Linha de passe Brasil, 2008. Direção: Walter Sales, Daniela Thomas Censura ??? São Paulo. Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario.

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Transcrição da apresentação:

Linha de passe Brasil, Direção: Walter Sales, Daniela Thomas Censura ??? São Paulo. Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna. 26/05/2010 Rodoviária Cine Rapadura Maio/2010

O homem que virou suco Brasil, Direção: João Batista de Andrade. Censura ?? Macabéa é uma migrante nordestina semi- analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Urso de Ouro no Festival de Berlim para a atriz Marcelia Cartaxo. Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia- a-dia, eliminando suas raízes. A hora da estrela Brasil, Direção: Suzana Amaral 12/05/2010 Igreja da Santa Rita 19/05/2010 UFRB Catiara CINERAPADURA MOSTRA CINEMA NA RUA Sabemos que a maioria da população brasileira é privada da produção cultural, rica em diversidade de linguagens e instrumento de promoção do entretenimento, que além de distrair, permite conhecer e pensar sobre outras realidades, ou sobre seu próprio dia-a-dia que de tão conhecido nos passa despercebido e nos embrutece. Ao povo, e principalmente, àqueles que vivem fora dos grandes centros urbanos tem se ofertado as produções comerciais, que trata o espectador como consumidor passivo dos enlatados da indústria cinematográfica produzidos para bater os recordes de bilheteria. Reconhecendo a carência de políticas que democratizem o acesso à cultura, o CINE RAPADURA – projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – está levando o cinema para a rua, exibindo neste mês de maio, em diferentes pontos da cidade de Amargosa, filmes nacionais que retratam de forma leve e divertida problemas sociais, questões que nos inquietam, proporcionando assim o entretenimento gratuito e de qualidade. Levar o cinema para a rua quebra a lógica dominante do cinema no shopping center, fora do alcance da população e que limita a criatividade humana e a trata como mera consumidora da grande industria cultural. Os filmes exibidos apresentam personagens populares vivendo suas histórias pessoais e sociais, com as quais o espectador poderá se identificar, colocando em dúvida suas crenças e convicções, questionando a realidade que nos parece imutável e convidando a pensar sobre o que nos cerca através da linguagem lúdica, colorida e movimentada do cinema: rir da própria vida, através da vida de Macabéia, personagem de A Hora da Estrela, ou, na forma irônica e debochada de Deraldo, personagem de O Homem que Virou Suco, criticar a sociedade classista e preconceituosa que deseja esmagá-lo ou, ainda, emocionar-se com a história de Reginaldo, sua mãe e irmãos, moradores da periferia de São e personagens de Linha de Passe. Boa Seção! Débora Feitosa. Professora do Centro de Formação de Professores da UFRB Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevive de suas poesias e folhetos até que é confundido com operário de uma multinacional que mata o patrão na festa em que recebe o título de operário-símbolo. O poeta passa a ser perseguido pela polícia, é obrigado a trabalhar e perfaz então a trajetória de um migrante na grande metrópole: a construção civil, os serviços domésticos, o metrô, a humilhação, a violência. O Homem que virou suco Brasil, Direção: João Batista de Andrade 16 anos O filme conta a historia de Macab é a (Marcela Cartaxo), uma migrante nordestina semi- analfabeta que trabalha como datil ó grafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o tamb é m nordestino Ol í mpico (José Dumont), um oper á rio metal ú rgico, e os dois come ç am a namorar. Mas Gl ó ria (Tamara Taxman) uma colega de trabalho de Macab é a, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macab é a faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota (Fernada Montenegro), e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Urso de Ouro no Festival de Berlim para a atriz Marcelia Cartaxo.