Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Termos Integrantes da Oração
REGÊNCIA.
O modelo morfossintático -
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Revisão – termos da oração
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TRANSITIVIDADE VERBAL
Gramática da Sapatilha
Estudo do Predicado.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
O modelo morfossintático
Sintaxe.
SÉTIMO V.
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
João andava de bicicleta.
VERBOS.
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
SUBCLASSE DOS VERBOS.
Representação do sujeito:
Profª Adriana Paula Chaves
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
TIPOS DE PREDICADO.
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
Elementos da oração Funções sintácticas
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
Predicativo do sujeito
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Resumo Assuntos estudados
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Transcrição da apresentação:

Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento

O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos impessoais) em que a oração não possui sujeito. Porém, não é possível existir uma oração sem predicado.

Exemplos: O presidente Lula viajou para Davos. Sujeito: O presidente Lula Predicado: viajou para Davos Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro. Sujeito: sem sujeito Predicado: Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro

Verbo quanto à predicação Existem verbos que QUALIFICAM o sujeito no predicado. São os chamados verbos de ligação.Esses verbos expressam o ESTADO do sujeito. Como servem apenas de ponte entre o sujeito e o seu estado, sua qualidade ou seu modo de ser, eles são chamados de verbos de ligação.

Os verbos de ligação podem expressar: Estado permanente: ser, viver Estado transitório: estar, andar, achar-se, encontrar-se Estado mutatório: Ficar, virar, tornar-se, fazer-se Estado de continuidade: continuar, permanecer Estado aparente: parecer

Os principais verbos de ligação são ser, estar, ficar, permanecer, parecer, andar, continuar, tornar-se. OBSERVA OS EXEMPLOS:

O Brasil é um grande país. Sujeito Simples: O Brasil Predicado: é um grande país. Verbo de ligação (VL) (estado permanente): é Característica do sujeito ou sua qualificação: um grande país.

Manoel está feliz. Sujeito simples: Manoel Predicado: está feliz. Verbo de ligação (VL) (estado): está Característica do sujeito: feliz.

O ministro e o seu assessor pareciam irritados. Sujeito composto: O ministro e o seu assessor Predicado: pareciam irritados. Verbo de ligação (VL) (estado aparente): pareciam Característica do sujeito: irritados

Nota importante: Chama-se de predicativo o termo que qualifica o sujeito no predicado. Ex: Luísa anda cansada. Sujeito simples: Luísa Predicado: anda cansada Verbo de ligação (VL) (estado transitório): anda Predicativo do sujeito: cansada

Quando a oração tem verbo de ligação e predicativo do sujeito chamamos o predicado de: PREDICADO NOMINAL No predicado nominal, o núcleo é o nome, isto é, o predicativo do sujeito. Este termo é o que, no predicado, nos informa algo sobre o sujeito.

Predicado nominal É aquele que informa o estado do sujeito. E nesse caso o verbo empregado é de ligação.

Estrutura do predicado nominal Essa formação dá-se por dois termos básicos: Verbo de ligação Predicativo do sujeito

A palavra central do predicativo é o núcleo do predicado. Exemplos: Eu sempre ficava nervoso. Sujeito: Eu Predicado nominal: sempre ficava nervoso Verbo de ligação: ficava Predicativo do sujeito e núcleo do predicado: nervoso As mulheres parecem distraídas. Sujeito: As mulheres Predicado nominal: parecem distraídas Predicativo do sujeito e núcleo do predicado: distraídas

Núcleo do predicado nominal O núcleo não é o verbo, mas sim a palavra que indica as características do sujeito contidas no predicado.O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito.

O predicativo do sujeito pode ser representado por um adjetivo ou locução adjetiva; um substantivo ou palavra substantivada; um pronome substantivo; um numeral.

Adjetivo ou locução adjetiva O seu aroma é maravilhoso. O seu perfume é de Jasmim.

Substantivo ou palavra substantivada Aquele cara parece uma bola. Recordar é viver.

Pronome substantivo Numeral Meu texto não é esse. Nós somos onze em campo.

