TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Letramento: um tema em três gêneros
O QUE É ÉTICA?.
Ciência Política e Teoria do Estado
Epistemologia genética – Jean Piaget
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Filosofia
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Linguagem Dissertativa II
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
ESTÉTICA Arte e realidade
Professora Camile Baccin
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Cdu – Classificação Decimal Universal
Sociologia e sociologia e senso comum
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Instituição que detém o poder político
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO FRASAL
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
- Homem como animal político
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O normal e o patológico Émile Durkheim.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de.
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Instrumentos avaliativos
Fundamentos da Administração Pública
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo
INTRODUÇÃO ..
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
REVISÃO FUVEST & TEMAS COM PERGUNTAS
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I (Estruturação do tópico frasal) REDAÇÃO – Prof.ª Sarah Araujo

1. DECLARAÇÃO INICIAL “É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda existe sobre as drogas psicotrópicas e as instituições brasileiras de recuperação de viciados não terão estruturas suficientes para atender à demanda.” (Alberto Corazza, Isto É, 20.12.95)

2. CONCEITUAÇÃO “A linguagem pode ser, segundo sua acepção moderna, definida como o conhecimento do mundo ao redor da pessoa. Não se pode, porém, afirmar de onde vem a linguagem, e isso é tema de discussões epistemológicas (relativas à epistemologia, área da filosofia que estuda o conhecimento em si) entre defensores de dois grandes conjuntos de ideias acerca o surgimento do conhecimento e da linguagem, portanto. São elas as correntes filosóficas Racionalistas e as correntes filosóficas Empiristas.” (Tomás Freitas)

3. DEFINIÇÃO “A literatura é uma arte – a arte da palavra. Na sua natureza, ela tem origem na imaginação criadora, e não em outra faculdade do espírito. Não é sua finalidade ensinar nem divulgar mensagens religiosas ou políticas, ou moralizar. Isso não compete à Literatura.” (Afrânio Coutinho. Crítica e poética. Rio de Janeiro, Acadêmica, 1968, p.78)

4. DIVISÃO DO ASSUNTO “De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de DVD. É este o paradoxo que vive hoje a educação do Brasil.” (Excerto extraído da web)

5. ALUSÃO HISTÓRICA “Em setembro de 1992, estudantes, vestidos e pintados com as cores da bandeira, foram às ruas protestar e pedir o impeachment de Collor. O movimento dos "caras pintadas" foi um marco na luta contra a corrupção na política brasileira. No entanto, o que se vê, hoje, é uma acomodação da sociedade diante dos problemas. É fundamental o engajamento político para que se possa combater esse entrave para o progresso.” (Excerto extraído da web)

6. CITAÇÃO DE AUTORIDADE “O problema da sociedade é que ela parou de se questionar”, diagnostica o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu livro Modernidade Líquida. Pode-se, a partir do diagnóstico, fazer uma analogia com a situação da questão política no mundo: dado o nível de acomodação das pessoas, elas raramente questionam o modo como a política é feita, a menos que este lhes seja danoso. Porém, sendo o homem um ser político – criou a política quase que naturalmente – cabe a ele a responsabilidade pela mesma: é indispensável sua participação nela. (Redação acima da média Fuvest 2012)

7. CITAÇÃO DE PROVÉRBIO “Dize-me com quem andas e te direis que és.” Essa máxima determinística atribuída a Jesus Cristo, não pode ser entendida fora de seu contexto, nem pode ser levada ao contexto social. Diante da complexidade do mundo, o humano tende a simplificar a realidade atribuindo aos componentes dela símbolos que categorizam todo ser, privando-os - segundo uma lógica torpe extraída pela frase de Jesus - de suas características individuais e a eles associando a imagem de seu grupo. (Tomás Freitas)

8. ENUMERAÇÃO “Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos.” (Samuel P. Netto)

9. ADJETIVAÇÃO “Injusta. Assim se caracteriza a distribuição de renda no Brasil. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centenas de vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo.” (Trecho adaptado da web)