ESCOLA DE FRANKFURT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

A ESCOLA DE FRANKFURT Professor: Dejalma Cremonese
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Teoria crítica.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Escola de Frankfurt Teoria Crítica.
Ideologia e Indústria Cultural
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Ocorreu uma hiperinflação na Alemanha decorrente da 1ª Guerra Mundial – devido à suspensão da conversão de papel-moeda em ouro com o intuito de impedir.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Conhecimento e Interesse – Habermas
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O I L U M N S Professor: Odair.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
O material que você tem abaixo para leitura é um texto complementar
Em busca de uma compreensão
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Escola de Frankfurt – principais teóricos
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Max Weber e as ações sociais
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Estudos sobre sociologia
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
Sociologia Clássica e Educação
O que é a Indústria Cultural?
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
A origem da Filosofia no Brasil I
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
Theodor Adorno Jurgen HabermasWalter Benjamin Resumindo: A escola de Frankfurt era composta por filósofos e cientistas sociais que tinham em comum o.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Indústria Cultural e Ideologia
Sua produção ficou conhecida como teoria crítica.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE FRANKFURT

A escola de Frankfurt Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Pércio Alunas: Caroline Vargas Fabiane Fróes IFRS - 2012

O começo O pensamento alemão, seja qual for a tonalidade ideológica que assumiu, dominou grande parte do cenário intelectual ocidental entre 1850 e 1950; Última representante daquela fase áurea do espírito alemão, a Escola de Frankfurt fundada em 1924.

A “ Escola” foi denominada oficialmente Instituto de Pesquisa Social, e foi fundada no auditório da Universidade de Frankfurt em 22 de junho de 1924...

A ESCOLA: Características: Viviam uma época de inflação galopante e de tumultos políticos espalhados por grande parte da Alemanha. A ESCOLA: Características: A maioria dos autores / pensadores da Escola de Frankfurt são de origem judia. Por esta razão, com a perseguição judia levada a cabo pelos nazistas, tiveram de buscar refugio especialmente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Principais representantes da escola de Frankfurt MAX HORKHEIMER (1895-1973) THEODOR ADORNO (1903-1969) HERBERT MARCUSE(1898-1979) WALTER BENJAMIM (1892-1940) J. HARBEMAS

Todos pensadores tinham uma inspiração marxista. Entretanto, adotam uma atitude crítica sobre o pensamento de Marx, enriquecendo-a com teorias de outros campos como o da economia, sociologia, psicologia, etc. Nascendo assim, um socialismo democrático.

Suas investigações não tomam caráter de um sistema, mas sim um conjunto de ensaios em que se examina a organização e a consciência dos trabalhadores industriais e mescla conceitos tomados de campos diversos de investigação. São, portanto, estudos de ordem interdisciplinar.

Quanto a ela mereceu a designação de escola constatou-se a existência de alguns sinais essenciais que a confirmam, tais como: A existência de um quadro institucional representado pelo Instituto; A presença de um mestre-de-pensamento na figura de Horkheimer e depois Adorno;

Horkheimer Adorno

E o que tornou a Escola tão conhecida e importante para a sociedade? O manifesto ou programa de ação apresentado por Horkheimer, a afirmação de um “novo paradigma” representado pela fusão do materialismo histórico com a psicanálise, que terminou sendo apresentada como TEORIA CRÍTICA.

A TEORIA CRÍTICA Horkheimer faz da teoria crítica um contrapeso ao que chamaram de “ teoria tradicional”. Buscava construir um saber racional que denuncie o irracional que existe na história e na sociedade.

PROPOSTAS DA TEORIA CRÍTICA A primeira de suas propostas é de como se a própria teoria fosse lugar da autocrítica do esclarecimento e de visualização das ações de dominação social, visando não permitir a reprodução desta dominação, ou seja, um alerta à necessidade do esclarecimento da sociedade quanto as ordens instituídas.

Também visava oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de “ crise da razão”.

O conceito de Indústria Cultural Os produtos culturais são entendidos como produtos feitos para impedir a atividade mental do espectador, portanto são vistos como produtos alienantes – cultura de alienação. Os produtos da Indústria Cultural prescrevem reações.

Influências da Escola de Frankfurt Concepção negativa da mídia( que manipula, aliena e engana); Os meios de comunicação de massa são apenas instrumentos de controle e manipulação do pensamento coletivo.

Crítica a escola de Frankfurt A mídia não representa apenas uma ideologia dominante; Espectadores não são massa ignorante que absorve a mensagem de forma passiva;

Vídeo escola de Frankfurt

Faz parte do discurso dos pensadores frankfurtianos o desejo de autonomia e de independência do pensamento. Isso fez parte também dos pensadores iluministas. Dessa forma, a luta pela cidadania significa a luta contra toda a forma de sociedade unidimencional (um pensamento único).