PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003

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PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - COPESQ RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003 Recife – Março/2004

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL Identificar o perfil do turista de eventos em Recife/PE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as características socioeconômicas do turista de eventos; Estimar o volume e a composição dos gastos do turista de eventos; Identificar a percepção do turista de eventos em relação ao destino Recife/PE; Possibilitar, através da continuidade anual da pesquisa, a montagem de uma série histórica de dados; Auxiliar o RCVB no processo de consolidação do seu banco de dados; Fornecer subsídios para a tomada de decisões dos órgãos gestores de turismo e das empresas filiadas ao RCVB.

UNIVERSO DA PESQUISA Eventos Pesquisados 12 Público Total Estimado 18.800 Total de Entrevistados 70% Turistas – 30% Público Local 447 Tamanho da Amostra 2% Margem de Erro 5%

CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS DOS TURISTAS Sexo 67% M Faixa Etária 42% 30 a 40 25% 41 a 50 Escolaridade 40% Superior 43% Pós-Graduação Renda Média Individual Mensal 32% Entre 6 e 12 SM 16% Entre 12 e 20 SM 29% Mais de 20 SM

Perfil 2002 NE – 48% Sudeste – 33%

AVALIAÇÃO DOS EVENTOS Organização Equipamentos audiovisuais Boa 71% Excelente 21% Ruim/Fraca 8% Equipamentos audiovisuais Bons 60% Excelentes 27% Ruins 3% NSA 10% Infra-estrutura do local dos eventos Boa 55% Excelente 30% Ruim/Fraca 15% Nota atribuída Organização 7,62 Local do evento 8,11

Perfil 2002 Avião – 54% Ônibus – 27%

Viagem Organizada Por Agência Perfil 2002 Sim – 44 % Não – 55%

Hospedagem – 32% Passagem – 28% Traslado – 20% Perfil 2002 Hospedagem – 32% Passagem – 28% Traslado – 20%

Nº Médio de Acompanhantes – 2,73 Forma de Viagem Nº Médio de Acompanhantes – 2,73

Hotel – 63% Pousadas/Flats – 15% Casa Parentes/Amigos – 18% Perfil 2002 Hotel – 63% Pousadas/Flats – 15% Casa Parentes/Amigos – 18%

Praias – 36% Histórico/Culturais – 39% Shoppings Centers – 18% Atrativos e Equipamentos Visitados Perfil 2002 Praias – 36% Histórico/Culturais – 39% Shoppings Centers – 18%

Permanência Média – 5,05 dias

Gasto Médio Individual Diário – R$ 191,49 Composição do GMID Gasto Médio Individual Diário – R$ 191,49

62% Já Conheciam o Recife – Número Médio de Visitas: 3,09 2002 91% 62% Já Conheciam o Recife – Número Médio de Visitas: 3,09