PROGRAMAÇÃO II – PARTE 1 Profa. Maria Augusta Constante Puget.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura, Pesquisa e Ordenação de Dados
Advertisements

Técnicas de Programação II Revisão TP1 Parte2
C - Exercicios Luís Charneca
Linguagem de Programação I
Augusto NevesJoão CarlosRodrigo Paula Linguagem de Programação C++ Componentes do Grupo.
Laboratório de Programação
Capítulo II – Algoritmos e Programas
Algoritmo e Programação
Arquitetura e organização de computadores
Shell Script Professor: João Paulo
Programação para Engenharia I
Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Ferramentas Programação
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
Curso de Programação em C++
Linguagem C Estruturas de Sequências
Revisão da Linguagem C.
Iniciação à linguagem C++
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
O Portal do Estudante de Computação
JAVA: Conceitos Iniciais
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Rodrigo Cristiano Silva
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Revisão /*======================================================*/
1 Funções de intervalo. Primeiro contacto com o C e o C++ Uma função de intervalo é uma aplicação f: [a,b] [a,b] definida de forma recursiva x n+1 =f(x.
Funções de intervalo. Primeiro contacto com o C e o C++
CADEIA DE CARACTERES (Strings)
PROGRAMAÇÃO PROCEDIMENTAL
Linguagem de Programação JAVA
Introdução a aplicativos Java
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
Programação em C++ Compiladores
Algoritmo e Programação
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Lógica Estruturada Aplicada
3. Introdução à Linguagem C
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
Introdução à Linguagem C
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Wellington Felix.  Criada por Brian Kernighan e Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador DEC PDP-11 em Unix  C++ é uma extensão da.
CES-41 COMPILADORES Aulas Práticas
Algoritmos e Programação I
Linguagem C.
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Introdução à Linguagem C Márcia Marra.
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Profa. Maria Augusta Constante Puget
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 6 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
Fernando Célio.  Revisão da aula anterior  Dev-C++  Função printf( )
Profa. Maria Augusta Constante Puget
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Linguagem de Programação
D E V ISUAL G P ARA C++ Utilização do Dev C++. Todo programa C inicia sua execução chamando a função main(), sendo obrigatória a sua declaração no programa.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Ewerton Patrick, Fernando Henrique, Jéssica Rebeca.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 02 – PROF. WELLINGTON TELLES.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMAÇÃO II – PARTE 1 Profa. Maria Augusta Constante Puget

Linguagem C Criada em 1972 por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix. Linguagem procedural, compilada, de propósito geral. É uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não há compiladores para C. Tem influenciado muitas outras linguagens de programação: C++, C#, Java, PHP, etc.

Implementação de um Programa em C (1) Algoritmo Código Fonte (.c,.cpp) Código Objeto (.obj) Executável (.exe) Editor ou IDE Compilador Linker Arquivos de Biblioteca

Implementação de um Programa em C (2) Escrever Código Fonte Compilar/Linkar Código Fonte Executar o Programa Corrigir erros que ocorrem em tempo de compilação Corrigir erros que ocorrem em tempo de execução

Estrutura de um Programa em C (1) - Componentes iniciais: Comandos de pré-processamento:  Inclusão de arquivos de cabeçalho.  Definição de constantes.  Etc. Declaração/Inicialização de variáveis globais. Declaração de protótipos de funções. - Função main: Função especial por onde o programa inicia e termina sua execução. Contém as instruções que comandam toda a execução do programa. - Outras funções: Desempenham tarefas específicas no programa.

Estrutura de um Programa em C (2) Arquivo1.cArquivo2.cArquivo3.c Componentes iniciais Função main Função 1.1 Função 1.2 Função 1.n Componentes iniciais Função 2.1 Função 2.2 Função 2.n Componentes iniciais Função 3.1 Função 3.2 Função 3.n

Características Gerais da Linguagem C É sensível a maiúsculas e minúsculas. Portanto Main ≠ main Todas as palavras reservadas da linguagem são em letras minúsculas. É insensível a espaços em branco: Um programa em C poderia ser escrito inteiramente em uma linha, contanto que sintaticamente correto. O ponto e vírgula é usado para sinalizar o final de uma instrução.

Primeiro Programa em C #include int main() { /* Este é o nosso primeiro programa */ printf(“Olá pessoal.\n”); system(“pause”); return 0; } Diretivas de pré-processamento Cabeçalho da função main Delimitação do início do corpo da função main Comentário Função de saída da biblioteca padrão de entrada e saída. Função da biblioteca padrão A função main retorna um inteiro Delimitação do fim do corpo da função main

Ambiente de Programação Dev C++ Baixar do site: Características: Dev-C++ (também conhecido como Dev-Cpp) é um ambiente de desenvolvimento integrado livre que utiliza os compiladores do projeto GNU para compilar programas para o sistema operacional Microsoft Windows. Suporta as linguagens de programação C e C++, e possui toda a biblioteca ANSI C, além de algumas bibliotecas similares às da Borland Turbo C. O desenvolvimento do software foi descontinuado. Sua última versão é a , datando de fevereiro de 2005.