Fonte: Organização Internacional para Migração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

A história através dos gráficos...
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
Mundo Sem Fronteira.
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
A Imigração em Portugal e na Europa
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
Movimentos migratórios
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Histórico e Hierarquias urbanas
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Movimentos migratórios
Europa União Européia:
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Migrações internas – exemplos históricos
Movimentos Migratórios Internos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
População Brasileira.
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Organização Internacional para Migrações
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Migrações.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
POPULAÇÃO.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
EUROPA UNIÃO EUROPEIA.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Refugiados na Europa. No total, 438 mil refugiados pediram asilo em países do bloco europeu até o fim de julho 2015 – comparados com os 571 mil para 2014.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Organização Internacional para Migração “Movimento de população para o território de um outro Estado ou dentro do mesmo que abrange todo movimento de pessoas, seja qual for o tamanho, sua composição ou suas causas.” Fonte: Organização Internacional para Migração

CONCEITOS Migrante “esse termo se aplica às pessoas e a seus familiares que vão para outro país ou região com vistas a melhorar suas condições sociais e materiais, suas perspectivas e de seus familiares” Emigrante “ato de sair de um Estado com o propósito de assentar-se em outro.” Imigrante: “processo mediante o qual pessoas não nacionais ingressam em um país com o fim de estabelecer-se”

Porque Migrar ?? Teoria da atração e expulsão “O deslocamento populacional é provocado por dois fatores que atuam em conjunto, um fator repulsivo e outro atrativo.” Adaptado de Paul I. Singer

Fatores da Migração REPULSIVOS ATRATIVOS Crises econômicas Conflitos étnicos Conflitos religiosos Guerras Concentração Fundiária Desemprego Privação econômica (Pobreza) Estabilidade econômica Liberdade religiosa Formação de poupança em moeda forte Redes de apoio Emprego Estrutura pública eficiente Acesso amplo a terra

Áreas de migração mundial

Principais ponto Há um destaque no mundo para duas áreas de intenso fluxo migratório. 1) Fronteira México – Estados Unidos 2) Estreito de Gibraltar (Espanha - Marrocos)

Fronteira México - EUA

Estreito de Gibraltar

Conseqüências da Imigração 1) Movimentos Xenofóbicos 2) Exploração da mão de obra imigrante 3) Desenraizamento do imigrante

Exploração da Mão de obra Bolivianos no Brasil ‘Morrer antes que viver como escravos’. Este é o lema da Bolívia, cantado no refrão do Hino Nacional do País No entanto, é como ‘quase’ escravos que cerca de 50 mil bolivianos trabalham em fábricas de roupas em São Paulo.

Xenofobia Manifestações Neonazistas contra o aumento do número de imigrantes na Europa Campanha política com alto teor Nacionalista

Quem chega no Brasil Origem Nº de Imigrantes Portugal 270.000 Bolívia 233.000 Japão 92.000 Itália 69.000 Coréia 66.000 Espanha 58.000 Fonte: Ministério das Relações Exteriores, IBGE, ONU, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Conselho Nacional de Imigração, Alto Comissariado da ONU para Refugiados.

Tipos de migração Êxodo rural Movimento Sazonal Pendular Migração de Cérebro