Belém, 9 de junho de 2015.. P.A. Joana D’Arc UHE Santo Antonio. Impacto causado pelo lago: - Áreas alagadas. - Solo encharcado. - Elevação dos lençol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
MAX WEBER E O DESENVOLVIMENTO RURAL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
GEOGRAFIA.
Movimentos Internacionais de Fatores
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Projeto de Inclusão produtiva e social
SERVIÇOS AMBIENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 1º PERÍODO – 08 / 05 / 2009 PALESTRANTE: REUBEN.
Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas
ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL S.A ESBR
Paulo Rogério Soares de Oliveira
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - Toledo Equipe de Ensino Coordenação da Educação do Campo Everson Grando.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Guaíra: Cidade do Quilombo
Estudo de caso: Empresa: L & C Confecções
Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Importância da Certificação
Desapropriações, benfeitorias e reassentamento de famílias vulneráveis
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Gestão Municipal da Habitação
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
Segurança alimentar e mercados institucionais
REGIÃO NORTE - AMAZÔNIA CLICAR RONDÔNIA QUE UMA VEZ SE CHAMOU TERRITÓRIO FEDERAL DO GUAPORÉ.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
QUEM SÃO OS(AS) ALUNOS(AS) DO EJA?
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Governador Valadares, 13 de setembro de 2013 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
SOUZA,R.T.M. 1 ; VERONA,L.A.F. 2 ; FACHINELLO,M. 3 ; MARTINS,S.R. 4 1 UFSC, 2 EPAGRI, 3 UFFS,
FGR Urbanismo / Jardins Veneza
IMPACTOS DO TURISMO.
Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
PROJETO MADEIRA MPE – RO 19/ABRIL/2006 OPE. Temas estudados Clima e Hidrologia Geologia Geomorfologia Recursos minerais Hidrogeologia Estudos Sedimentológicos.
ANP - Consulta Pública nº 16/2010 Apuração dos cálculos da Participação Especial de modo que passem a ser considerados os volumes de gás natural consumidos.
COMO COMPENSAR O SETOR PESQUEIRO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS ?
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
II SIMPÓSIO DA AMAZÔNIA: O DESAFIO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL Cirineu da Rocha Palmas/TO-2008.
Transcrição da apresentação:

Belém, 9 de junho de 2015.

P.A. Joana D’Arc UHE Santo Antonio. Impacto causado pelo lago: - Áreas alagadas. - Solo encharcado. - Elevação dos lençol freático.

Reassentamento Santa Rita UHE Santo Antônio. Famílias deslocadas para sete reassentamentos precários. -Santa Rita. -Morrinhos. -Riacho Azul. -Vila Nova de Teotônio. -São Domingos. -Novo Engenho Velho. -Parque dos Buritis.

2011 Segundo relatório de estudos da própria Santo Antônio Energia, em maio de 2011, as relações de trabalho e renda pioraram para 74 % dos atingidos. Em relação aos efeitos gerados às atividades pesqueiras, 88% consideram que piorou.

Em 2012, uma auditoria foi realizada pelo Tribunal de Contas da União solicitada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC), que visitou os reassentamentos Santa Rita, Morrinhos, Vila Nova Teotônio e Nova Mutum Paraná. Sobre a produção nestas áreas, afirma que “em relação à reorganização das atividades produtivas, 93% dos entrevistados afirmaram que ainda não houve o restabelecimento das fontes de renda da população”.

Reassentamento rural ‘Vida Nova’ UHE Jirau.

Segundo o Parecer Técnico do IBAMA 540/2013, que analisa parte da condicionante específica 2.15 da Licença de Operação de Jirau, que diz respeito ao monitoramento das famílias do Reassentamento Coletivo Jirau, “pode-se constatar que as famílias não estão conseguindo gerar nenhum tipo de renda nas propriedades rurais. A renda das famílias está baseada principalmente em atividades externas a propriedade, recebimentos de aposentadorias ou outros auxílios sociais e aluguel de casa em Nova Mutum Paraná. Em relação aos aluguéis, com o eminente processo de desmobilização da mão de obra da UHE Jirau o mercado imobiliário tende a ter queda, portanto, essa fonte de renda tende a não se manter por muito mais tempo. Além disso, é premissa do Programa de Remanejamento da População que as famílias restabeleçam as condições de moradia e renda e isto não tem se observado no reassentamento”.

Nova Mutum Paraná No antigo distrito de Mutum Paraná, localizado às margens do Rio Mutum, viviam mais de 400 famílias, formadas predominantemente por pescadores, ribeirinhos, extrativistas e agricultores. O distrito foi suprimido pelo empreendimento e apenas 125 famílias de Mutum Paraná foram transferidas para uma área urbana, denominada Nova Mutum Paraná. O que para o consórcio configura-se num Reassentamento Coletivo Urbano, na realidade, trata-se de uma cidade planejada, em que foram construídas mais de casas pré-fabricadas (placas) para alojar o quadro de técnicos e engenheiros que trabalham no consórcio.

Os pescadores atingidos

De modo geral, constatou-se que a maioria dos pescadores não estão conseguindo gerar renda do trabalho de pesca. Estão desmotivados e sem expectativas para o futuro. Mesmo aqueles que conseguem pescar, estão com muitas dificuldades em comercializar o pescado. Nota-se claramente o impacto negativo na geração de renda familiar, comprometendo, significativamente, a qualidade de vida dos pescadores. Nesse sentido sugere-se urgência nas tomadas de atitude pela ESBR para garantir condições de produção pesqueira e rentabilidade.

Luta dos pescadores atingidos por reconhecimento.

A floresta e o extrativismo Áreas de exclusão e supressão da floresta pelo reservatório. Não garantia da manutenção da atividade aos reassentados (remanejados de forma geral).

Grande cheia no rio Madeira, em Perda de mudas e sementes tradicionais. Locais com perda de fertilidade. Locais convertidos em áreas de risco.