silvestre Nº2 Inês Santos Nº7 Inês Nunes Nº9 Catarina Silvestre Nº2.
Eletrostática – Potencial Elétrico
Campo Elétrico.
Prof.ª Letícia P. Finamore
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS
ELASTICIDADE.
Aula Teórica 8, 9 e 10 Capítulo 2: Forças sobre Fluidos. Pressão, Força de Pressão e Pressão Hidrostática.
FUSOS HORÁRIOS.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Licenciatura em Geociências
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Conceitos Fundamentais
Georefenciação de imagens
MOVIMENTOS DA TERRA, ESTAÇÕES
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Visão geral do projeto Nome do projeto Nome da empresa Nome do apresentador Grandezas Escalares - podem ser representadas por um único número real, positivo.
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
Redes de Computadores Transmissão de Dados Digitais André Moreira Março de 2007.
2.6 Fenómenos eletromagnéticos e suas aplicações
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
Electromagnetismo.
Eletromagnetismo – Aula 2
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Professor: Diones Charles
MAGNETISMO I Prof.: Célio Normando.
Condutores Esféricos e Pontiagudos
MAGNETISMO.
01 – Algarismos significativos
Representação do espaço geográfico
São hipóteses que procuram interpretar as compensações que ocorrem em profundidade dos relevos superficiais em função do seu peso (densidade). Nível de.
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
Métodos para o estudo do interior da Terra Métodos directos Métodos indirectos.
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Teoria da Inversão I João Batista Corrêa da Silva.
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
Centro Superior de Educação Tecnológica – CESET UNICAMP Topografia para Saneamento ST-513 Prof. Dr. Mário Garrido Orientação.
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
Transcrição da apresentação:

Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura

Levantamentos magnéticos: Pedestres São feitos em áreas pequenas com um espaçamento das estações de 10 a 100 m. É preciso ter cuidado com a presença de materiais metálicos tanto do observador como da região (redes metálicas, cabos de alta tensão, carros, caminhos de ferro, etc…) . Pode ser necessário corrigir a variação diurna do campo. Aéreos O sensor pode ir dentro ou fora do avião mas o efeito do meio de suporte tem de ser compensado por bobines. Marinhos Os sensores vão a uma distância de 2,5 o comprimento do navio.

Correcções das medições magnéticas Correcções temporais (variação diurna). Correcção de latitude (para uma região localizada próximo de 40oN, a correcção a aplicar é de 0.007 nT/m). Correcção de altitude.

Interpretação de anomalias magnéticas e gravimétricas é semelhante Interpretação de anomalias magnéticas e gravimétricas é semelhante. No entanto, enquanto que uma anomalia gravimétrica é toda positiva ou toda negativa, uma anomalia magnética contém quase sempre uma parte positiva e uma parte negativa devido ao carácter dipolar do magnetismo. Além disso, as anomalias gravimétricas são escalares e as magnéticas são vectores, onde a direcção de magnetização do corpo controla fortemente a forma da sua anomalia magnética. Por estas razões as anomalias magnéticas estão frequentemente muito menos relacionadas com a forma do corpo do que as anomalias gravimétricas.

Estimativa das anomalias magnéticas provocadas por corpos típicos em função da distância à fonte (admitindo um momento do dipólo de 5x10 cgs/ton) .

Mapa 3D do campo total sob um depósito de lixos domésticos e industriais.

Vemos anomalias muito intensas (> 1000 nT) e anomalias fracas de 20 a 150 nT. Os valores elevados estão relacionados com corpos ferrimagnéticos situados a aproximadamente 1 m de profundidade. Os mais reduzidos serão originados, ou por corpos pequenos (até 3 m de fundo), ou por corpos mais volumosos mas menos magnéticos. Tal acumulação de pequenas anomalias pontuais é característica de lixos domésticos.

Gradiente vertical do mapa anterior

Anomalia magnética de um “campo” de furos entubados

Levantamento gradiométrico de “fossas” da Idade do Bronze Anomalia da susceptibilidade magnética do solo de um sítio arqueológico medieval onde se trabalhava o ferro Levantamento gradiométrico de uma fortaleza Romana.