Giovanna Antonelli é linda. Exemplos: Romário está feliz. Sujeito Simples: Romário Predicado nominal: está feliz Verbo de Ligação (estado transitório) : está Predicativo do sujeito: feliz Giovanna Antonelli é linda. Sujeito Simples: Giovanna Antonelli Predicado nominal: é linda Verbo de Ligação (estado permanente) : é Predicativo do Sujeito: linda

Aquele automóvel era lindo. Exemplos: Aquele automóvel era lindo. Sujeito: Aquele automóvel Predicado nominal: era lindo Verbo de ligação(estado transitório): era Predicativo do sujeito: lindo Núcleo do predicado: lindo.

O ministro ficou apreensivo. Sujeito: O ministro Predicado nominal: ficou apreensivo Verbo de ligação (estado mutatório): ficou Predicativo do sujeito: apreensivo Núcleo do predicado: apreensivo.

Esta criança permanece irrequieta. Sujeito: Esta criança Predicado nominal: permanece irrequieta Verbo de Ligação (estado de continuidade): permanece Predicativo do sujeito: irrequieta Núcleo do predicado: irrequieta.

Predicativo do sujeito Trata-se do termo que atribui características ao sujeito por intermédio do verbo. Todo predicado construído com verbo de ligação necessita de predicativo do sujeito.

Exemplo: Romário continua feliz. Sujeito: Romário Predicado nominal: continua feliz. Verbo de ligação: continua Predicativo do sujeito: feliz.

As atitudes de alguns políticos são imperdoáveis. Sujeito: As atitudes de alguns políticos Predicado nominal: são imperdoáveis. Verbo de ligação: são Predicativo do sujeito: imperdoáveis.

Exemplo: O pássaro parece machucado. Sujeito simples: o pássaro Verbo de ligação: parece Predicativo do sujeito: machucado Predicado nominal: parece machucado

RESUMINDO Existem dois tipos de verbos quanto à predicação; Verbos Significativos Verbos de Ligação (VL) Os verbos significativos classificam-se em: Verbo Transitivo (VT) Verbo Intransitivo (VI) Os verbos transitivos dividem-se em: Verbo Transitivo Direto (VTD) Verbo Transitivo Indireto (VTI) Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI)

Predicado Verbo Nominal São predicados que tem dois núcleos: um núcleo constituído de uma forma verbal (verbo transitivo ou intransitivo com conteúdo referencial) e de um núcleo constituído de uma forma nominal (Substantivos, adjetivos, locuções adjetivas) ou pronominal.

Ex: Os excursionistas chegaram cansados. Predicados verbo-nominal Predicado verbo-nominal: Chegaram cansados Núcleo verbal (verbo intransitivo): Chegaram Núcleo nominal: Cansados (predicativo do Sujeito)

Verbo Intransitivo Verbo intransitivo – Não exige objeto (in= não). A ação não transita para outras palavras. Pedro caiu. Sujeito Simples: Pedro Núcleo do Sujeito: Pedro Predicado Verbal: Caiu Verbo intransitivo: Caiu (núcleo do predicado) Caiu é um Verbo Intransitivo porque não exige a presença de um objeto, ou seja, um substantivo ou um pronome substantivo para completar-lhe o sentido. Quem cai ------- cai

Verbo Transitivo Cristina tem uma bicicleta. Sujeito Simples: Cristina Núcleo do Sujeito: Cristina Predicado Verbal: tem uma bicicleta. Verbo transitivo: Tem (núcleo do predicado) Objeto : uma bicicleta. Tem é um Verbo transitivo porque exige a presença de um objeto, ou seja, um substantivo ou um pronome substantivo para completar-lhe o sentido. Quem tem ------- tem alguma coisa. Verbo Transitivo – Exige objeto a ação transita para outras palavras.

Verbo Transitivo: Direto e Indireto O verbo transitivo pode ser: Transitivo Direto, Transitivo Indireto e Transitivo direto e indireto. Eles acreditam em fantasma. Sujeito simples: Eles Núcleo do sujeito: Eles Predicado verbal: Acreditam em fantasma. Verbo transitivo ind. Acreditam Objeto indireto: em fantasma. Conectivo: em (=preposição) Verbo Transitivo Indireto: é aquele que exige um complemento chamado objeto indireto, ligado ao verbo por preposição (normalmente, a , de, em. Eu li o romance. Sujeito simples: eu Núcleo do sujeito: eu Predicado verbal: Li o romance. Verbo transitivo direto: Li Objeto direto: O romance. Verbo Transitivo Direto: é aquele que exige um complemento chamado objeto direto, ligado ao verbo sem preposição.

