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Transcrição da apresentação:

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Não tenho mas... Se eu te pegar vc vai ver... Vc jamais vai me “esquecer”... O importante são os minutos de “prazer”??? Apesar do humorismo, a música provoca uma reflexão “ética” sobre o tipo de comportamento “moral” esperado...

(Enem) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto) FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano... O que seria correto e errado, virou até filme sobre o que ocorreria se os “políticos” falassem só a verdade...2:20 https://www.youtube.com/watch?v=bndlriD5Gek

Tentativa humoradas de refletir sobre Ética na política sempre ajudam Tentativa humoradas de refletir sobre Ética na política sempre ajudam...Problema é quando falam da gente... Programa de humor dos EUA satiriza corrupção na Petrobras e postura de Dilma Rousseff. Veiculado pela HBO nos EUA e Canadá, o apresentador John Oliver, do Last Week Tonight, falou sobre o panelaço ocorrido no Brasil e se mostrou solidário à população que cobra medidas urgentes da presidente do país...2:46 http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/03/16/interna_internacional,628005/programa-de-humos-dos-eua-satiriza-corrupcao-na-petrobras-e-postura-de.shtml

(Enem) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto) FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. e) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas. d

Fant. “exemplo” de cidadania...4:04 Estamos melhorando? Fant. “exemplo” de cidadania...4:04 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fantastico-edicao-de-19072015/4332834/

Ética vem do grego “ethos” => modo de ser, o caráter. http://www.dhnet.org.br/direitos/codetica/textos/oque_e_etica.html É bom lembrar que... Ética vem do grego “ethos” => modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”) de onde vem a palavra... “moral” => que quer dizer costume.

Em sua obra “Ética e sociologia da moral”, Émile Durkheim Defende que “o objeto da ética é acima de tudo estabelecer os princípios gerais dos quais os fatos morais são apenas aplicações particulares” (2003, p. 59) Ética => Moral => lei A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

(Enem2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para filosofar. SP: Scipione, 2007 (adaptado). O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos. b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso. c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza. d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos. e) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades. a

Ética => Conjunto de princípios para refletir sobre... Quero ? Devo? Posso? Afinal, nem tudo que quero, eu devo... Nem tudo que devo, eu posso... Nem tudo que posso, eu quero... Ético seria fazer o que quero, devo e posso... O problema aqui é... Se o que eu quero, devo e posso seria “socialmente” aceito...4:46 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/mulher-gravida-levanta-peso-e-preocupa-medicos/2901138/

(Enem2010-ano eleição) Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado). O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta a) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias. b) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos. c) a sistematização de valores desassociados da cultura. d) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais. e) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente. d

Ética => tendência ao universal... # Moral => é “praticar” uma ética relacionada a um grupo ou momento histórico... Porém...

A “praticidade” não determina a moral e a ética... Nem tudo que é prático é moral e ético... Ex: “Colar” é mais “prático” porém não é moral nem ético.

Amoral => pessoa que não pode escolher, decidir e julgar... Lembrar que: Moral Amoral Imoral Amoral => pessoa que não pode escolher, decidir e julgar... imoral => desrespeitar ás práticas éticas de um grupo ou momento histórico...

Um dos maiores pensadores brasileiros sobre tal tema é Mario Sergio Cortella no Jô...5:39... http://www.youtube.com/watch?v=RFlVgcl4A1M

Como classificar comportamentos “não esperados”, “voluntários” e “que são praticados ‘normalmente’”...??? 4:48 Comportamento “Moral” é sempre o esperado... “Amoral” é involuntário... “Imoral” é o que não normalmente praticado http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/cameras-em-veiculos-flagram-acidentes-forjados-na-russia/2901193/

Em Filosofia, Ética significa http://www.pastorazevedo.com.br/teologicos_ver.php?id=104 Em Filosofia, Ética significa “o que é bom para o indivíduo e para a sociedade” Sócrates (470-399 a.C.) => “Ética” é o problema central da filosofia. Superando o “maniqueísmo”... Para ele ninguém pratica voluntariamente o mal. Somente o ignorante não é virtuoso, ou seja, só age mal, quem desconhece o bem, pois todo homem quando fica sabendo o que é bem, reconhece-o racionalmente como tal e necessariamente passa a praticá-lo. Ao praticar o bem, o homem sente-se dono de si e consequentemente é feliz.

Segundo Kierkegaard (1813-55)... “Para os gregos o pecado seria apenas ignorância.” “Para o pensamento cristão, o homem pode conhecer o bem e preferir o mal.”

Um dos “perigos”... Para Epicuro (341-270 a.C) a busca do prazer é um bem e como tal o objetivo de uma vida feliz. Epicuro, deu início a uma profícua ideia de hedonismo. A concepção ética assumiria o prazer como princípio e fundamento da vida moral. Ética “hedonista” ???...3:39 http://www.youtube.com/watch?v=6-RMZmYO2ew

Porém, segundo o próprio Epicuro, existem muitos prazeres, e nem todos são igualmente bons. É preciso escolher entre eles os mais duradouros e estáveis, para isso é necessário a posse de uma virtude sem a qual é impossível a escolha. Essa virtude é a prudência...

Evitando situações angustiantes... 3:55 Para os estóicos (por exemplo, Zenão, Sêneca e Marco Aurélio) o homem é feliz quando aceita seu destino com imperturbabilidade e resignação. Através da prudência podemos selecionar aqueles prazeres que não nos trazem a dor ou perturbações. Os melhores prazeres não são os corporais - fugazes e imediatos - mas os espirituais, porque contribuem para a paz da alma e convivência com os outros, principalmente os “mais próximos”... Evitando situações angustiantes... 3:55 http://www.youtube.com/watch?v=phB2NPssabw