Introdução A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Realidade dos Centros Urbanos
Advertisements

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
UNICEF no Mundo Hoje, atua em 190 países em todo o mundo, defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes Sede / Escritórios centrais Escritórios.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Tuberculose no Brasil: Avanços e Perspectivas
Distribuição de renda.
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
Mortalidade - Exercícios
SINASC – NASCIDOS VIVOS
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Seminário Brasil sem Miséria UNICAMP
1.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
XVIII Encontro da ANIPES – Maceió, 7 de novembro de 2013
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
O faroeste brasileiro incluiu 16 municípios entre as 50 cidades com o maior índice de homicídios: - Maceió (AL) com 79,8; - Fortaleza (CE) com 72,8; -
% Fonte: PNAD Elaboração: IETS % % em 2006 Fonte: PNAD Elaboração: IETS.
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
A Experiência do Selo UNICEF no Semiárido
LÍDERES | 525 CIDADES | 90 PAÍSES
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Julho de 2014 * Região Administrativa. POPULAÇÃOPOPULAÇÃOPOPULAÇÃOPOPULAÇÃOPopulação (%) Fonte: Rio Como Vamos; Censos IBGE Crescimento.
POLÍTICAS PÚBLICAS NA ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
Setembro, Informação Cultura Cidadã Comunicação Acompanhamento de Políticas Públicas.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
Fundamentos de Macroeconomia. Taxa de Inflação  A inflação é uma alta do nível geral de preços.  A taxa de inflação é o percentual de aumento desse.
DIOCESE DE TAUBATÉ COLEGIADO DAS ORGANIZAÇÕES E PASTORAIS SOCIAIS COPS
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
1.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado Extraordinária
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
Complexo da Maré Abril de 2014
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
1.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
INTRODUÇÃO Entre os mais importantes problemas de saúde pública.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
“Estratégia e resultados no enfrentamento das doenças transmissíveis em eliminação: um balanço da Campanha Nacional de 2015”. 30 min Jeann Marie Marcelino.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
5º Congresso do COSEMS BA Programa Mais Médicos: avanços e desafios Agosto / 2015.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL – TEMAS EM DISCUSSÃO José Francisco Soares Presidente do Inep Brasília-DF | maio 2015.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

Introdução A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes.

Edição 2013-2016 Belém (PA) Fortaleza (CE) Maceió (AL) Manaus (AM) Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) São Luís (MA) São Paulo (SP) 8,3 milhões de crianças e adolescentes (IBGE, 2012).

3 Eixos estratégicos Monitoramento da redução das desigualdades Participação social nas políticas públicas nos territórios intramunicipais Participação cidadã dos adolescentes

Indicadores monitorados Taxa de mortalidade neonatal Percentual de nascidos vivos de gestantes com 7 e mais consultas de pré-natal Taxa de homicídios entre adolescentes de 10 a 19 anos Taxa de mortes por outras causas externas entre adolescentes de 10 a 19 anos Percentual de nascidos vivos filhos de mulheres de 10 a 19 anos  Taxa de distorção idade-série no ensino fundamental da rede pública Percentual de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na educação infantil na rede pública Percentual de escolas da rede pública que atingiram ou ultrapassaram a meta do IDEB (anos iniciais e anos finais) Percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola Percentual de escolas públicas do ensino fundamental que possuem quadra esportiva

Monitoramento da redução das desigualdades

Quartil 1 = 25% = 83 territórios Piores indicadores Quartil 2 = 25% = 83 territórios 8 capitais 333 unidades territoriais Quartil 3 = 25% = 83 territórios Quartil 4 = 25% = 83 territórios Melhores indicadores

