HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Advertisements

Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
Segundo Reinado: o declínio do Império.
Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
DISCIPLINA: Cidadania e Processos Democráticos de Desenvolvimento
Professor: Marquinhos
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
SEGUNDO REINADO: CAFEICULTURA, ERA MAUÁ, ABOLIÇÃO, CRISE...
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Acomodações nas primeiras horas da República
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
13 de maio – Abolição da escravatura
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Correntes imigratórias
Colégio Poente 8º Ano Tema: Cotidiano do Brasil Primeiro reinado Alunos: Náyade Ormond, Bruna Letícia, Lethicia Ludvig, Paola Lopes e Marcos Pinho.
Crise da monarquia e o advento da República
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Crise do 2º Reinado.
Segundo Reinado no Brasil ( )
MULTIMÍDIA.
A República Brasileira
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
Feito por: Bruna Pires Daniela luz Laura Moreira Ana Carolina
Tema da aula Grupo – Capítulo
A consolidação do Império no Brasil
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Escravismo e independência
Segundo Reinado: economia
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
História do Afro-brasileiro
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
IMIGRAÇÃO.
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
Crise do Segundo Reinado
A crise da escravidão no Segundo Reinado
Romantismo 3ª Geração - Condoreira.
Segundo Reinado (política interna e modernização)
República da Espada e República Oligárquica
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Prof. André Rosa
História do Brasil republicano
Cap Crise do 2º Reinado.
Movimento Negro.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
O Segundo Reinado brasileiro ( ): a política interna.
Brasil século XIX: a queda do Império
Plano de curso História da Educação Brasileira
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO DA CRISE DO 2º REINADO À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Objetivos da Aula Décadas Finais do Regime Monárquico Abolição, República e Forças Militares Lei do Ventre-Livre e Lei dos Sexagenários. Reforma Eleitoral de 1881 e Abolição da Escravatura Reflexos Sociais e Influência da Igreja Católica

Décadas Finais do Regime Monárquico Processo abolicionista é passo fundamental para o Brasil se tornar nação "civilizada“ Setores mais "arcaicos" se insurgem contra a ampliação da atuação do Estado Monárquico mudanças econômicas e sociais bruscas imposições tributárias consideradas indevidas série de revoltas ao longo da década de 1870 revolta do Quebra-Quilos do Rio de Janeiro revolta dos Mucker no Rio Grande do Sul revolta do Vintém no Rio de Janeiro.

Abolição, República e Forças Militares Desestabilização do Governo Imperial processo abolicionista – década de 1880; Conflitos com a Igreja Conflitos com o Exército Movimento Republicano Busca da adaptação aos “novos tempos”

Lei do Ventre-Livre e dos Sexagenários Traço comum: ressarcimento aos senhores de escravos pela "perda" de suas propriedades contenção de possíveis distúrbios sociais através da emancipação mitigada por meio de alforrias "bancadas" por fundos de emancipação previstos em ambas as leis substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra do imigrante

Reforma Eleitoral de 1881 e Abolição da Escravatura Modificação em 1882 Redução da idade para o exercício do direito de voto - redução de 25 para 21 anos Lei Áurea: LACÔNICA precária integração da população negra desigualdades sociais, econômicas, educacionais e culturais Reflexos Sociais e Influência da Igreja

Caso 1 O tráfico negreiro durante mais de três séculos trouxe aproximadamente três milhões de escravos para o nosso país. Eram, os cativos, os pés e as mãos do regime colonial português no Brasil e também da organização sócio-produtiva do Império brasileiro. O sistema escravista somente começaria a ruir a partir da metade do século XIX (e seu desmantelamento se deu de forma gradual) por pressão dos movimentos abolicionistas, de que resultaram as chamadas leis abolicionistas. Qual foi (ou quais foram) o principal (ou os principais) condicionante (ou condicionantes) que marcaram os textos e os objetivos das leis do Ventre Livre e dos Sexagenários?

Caso 1 Os principais condicionantes que marcaram os textos e os objetivos das leis do Ventre-Livre e dos Sexagenários foram: ressarcimento aos senhores de escravos pela "perda" de suas propriedades, contenção de possíveis distúrbios sociais através da emancipação mitigada por meio de alforrias "bancadas" por fundos de emancipação previstos em ambas as leis, substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra do imigrante.

Questão objetiva Tomando como referência a reforma eleitoral implantada a partir de lei ordinária (Lei Saraiva de 09 de janeiro de 1881), podemos afirmar que: I - Manteve-se o critério de renda mínima para o exercício do direito de voto, sendo que a comprovação da renda de 200 mil réis foi bastante flexibilizada em relação às exigências anteriormente existentes. II - A votação passou a ser direta e em turno único (eliminando-se, com isso, a figura do VOTANTE). III - Adotou-se a prática do voto obrigatório. IV - O voto do analfabeto foi excluído. Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise: A – As afirmativas I e II estão corretas. B – As afirmativas II e III estão erradas. C – As afirmativas III e IV estão corretas. D – As afirmativas I e IV estão erradas. E – As afirmativas II e IV estão corretas.

Questão Objetiva A resposta certa é a letra E. II - A votação passou a ser direta e em turno único (eliminando-se, com isso, a figura do VOTANTE). IV - O voto do analfabeto foi excluído.