Migrações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Os movimentos migratórios
Distribuição da população em Portugal Continental
Categorias de Estrangeiros
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Recuperação Trimestral
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
População.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
Movimentos Migratórios
POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO
Região Sul Utilizando as informações das páginas 54 e 55, responda:
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações internacionais – cap. 13
População em movimento
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Histórico e Hierarquias urbanas
Migrações.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
Movimentos migratórios
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
MAIS UM NA TERRA. Dia 8 de julho de 2011; Nasce um novo país; O Sudão do Sul; País de número 193; JUBA - O Sudão do Sul tornou- se a mais nova nação do.
Migrações internas – exemplos históricos
Movimentos Migratórios Internos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Migrações – O vaivém da população pelo mundo
Denise Saiete Mariana de Sacadura Botte Mariana da Rocha
Fluxos Migratórios.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Prof. José Victor Gaylussac
Organização Internacional para Migrações
Fonte: Organização Internacional para Migração
GEOGRAFIA -Bárbara Marrucho -Cristiana Matias 8ºD.
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Fonte: Organização Internacional para Migração
Coordenadora : Josandra Araújo
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Transcrição da apresentação:

Migrações

Migração – É o movimento de uma população, temporário ou definitivo, de uma área para outra.

Tipos de Migrações Quanto ao espaço em que se realizam: ● INTERNAS: Migrações que são realizadas de uma área para outra, dentro do mesmo país; Ex: Êxodo rural ( campo para urbano) e Êxodo urbano (urbano para campo o periferia do urbano);

EXTERNAS: Quando as pessoas se deslocam de um país para outro; Ex: Intercontinentais ( de um continente para outro) e Intracontinentais ( dentro do mesmo continente);

As Migrações Externas assumem duas formas: Emigração - saída de população do seu país para outro, para aí residir. Imigração - entrada da população de um país estrangeiro para aí residir.

Quanto à duração podem ser: Migrações definitivas: quando o migrante não retorna ao seu local anterior. Migrações temporárias: quando as pessoas se deslocam por um determinado ou indeterminado período de tempo, mas voltam para o seu local de origem.

Migração Sazonal: Modelo de migração que se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É uma migração temporária na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna, em outro período. Migração Diária ou Pendular: Tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia. Isso ocorre devido a distância da casa dos trabalhadores ao seus locais de trabalho, uma vez que em alguns casos trabalham em uma cidade, e moram em outra. Nomadismo: Tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimento ou moradia.

Quanto à forma as migrações podem ser:  Migrações Voluntárias: quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria. Migrações Forçadas: quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual. Ex: Refugiados, deslocados…

Quanto ao controle, as migrações podem ser: Migrações Legais: quando são realizadas com o conhecimento e autorização das entidades administrativas do país de destino. Migrações Clandestinas: quando as pessoas entram e ficam num determinado país sem efetuarem os registros legais.

MOTIVOS DAS MIGRAÇÕES

Migração econômica Dados da ONU de 2006 (Organização das Nações Unidas) apontam que a miséria aflige cerca de 46% das pessoas na África Subsaariana (Região do continente africano a sul do Deserto do Saara), 10% da população Latino-Americana mais Caribe e 14% das pessoas que vivem no sul da Ásia.

Migração ambiental

Migração turística

Migração por motivos político-sociais (étnicos) Refugiados de Darfur (Sudão)

Refugiados da Guerra da Bósnia (1992-1995)

Peregrinação islâmica à cidade de Mecca (Arábia Saudita) Migração religiosa Peregrinação islâmica à cidade de Mecca (Arábia Saudita)

Peregrinação judaica ao Muro das Lamentações (Jerusalém, Israel)

Peregrinação hinduísta para banhar-se no Rio Ganges (Índia)

QUESTÕES DE VESTIBULAR 1. (PUC-PR) Leia atentamente o texto abaixo: Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia. Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidade-dormitório. Noutro dia, o programa será o mesmo. Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem. Essa forma de migração é denominada: a) Movimento pendular. b) Êxodo rural. c) Êxodo urbano. d) Migração sazonal. e) Transumância.

2. (MACK) O fenômeno urbano mais visível, em decorrência das migrações pendulares, é: a) o aumento da mão-de-obra informal. b) a formação exclusiva de cidades-satélites. c) a formação de cidades-dormitório. d) a diminuição dos cinturões verdes. e) o aumento do efeito estufa.