AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Interpessoalidade nas empresas
Cultura.
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Profa. Claudete Nogueira
Dinâmica e Gênese dos Grupos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
O que é uma instituição social?
Ética Profissional A ética e a moral.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Socialização Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Transformar é possível....
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SUJEITO HISTÓRICO.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
Ética.
Émile Durkheim.
PERSONALIDADE: por que estudar?
Émile Durkheim
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Noções de ética.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS Profª Ms. Andrea Tochio

VIDA EM SOCIEDADE Para ser possível a VIDA EM SOCIEDADE precisamos de valores comuns e regras que orientem nossa conduta pessoal; comportamento. Quando nos relacionamos uns com os outros, precisamos recorrer a formas de conduta que orientem nosso comportamento e que nos tornem menos individualistas e mais coletivistas. Impulsos Pessoais; Instintos= não existiria vida em sociedade! As regras não existem apenas no tratamento com os outros, também fazem parte do universo cultural para organizar a vida- preparar alimentos, como se vestir em uma ocasião, casamento monogâmico, mulher casar virgem.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS As relações sociais em qualquer cultura são mediadas por VALORES, NORMAS E REGRAS= orietam a conduta pessoal. Referências para o COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS em relação às suas consciências. Ao longo de nossas vidas, aprendemos as mais variadas formas de conduta em cada ambiente social por meio do PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS Dicionário Houaiss: Regra= aquilo que regula, dirige, rege. Norma= Modo apropriado de falar, pensar, agir em determinados casos. Normas e valores são orientações para conduta social e prevalecem em um grupo social.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS SÃO MODELOS DE REFERÊNCIA PARA NOSSA MORAL- SÃO RESPONSÁVEIS POR NOÇÕES COLETIVAS QUE POSSIBILITAM OS INDIVÍDUOS CONSIDERAR/ JULGAR AS ATITUDES DOS OUTROS COMO “BOAS” OU “RUINS”, “CERTAS” OU “ERRADAS”, “JUSTAS” OU “INJUSTAS”- COMPORTAMENTOS “DESEJÁVEIS” OU “INDESEJÁVEIS”.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS GARANTEM QUE NOSSO COMPORTAMENTO SEJA ADEQUADO AO DO GRUPO. AJUDAM A DIFERENCIAR ENTRE CONDUTAS “PRÓPRIAS” E “IMPRÓPRIAS”.

DIMENSÕES DAS REGRAS CARÁTER FORMAL= está relacionada com normas e leis. É o conjunto de regras como as leis de um povo, ou as regras de um tipo de jogo. CARÁTER INFORMAL= que não estão registradas de forma escrita. São as regras que permeiam nossa vida cotidiana.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS Quando uma regra é insistentemente repetida, ela se transforma em hábito. Hábitos e Regras: As regras se transformam em hábitos quando repetimos exaustivamente seu uso, e deixamos de pensar que esse comportamento é uma forma de regrar a vida coletiva.‏ Há regras e normas que devem ser seguidas por todos os indivíduos de uma sociedade, e há aquelas que são aplicadas apenas a alguns grupos específicos.Ex: Clubes, religiões, associações, partidos e instituições em geral.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS As normas e valores Precisam ser mantidos, e para isso há uma espécie de “vigilância”. Existem vários níveis de “vigilância” que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e normas: Institucional- escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, o Estado. Convívio social – por meio de julgamentos de condutas

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS “mas também, mereceu!”, “fulano é muito fofoqueiro”, “eu não faria isso”, “você pode me explicar por que fez isso?” São formas que os indivíduos demonstram que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e valores são repreendidos, e recebem um tipo de punição moral, psicológica.

AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS Valores e regras: Desenvolvimento Aprendemos o “jogo social” de seguir regras desde muito cedo: 1º - educação proporcionada pelos pais 2º - Regras sociais através de jogos, brincadeiras. 3° Introjeção- Processo pelo qual a criança incorpora os valores dos pais e da sociedade, transformando-os em seus.

As mudanças de regras e valores As mudanças podem resultar de dois fatores principais: internos e externos Internas- geradas a partir da vida coletiva de um povo que se transforma dinamicamente com o tempo, mesmo sem qualquer influência de eventos ou povos externos a ela. Ex: O choque de gerações Externas- mais repentinas e normalmente resultam do contato com uma cultura alheia. Ex: a chegada dos europeus ao continente americano, na época das Grandes Navegaçoes, a partir de 1500 d.C.

As mudanças de regras e valores A sociedade pode ser vista como um palco de embate entre essas duas tendências: “as primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos.”(Laraia,2006)‏

As mudanças de regras e valores Como todo sistema, a cultura e os valores vigentes também têm dois níveis de existência: O ideal corresponde àquilo que as pessoas idealizam, portanto não é algo concreto, mas uma abstração, uma construção mental. O real corresponde à forma como as pessoas colocam em prática, de fato, os valores vigentes

As mudanças de regras e valores Toda cultura sofre uma constante transformação, a cultura é uma coisa viva, dinâmica. Por mais que uma sociedade pareça “congelada” no tempo, sempre há algumas coisas que mudam com o tempo. Estar preparado para entender as mudanças de nossa época, e se posicionar como indivíduos capazes de construir uma opinião é um grande desafio.

As mudanças de regras e valores O conjunto de valores e regras de uma cultura está em constante transformação. Ex: se há uma transformação de hábitos no uso da tecnologia, isso terá impacto em outras esferas da vida social- como a família, o trabalho, as relações pessoais. Debate: “Mudanças geram impacto até nas relações interpessoais”. (Ciência e Cultura- Scielo, 2004).