BEBÊS NASCIDOS NOS TERRITÓRIOS COM MELHORES INDICADORES 2,5 VEZES MAIS CHANCE DE SUAS MÃES TEREM FEITO 7 OU MAIS CONSULTAS DE PRÉ-NATAL Mais de 400.000 bebês nascem anualmente nas 8 capitais que participam da PCU. Pouco mais de 6 em cada 10 são acompanhados durante a gestação por 7 ou mais consultas pré-natais. Esta proporção, no entanto, não se distribui de maneira homogênea nas diferentes regiões e bairros... No grupo de territórios com o melhor atendimento, a proporção sobe para quase 8 em cada 10. Já no extremo oposto, a proporção mal supera os 3 em cada 10. Em outras palavras, já antes mesmo de vir ao mundo, a chance de um bebê que nasce no grupo de territórios (ou quartil) com melhor cobertura de atenção pré-natal ter o acompanhamento recomendado pelo MS é 2,5 vezes maior quando comparado a um bebê nascido nos territórios com mais baixa cobertura.

Mais de 3.600 bebês morrem anualmente antes de completar 28 dias de vida nas 8 capitais participantes da PCU. Uma mãe que dá luz a um bebê no quartil com maior incidência de mortalidade neonatal tem quase 4 vezes mais probabilidade de perder seu bebê antes de completar 28 dias do que as mães cujos filhos nascem no quartil com os melhores valores para este indicador.

Monitoramento da redução das desigualdades

5 VEZES MAIOR A PROPORÇÃO NOS TERRITÓRIOS COM PIORES TAXAS DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE 5 VEZES MAIOR A PROPORÇÃO DE ESTUDANTES COM 2 OU MAIS ANOS DE ATRASO Das mais de 1,8 milhões de meninos e meninas que matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal das 8 capitais participantes da PCU, pelo menos 430 mil estão mais de 2 anos atrasadas em relação ao ano escolar esperado para sua idade. Isso significa que quase um quarto dos estudantes de Ensino Fundamental das escolas públicas municipais estão com distorção idade-série. No grupo de territórios com maior incidência de distorção idade-série, 37% do total dos estudantes está nesta condição. Já os territórios com melhores indicadores de distorção idade-série, esta proporção é de 7% do total. Estes dados permitem inferir a quão mais complexos são os desafios em sala de aula tanto para estudantes quanto para professores das escolas com maior incidência de distorção idade-série e da necessidade de pensar em politicas públicas que possam enfrentar estes desafios.

3 VEZES MAIOR A PROBABILIDADE NOS TERRITÓRIOS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É 3 VEZES MAIOR A PROBABILIDADE DA MÃE DE UM BEBÊ TER MENOS DE 20 ANOS Adolescentes e jovens com menos de 20 anos são mães de 8 de cada 100 bebês nascidos no grupo de territórios com baixa incidência de gravidez na adolescência; esta proporção supera 26 em 100 no quartil com a mais altas incidência de gravidez na adolescência. Ou, visto de outra maneira: é 3 vezes maior a probabilidade da mãe de um bebê ter menos de 20 anos nos quartis com alta incidência de gravidez na adolescência do que nos territórios que compõem o quartil de menor incidência. BEBÊS COM MÃES DE 10 A 19 ANOS BEBÊS COM MÃES DE 10 A 19 ANOS

Mais de 2 mil adolescentes e jovens com 10 a 19 anos são assassinados nas 8 capitais que fazem parte da PCU num período de 12 meses. Enquanto no quartil com menor incidência de homicídios nesta faixa etária a probabilidade de um deles ser vítima de homicídio é praticamente nula, no conjunto dos territórios com piores taxas de homicídio entre os 10 e os 19 anos, esta salta para 136 a cada 100 mil. Expostos a esse nível de violência letal vivem mais de 820 mil dos adolescentes e jovens de 10 a 19 anos residentes nos 8 capitais brasileiras que integram a PCU, o que equivale a 18% deles. Evidenciando a enorme desigualdade, provêm destes mesmos territórios 58% das vítimas de homicídio nestas cidades.

PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS COM 10 A 19 ANOS POR QUARTIS 18% 39% 33% 9% PROPORÇÃO DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIO ENTRE 10 A 19 ANOS POR QUARTIS 53% 36% 11%

Monitoramento da redução das desigualdades

Muito obrigada