As preposições em análise sintática, servem para unir palavras entre si e são chamadas conetivos. No caso do verbo transitivo indireto, a preposição liga o verbo ao objeto indireto. O rapaz emprestou estes livros a um colega. Sujeito simples: O rapaz Predicado verbal: Emprestou estes livros a um colega. Verbo transitivo direto e indireto: Emprestou. Objeto direto: Estes livros Objeto indireto: a um colega. Conetivo: a (= preposição) com função de conetivo. Conetivo: palavras que estabelecem conexão entre palavras, orações ou frases. (Moderna Gramática Brasileira

Verbo intransitivo Não exige objeto. Verbo transitivo direto e indireto= é aquele que pede dois objetos : um objeto direto – sem preposição – e um objeto indireto – com preposição. Assim, o verbo, elemento essencial do predicado verbal, classifica-se, de acordo com a predicação verbal, em: Verbo intransitivo Não exige objeto. Direto – exige objeto direto sem preposição Verbo transitivo indireto – Exige objeto indireto (com preposição) Direto e indireto – Exige um objeto direto e um objeto indireto.

Objeto direto Objeto direto: é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto sem a presença obrigatória de preposição. Ex: Os cientistas observam a terra. Quem observa, observa o quê? – Objeto direto: A terra. Ex: O rapaz beija a namorada. Quem beija, beija quem? – Objeto direto: a namorada. O objeto direto é a palavra (ou palavras) que responde(m) às perguntas o quê? ou quem? Feitas após o verbo transitivo direto.

Objeto indireto Objeto indireto: é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto e vem ligado a ele por meio de preposição. Ex: O ministro renunciou a seu cargo. Quem renuncia, renuncia a quê? – Objeto indireto: A seu cargo Eu não duvido de suas palavras. Quem duvida, duvida de quê? – Objeto indireto: de suas palavras. O objeto indireto é a palavra (ou palavras) que responde(m) às perguntas a quê? , a quem? , de quê?, de quem?, em quê?, em quem? feitas após o verbo transitivo indireto.

Núcleo do objeto: Tanto o objeto direto como o objeto indireto possuem núcleo, que pode ser representado por: Substantivo ou palavra substantivada; pronome substantivo; pronome pessoal oblíquo. Os astronautas realizam uma perigosa viagem. Sujeito simples: Os astronautas Núcleo do sujeito: Astronautas. Predicado verbal: Realizaram uma perigosa viagem. Verbo transitivo direto: realizaram Objeto direto: Uma perigosa viagem. Núcleo do objeto direto: Viagem (substantivo)

Função Sintática dos pronomes oblíquos átonos I Dependendo do contexto, os pronomes oblíquos átonos – me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos – em análise sintática, podem funcionar como objeto direto ou objeto indireto. Objeto direto. Eu o encontrei na praça. Eu os encontrei na praça. Eu a encontrei na praça. Eu as encontrei na praça. Quem encontra, encontra alguém (ou alguma coisa). O verbo encontrar exige um objeto sem a presença de preposição, portanto é um verbo transitivo direto, que pede um objeto direto.

Função Sintática dos pronomes oblíquos átonos II Objeto indireto – lhe, lhes. A criança lhe obedecia cegamente. A criança lhes obedecia cegamente. Quem obedece, obedece a alguém (ou a alguma coisa). O verbo obedecer exige um objeto com a presença da preposição a, portanto é um verbo transitivo indireto, que permite um objeto indireto. Obedecia a quem? Objeto indireto: lhe, lhes Na linguagem coloquial, muitas vezes, o pronome oblíquo lhe é usado com verbo transitivo direto. Assim: Eu lhe encontrei na praça. Essa construção deve ser evitada na língua culta.