Vanguardas e Modernismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
MODERNISMO.
PRÉ-MODERNISMO.
Luiz Fernando Verissímo.
Explorando a Via Láctea Por: Eder Martioli.
Literatura Prof. Henrique
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
MODERNISMO.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Modernismo nas artes plásticas:
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Classicismo (1527 – 1580).
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
O AMOR 1. O mito de Eros 2. O encontro: a intersubjetividade (os paradoxos do amor) 3. Amor e perda 4. O amor no mundo contemporâneo 5. Poesia 6. Bibliografia.
Adolescentes & Adolescência
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Parnasianismo No Brasil.
O estudo do... VERBO.
VANGUARDAS EUROPEIAS.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Trabalhando a ABSTRAÇÃO PROFESSORA CAMILE BACCIN 2º ANO.
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Parnasianismo.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Pré-modernismo no Brasil
Sinais de pontuação.
Literatura Pré-modernismo.
EU SOU UMA POETISA.
PARNASIANISMO.
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Modernismo Brasileiro
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
Movimentos modernos.
Observatório do CDCC - USP/SC
Sentimento do mundo.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Os estilos artísticos do início do século XX
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Parnasianismo: A forma pela forma
Períodos Literários e estilos de época
Movimentos Literários
Era uma vez… Assim começa quem conta um conto de fadas
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
MODERNISMO NO BRASIL.
Professor Jardson Brito
Instituto Federal de São Paulo IFSP Piracicaba
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
 Prof. Florêncio Caldas.
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Apresentação do Soneto XIII Da obra Via láctea
Transcrição da apresentação:

Vanguardas e Modernismo

A Vanguarda refere-se ao conjunto de movimentos artísticos e políticos que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX; As principais vanguardas são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo; O Futurismo tem como bandeira a destruição das antigas academias, exaltação à máquina, à guerra e à velocidade; Marinetti instala no Futurismo o uso de versos livres, a destruição da sintaxe etc.

Já o Expressionismo é uma reação direta ao Impressionismo, já que o Expressionismo retrata – também – a realidade, mas o subjetivo toma forma e expõe-se; O Expressionismo assumiu, também, um caráter mais combativo ao retratar os males da guerra; O Dadaísmo em si nasce como uma forma caótica, agressiva e incoerente de se fazer arte; Destruiu-se com o Dadaísmo a rima, a métrica e o significado lógico das palavras.

O Cubismo nasce como uma forma de se opor à objetividade e aos valores renascentistas que ainda permeavam as artes; No caso da literatura, o Cubismo trouxe a fragmentação não só do texto como da temática; Assim, se nota o humor, o ilogismo, o antiintelectualismo etc.; O Surrealismo retrata a quebra final com qualquer técnica literária ao usar da escrita automática;

Esse estilo de poesia permitia ao artista escrever o que quisesse sem se preocupar com nada além dos seus desejos internos; O Surrealismo cria também a sensação de se estar “sonhando acordado”; Da união dessas Vanguardas vê-se o nascimento da Semana da Arte Moderna de 22 em São Paulo e o início do Modernismo; O Modernismo como um todo trata da ruptura com o antigo, sendo neste caso com o Parnasianismo;

A primeira geração tem como característica principal a ruptura dos preceitos parnasianos; Vê-se o nacionalismo real e polêmico, o uso da oralidade, a criação de poesias a partir do cotidiano e a quebra com toda e qualquer estrutura; Além disso, outra característica inerente à 1ª geração é a antropofagia, ou seja, a mistura e a nacionalização de outras culturas.

A 2ª geração é tida como uma das mais ricas tanto na prosa, quanto na poesia; Preocupa-se com o Homem e com o seu destino; É tida como uma geração voltada para a construção já que se preocupava com o aspecto social, econômico, humano e espiritual da realidade brasileira; No caso da 3ª Geração há o renascer do intimismo co tendências psíquicas, além de um regionalismo fantástico e real.

Modernismo X Parnasianismo Via láctea Soneto XIII "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" Eu vos direi, no entanto, Que para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas." Olavo Bilac Da amizade entre as mulheres Dizem-se amigas... Beijam-se... Mas qual! Haverá quem nisso creia! Salvo se uma das duas, por sinal, For muito velha, ou muito feia... Mário Quintana