Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados ou na ativa da Instituição, é iniciado o processo de gestão que passa por etapas distintas, e que em sua finalização é produzido um parecer de destinação do referido conjunto documental. Durante este processo se resgata documentos científicos, administrativos que farão parte de um acervo pessoal dentro do CMA/FCM e servirão como documentação primária de pesquisa. Resumo Na marca dos 47 anos de fundação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), verifica-se que seus docentes produziram uma quantidade significante de documentos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas. Estes materiais representam a evolução do conhecimento, da história das ciências da saúde e de parte da Instituição, mas, em decorrência de desinformação e ações do tempo, provocam uma amnésia histórica. Com a fundação do Centro de Memória e Arquivo FCM (CMA/FCM) em 2008 e consequentemente a intensificação dos trabalhos de gestão documental desenvolvidos por seus técnicos, cria-se condições para o resgate e a destinação corretos deste rico patrimônio. Metodologia Anteriormente à destinação ao acervo, faz-se necessária a manifestação de interesse do detentor da documentação por meio de ofício à Diretoria da FCM que instaura uma comissão de avaliação documental, composta por docentes, técnicos do CMA/FCM, do Arquivo Central e de bibliotecário especialista em obras raras da Biblioteca Central. Na finalização do processo, expede-se um parecer que será encaminhado para a Diretoria da FCM, sugerindo destinação para o conjunto documental. Nos pareceres favoráveis à destinação ao CMA/FCM, o conjunto é processado tecnicamente e disponibilizado ao pesquisador e nos casos não favoráveis são sugeridos possíveis destinação para o conjunto. A metodologia aplicada foi: 1. Recebimento pela Diretoria da FCM de um ofício com intenção de doação da documentação pelo proprietário do acervo, 2. Convocação de Técnicos: CMA, Obras Raras (Biblioteca Central), Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, Arquivo Central/Siarq 3. Abertura de Processo, 4. Avaliação Documental, 5. Parecer e Relatório Técnico, 6. Encaminhamento do Processo ao Diretor da Faculdade, 7. Recolhimentos para o CMA, 8. Processamento Técnico da Documentação, 9. Disponibilização para consulta através do Banco de Dados – PESQUISARQH, 10. Digitalização – acervos judicialmente possibilitados. Conclusão O Trabalho de gestão Documental nos acervos pessoais e institucionais possibilitam salvaguardar as atividades desenvolvidas pelos docentes em seu vinculo com a instituição. O resgate de trabalhos originais servem com fonte de novas pesquisas e a preservação da memória das ciências da saúde. Observou-se também que houve um ganho a partir do inicio dos estudos dessa processualidade e do entendimento de sua dinâmica. Tem se firmado como ferramenta importante na preservação da memória científica da Unidade, graças aos acervos pessoais de docentes tais como: Prof. Dr. José Lopes de Faria, Prof. Dr. Oswaldo Vital Brazil, dentre outros. Resultados e Discussão A observação deste processo de avaliação documental tem contribuído para a promoção da melhoria quanto à avaliação e destinação de acervos permanentes pessoais/institucionais de docentes da Faculdade, servem como testemunho documental da forma organizacional presente em seus arquivos; instrumentos de pesquisa; resgate da memória das ciências da saúde. Após análise de toda atividade e concretização do mapa de gestão houve a possibilidade da realização de melhoria do gerenciamento desta competência do CMA/FCM, possibilitando uma padronização do sistema de trabalho e o acréscimo do mesmo no manual do Centro. Referências MARTINEZ, Maria Helena de Souza; ESTEVES, Suely Bonilha. Programa de Desenvolvimento Gerencial – Disciplina Gestão por Processos. Campinas, Unicamp. SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Arquivos de Cientistas Gênese Documental e Procedimentos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e Circunstância: A Abordagem Contextual dos Arquivos Pessoais. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, Figura 01 – Mapa de gestão de arquivos pessoais de docentes PROCESSUALIDADE EM GESTÃO DOCUMENTAL EM ACERVOS PESSOAIS/INSTITUCIONAIS DE DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E. B. Oliveira 1, I. L. M. F. Amaral 2, A. A. F. Alday 3, C. M. Pavanati gerente do Centro de Memória e Arquivo (CMA/FCM) técnico (CMA/FCM), 3 - estagiária (CMA/FCM) Figura 02 – Reunião Técnica de Avaliação Figura 04 - Avaliação Técnica Figura 03 – Arquivos Pessoais de Docentes antes da Avaliação