A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
Seminário Internacional: Avaliação e Internacionalização INEP, Brasília-DF, 29-30/out/2014

2 Breve histórico

3 RANA O Brasil participou do planejamento das atividades de avaliação no âmbito do bloco regional do MERCOSUL desde 2006, inicialmente com o MEXA – Mecanismo Experimental de Acreditação, depois com o ARCU-SUL. Com a Portaria 1.734, de 2011, o Ministro de Educação designa a CONAES, o INEP e a SERES para integrarem a RANA, e determina que o INEP será o responsável pela implementação do processo de avaliação do ARCU-SUL. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) para integrarem a Rede de Agências Nacionais de Acreditação - RANA

4 Entre julho/2012 e novembro/2014: 97 avaliações
Arquitetura 11 Agronomia 17 Medicina Veterinária 11 Engenharias 30 Enfermagem 15 Medicina 5 Odontologia 8

5 Fluxo processual Chamada pública Inscrição cursos Seleção Documentação
Designação comitê Avaliação preliminar Informe consolidado Avaliação in loco Relatório Encaminhamento ao INEP Manifestação IES Finalização pelo comitê Instância superior Parecer CTAA Homologação CONAES Portaria Ministerial Publicação na RANA

6 A PARTIR DA FINALIZAÇÃO DO RELATÓRIO
Verificação pela Coordenação-Geral Disponibilização à IES, preferivelmente na segunda-feira posterior à visita IES acessa somente os indicadores, portanto a parte objetiva do relatório 5 dias para análise e manifestação da IES 5 dias para considerações dos pares Finalização do relatório

7 Encaminhamentos possíveis
Justificativa com análise que pondere as fortalezas e fragilidades do curso Parecer favorável à acreditação Parecer desfavorável à acreditação Sugestão de nova avaliação

8 Composição do DITAME Dados da acreditação Documentos apresentados
Designação do Comitê de Pares Resumo do informe Decisão

9 Composição do DITAME Resumo do relatório de avaliação

10 Capacitação Pares nacionais são capacitados presencialmente
Os estrangeiros são capacitados a distância Nacionais e estrangeiros têm formação continuada por meio da plataforma Moodle Curso de Capacitação ARCU-SUL

11 Características da avaliação
Visita com duração de 5 dias (7 ou+ dias de viagem); A comissão de avaliação (comitê de pares) é composta por um professor brasileiro e dois professores estrangeiros de distintos países do MERCOSUL e Estados Associados; O comitê de pares é acompanhado por um servidor do INEP, denominado responsável técnico; O responsável técnico faz toda intermediação entre o comitê de pares e a Instituição de Educação Superior (IES).

12 Procedimentos anteriores à visita
IES recebe comunicado do INEP confirmando a avaliação Início da avaliação preliminar pelo comitê Data da visita e nomes dos avaliadores e do técnico

13 Comunicado à IES

14 Benefícios

15 Responsável Técnico Possibilidade para os servidores do INEP terem uma vivência na avaliação, indo além dos aspectos teóricos Maior compreensão do processo avaliativo, com suas vantagens e seus desafios

16 Avaliadores Nacionais
Nova experiência de avaliação para os pares nacionais, habituados ao SINAES

17 Avaliadores estrangeiros
Integração acadêmica gerada pelo trabalho entre 3 pares de nacionalidades distintas Difusão do modelo de avaliação em plataforma eletrônica

18 Instituições de Educação Superior
Formulários de autoavaliação e de coleta de dados tornou-se documento importante para demonstrar a cultura da avaliação na comunidade acadêmica Relatório serve como plano de melhorias Mobilização da comunidade acadêmica para participar do processo gera integração

19 Estudantes Beneficiados com programa de mobilidade MARCA
Intercâmbio institucional entre cursos acreditados Mobilidade docente e discente

20 INEP Processo de avaliação interna passou a ter um olhar mais abrangente a partir da experiência internacional Indicadores incorporados como acompanhamento do egresso e informe preliminar Participação dos servidores possibilitou avaliação do perfil dos pares avaliadores

21 Desenvolvimento do Sistema

22 Documentação Revisão e atualização dos instrumentos de avaliação
Renovação das comissões consultivas com pares experientes no Sistema Versão em língua portuguesa Cursos de formação continuada a distância Manual de procedimentos

23 Contato Email institucional arcusul@inep.gov.br
Suzana Funghetto - Coordenadora-Geral Rogério Dentello - Assessor


Carregar ppt "Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google