SISTEMA URINÁRIO CONCEITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Advertisements

Osso lacrimal ou únguis
SISTEMA RENAL PROF. PAULO S. H. CURY.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Sistema reprodutor masculino
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Sistema Respiratório.
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema reprodutor masculino
APARELHO URINÁRIO.
Sistema Urinário Conceito:
Primeiros Socorros Camila Sarti
Funções gerais que os rins desempenham:
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS DA ACTVIDADE CELULAR.
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA
Função Urinária Transpiração
SISTEMA URINÁRIO.
ANATOMIA CARDÍACA Prof. Ms. Pedro Ludovico Cavidade toráxica
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Introdução ao Sistema Nervoso Central
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
Fisiologia Humana Sistema urinário.
Disciplina Anatomia II.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema urinário.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Lívia Freitas Oliveira
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
SISTEMA EXCRETOR.
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Circulatório.
Sistema Urinário Universidade do Estado da Bahia – UNEB
SISTEMA REPRUDUTOR.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
Ciências Naturais 9.º ano
Sistema Genital Feminino
Reprodução Humana Evento biológico responsável pela perpetuação da espécie Humana. Os órgãos envolvidos com essa função se reúnem para constituir o Sistema.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
3ª part (PUTZ; PABST, 2000.)
SISTEMA REPRUDUTOR.
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Cardiovascular
SISTEMA URINÁRIO.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Feito por: Jéssica Victória Nº7 11ºTAS
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA URINÁRIO.
ÓRGÃOS URINÁRIOS Profa. Dra. Marta Luppi.
Orgãos Genitais Externos
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
ANATOMIA DA SISTEMA URINÁRIO
SISTEMA URINARIO   I – INTRODUÇÃO: 1. Conceito:
Transcrição da apresentação:

SISTEMA URINÁRIO CONCEITO AS ATIVIDADES ORGÂNICAS RESULTAM NA DECOMPOSIÇÃO DE PROTEÍNAS, LÍPIDES E CARBOIDRATOS, ACOMPANHADA DE LIBERAÇÃO DE ENERGIA E FORMAÇÃO DE PRODUTOS QUE DEVEM SER ELIMINADOS PARA O MEIO EXTERIOR. A URINA É UM DOS VEÍCULOS DE EXCREÇÃO. O SISTEMA URINÁRIO COMPREENDE, ENTÃO, OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA URINA, OS RINS, E OUTROS, A ELES ASSOCIADOS, DESTINADOS À À ELIMINAÇÃO DA URINA: URETERES, BEXIGA URINÁRIA E URETRA

SISTEMA URINÁRIO RIM ÓRGÃO PAR, ABDOMINAL, LOCALIZADO POSTERIORMENTE AO PERITÔNIO PARIETAL. ESTÃO SITUADOS À DIREITA E À ESQUERDA DA COLUNA VERTEBRAL COM O DIREITO EM POSIÇÃO MAIS INFERIOR. POSSUI A FORMA DE UM GRÃO DE FEIJÃO, APRESENTANDO DUAS FACES, ANTERIOR E POSTERIOR E DUAS MARGENS, MEDIAL E LATERAL. POSSUI DOIS PÓLOS, SUPERIOR E INFERIOR SENDO QUE, SOBRE O SUPERIOR REPOUSA A GLÂNDULA SUPRA-RENAL.

SISTEMA URINÁRIO RINS IN SITU

RINS IN SITU E RELAÇÕES ANTERIORES SISTEMA URINÁRIO RINS IN SITU E RELAÇÕES ANTERIORES

RINS IN SITU E RELAÇÕES POSTERIORES SISTEMA URINÁRIO RINS IN SITU E RELAÇÕES POSTERIORES

ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - EXTERNA SISTEMA URINÁRIO ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - EXTERNA OS RINS ESTÃO ENVOLVIDOS POR UMA CÁPSULA FIBROSA E, QUASE SEMPRE, É ABUNDANTE O TECIDO ADIPOSO PERIRENAL CONSTITUINDO A CÁPSULA ADIPOSA. A BORDA MEDIAL DO RIM APRESENTA UMA FISSURA VERTICAL, O HILO, POR ONDE PASSAM O URETER, ARTÉRIA E VEIAS RENAIS, LINFÁTICOS E NERVOS CONSTITUINDO O PEDÍCULO RENAL.

ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - EXTERNA SISTEMA URINÁRIO ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - EXTERNA

ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - INTERNA SISTEMA URINÁRIO ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - INTERNA DENTRO DO RIM O HILO SE EXPANDE EM UMA CAVIDADE CENTRAL DENOMINADA SEIO RENAL QUE ALOJA A PELVE RENAL. PERIFERICAMENTE RECONHECE-SE UMA PORÇÃO MAIS PÁLIDA, O CÓRTEX RENAL, QUE SE PROJETA NUMA SEGUNDA PORÇÃO, MAIS ESCURA, A MEDULA RENAL. ESTAS PROJEÇÕES DO CÓRTEX TÊM A FORMA DE COLUNAS, AS COLUNAS RENAIS, QUE SEPARAM PORÇÕES CÔNICAS DA MEDULA DENOMINADAS PIRÂMIDES RENAIS. AS PIRÂMIDES TÊM OS ÁPICES VOLTADOS PARA A PELVE RENAL, ENQUANTO SUAS BASES OLHAM PARA A SUPERFÍCIE DO ÓRGÃO. A PELVE RENAL ESTÁ DIVIDIDA EM 2 OU 3 TUBOS CURTOS E LARGOS, OS CÁLICES RENAIS MAIORES QUE SE SUBDIVIDEM EM UM NÚMERO VARIÁVEL DE CÁLICES RENAIS MENORES. CADA CÁLICE RENAL MENOR RECEBE A PAPILA RENAL QUE É O ÁPICE DA PIRÂMIDE.

ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - INTERNA SISTEMA URINÁRIO ANATOMIA TOPOGRÁFICA RENAL - INTERNA

SISTEMA URINÁRIO URETER É DEFINIDO COMO UM TUBO MUSCULAR QUE UNE O RIM À BEXIGA. PARTINDO DA PELVE RENAL ACOLA-SE À PAREDE POSTERIOR DO ABDOME E PENETRA NA PELVE PARA TERMINAR NA BEXIGA, DESEMBOCANDO NESTE ÓRGÃO PELO ÓSTIO URETAL. EM VIRTUDE DO SEU TRAJETO, DISTINGUEM-SE DUAS PARTES DO URETER: ABDOMINAL E PÉLVICA.

SISTEMA URINÁRIO URETER

SISTEMA URINÁRIO BEXIGA ÓRGÃO MUSCULAR OCO, CUJA FORMA, TAMANHO E RELAÇÕES DEPENDEM DA QUANTIDADE DE URINA QUE CONTÉM. QUANDO VAZIA LOCALIZA-SE NA PELVE E REPOUSA SOBRE O PÚBIS E PARTE ADJACENTE DO ASSOALHO DA PELVE. COM O ENCHIMENTO ELA GRADUALMENTE OCUPA A CAVIDADE ABDOMINAL, PODENDO ATINGIR O NÍVEL DO UMBIGO FACES: UMA SUPERIOR DUAS INFEROLATERAIS UMA POSTERIOR ( FUNDO OU BASE DA BEXIGA ) AS FACES SUPERIOR E INFEROLATERAIS ENCONTRAM-SE ANTERIORMENTE NO ÁPICE DA BEXIGA AS FACES INFEROLATERAIS FORMAM, INFERIORMENTE, O COLO, PERFURADO PELO MEATO INTERNO DA URETRA

SISTEMA URINÁRIO BEXIGA

SISTEMA URINÁRIO BEXIGA

SISTEMA URINÁRIO URETRA TUBO FIBROMUSCULAR QUE DÁ PASSAGEM À URINA DA BEXIGA PARA O EXTERIOR. NO HOMEM, NA MAIOR PARTE DO SEU TRAJETO, DÁ PASSAGEM AO LÍQUIDO SEMINAL. NO HOMEM, INICIA-SE NA BEXIGA, ATRAVESSA A PRÓSTATA, O DIAFRAGMA PÉLVICO, O DIAFRAGMA UROGENITAL, RAIZ E CORPO DO PÊNIS, ABRINDO-SE NO ÓSTIO EXTERNO DA URETRA NA GLANDE DO PÊNIS NO HOMEM, APRESENTA TRÊS PARTES: PROSTÁTICA, MEMBRANÁCEA E ESPONJOSA ( BULBAR E PENDULAR ) NA MULHER, ATRAVESSA OS DIAFRAGMAS PÉLVICO E UROGENITAL PARA TERMINAR NO ÓSTIO EXTERNO DA URETRA ENTRE OS LÁBIOS MENORES DA VULVA

SISTEMA URINÁRIO URETRA