“Maconha não dá nada”. Mesmo ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Os Fatos sobre o tabaco.
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
O Uso de Drogas e as Mulheres
Epidemiologia das Dependências Químicas
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Maconha e Depressão Lisia von Diemen, Flavio Pechansky e Felix Kessler
Contribuição das Abordagens Socio-Cognitivas no Desenho de Programas de Intervenção no Mau Trato e Negligência Calheiros, M. ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009.
3/24/2017 6:58 AM LMF 9512 Alcohol Dependence
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Maconha: Avaliação Psiquiátrica
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Prevenção de Drogas na Escola
Álcool.
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Aluna: Mikelle Alexandra Ferreira Orientador: Prof. Humberto Corrêa
Maria de Fátima Rato Padin
SUICÍDIO.
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
Quem é o jovem brasileiro?
RISCO DE SUICÍDIO, AVALIAÇÃO E MANEJO
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Epidemiologia do Consumo de drogas entre estudantes
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST em Pacientes Jovens IVAN PETRY FEIJÓ, JULIANA CAÑEDO SEBBEN, JOÃO MAXIMILIANO MARTINS,
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Motivações relacionadas com a dependência
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Rio Verde - Goiás - Brasil
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO AGOSTO/2007 BELO HORIZONTE Dr. Antônio Dórea.
Desenvolvimento e Emocionalidade
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Alcoolismo: quem paga essa conta ?
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Adolescência: do uso ao abuso de drogas...
DROGAS ILÍCITAS  .
ESQUIZOFRENIA.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Emergência Psiquiatra
Transcrição da apresentação:

“Maconha não dá nada”. Mesmo ? Lisandra Fração, Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UCLA Sérgio de Paula Ramos, Psiquiatra e Psicanalista, Doutor em Medicina pela UNIFESP, Presidente da ABEAD, membro da equipe da Unidade de Dependência Química do Hosp. Mãe de Deus de POA

ECA(Regier,1990): 50% dos DQ. terão pelo menos mais 1 diagnóstico psiq ECA(Regier,1990): 50% dos DQ. terão pelo menos mais 1 diagnóstico psiq. ao longo da vida 28%transtorno de ansiedade 26%transtorno de humor 18% transtorno de personalidade anti-social 7% esquizofrênico. Meca(Lahey,1996): Dos adolescentes DQ, 76% apresentaram outro diag. comparado com 24.5% dos sem dq.(o transtorno + freq foi o de conduta).

Psicopatologia como preditora de consumo de drogas(álcool,tabaco,outras drogas) possíveis preditores 10-14 12-16 14-18 s/ sintomas queixas somáticas ansiedade/depressão problemas sociais problemas de pensamento * problemas de atenção comportamento delinquente * * comportamento agresssivo Ferdinand, 2001

Evolução da prevalência de consumo de álcool, nicotina, maconha e cocaína, em adolescentes escolarizados na rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre, nos anos de 1987, 1989, 1993 e 1997 CEBRID e (Saibro & Ramos, 2002)

MACONHA É UMA DROGA INOCENTE ? Maconha e o desempenho escolar Maconha e Dependência Maconha como porta de entrada Maconha e Depressão Maconha e Esquizofrenia

Performance cognitiva de Usuários de Maconha (Negrete, 1998) Abstêmios Maconheiros Momento Zero 89 47 C/ 6 Meses de abstinência comprovada 91 63

Fergusson, 2003: Uso de maconha e o impacto na vida escolar Estudo longitudinal de 25 anos com todos os nascidos na Nova Zelândia, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro (1265 sujeitos)

Uso de cannabis e desempenho escolar (Fergusson, 2005)

Resultados ajustados para uso de cannabis e desempenho escolar (Fergusson, 2005)

% de abandono escolar e associação com uso de maconha em adolescentes aos 16 anos Nunca usou 14.1 Usou de 1 a 9 vezes 30.4 Usou de 10 a 99 vezes 45.0 Mais de 100 vezes 81.8 Fergusson, 2003

% dos que conseguiram entrar na universidade e associação com uso de maconha dos 18 a 21 anos Nunca usou 39.4 Usou de 1 a 9 vezes 34.1 Usou de 10 a 99 vezes 31.9 Mais de 100 vezes 11.8 Fergusson, 2003

% das melhores performances em curso universitário e associação com uso de maconha dos 20 a 25 anos Nunca usou 38.5 Usou de 1 a 9 vezes 22.4 Usou de 10 a 99 vezes 30.2 Mais de 100 vezes 8.5 Fergusson, 2003

O Uso de maconha aumenta em 6x a chance de evasão escolar no mundo real, no da pesquisa, 3x. Este efeito parece ser menos relevante quando o início do consumo se dá depois dos 25 anos.

INTERPRETAÇÃO Em todas as faixas etárias (16, 18, 20) o uso de cannabis se associou com subsequente declínio da produção escolar (Fergusson, 2005).

O Uso de maconha funciona como porta de entrada para o consumo de outras drogas ?

Maconha e outras drogas: 1) O uso, por adolescentes, de maconha e álcool está associado a problemas mais sérios de dependência química no futuro, do que adolescentes que só usam um ou outro Stenbacka, 2004. 2) O uso precoce e regular de maconha está associado a efeitos negativos tanto de funcionamento social quanto de psicopatologia Rey, Martin, Krabman, 2004.

O Uso de cannabis como porta de entrada para o uso de outras drogas:resultados ajustados para covariáveis (Fergusson, 2005)

QUAL A RELAÇÃO ENTRE USO E DEPENDÊNCIA ?

53% de jovens usuários de maconha, que a usam uma ou mais vezes por semana, preenchem critérios para dependência (Coffey e col., 2002)

Correlação entre uso e dependência de cannabis (dos 15 aos 25 anos) (Fergusson, 2005)

Maconha e Transtornos Mentais

Uso auto-relatado de maconha entre os que tinham transtornos mentais e os que não tinham, com as idades de 15, 18 e 21 anos McGee e col, 2000

Maconha e Depressão

Maconha e Depressão Troisi,1998

Dependentes de maconha têm 2,5 mais chance Maconha e Depressão Dependentes de maconha têm 2,5 mais chance de ter ideação suicida e 2,9 de tentar o suicídio do que seus irmãos gêmeos não usuários Lynskey e cols. (2004)

Uso de cannabis e depressão (Fergusson, 2005)

Uso de cannabis e depressão ajustado para covariáveis (Fergusson, 2005)

Conclusão sobre a associação de uso de cannabis e depressão No mundo real, o uso, pelo menos 1x/semana, de maconha, está associado a um aumento de chance para depressão de 6xs aos 15 anos e 3xs aos 20. Feitos todos os ajuste para covariáveis, usuários de pelo menos 1x/semana de cannabis têm 1.7 vezes mais chances de terem depressão que não usuários (Fergusson, 2005).

Maconha e Esquizofrenia

Uso de maconha e esquizofrenia: dobra o risco relativo do desenvolvimento posterior de esquizofrenia Arseneault, Cannon, Witton & Murray. (2004) 2) A eliminação do uso de maconha, em estudo populacional, reduziu a incidência de esquizofrenia em 8% Arseneault, Cannon, Witton & Murray. (2004)

ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DE CANNABIS E SINTOMAS PSICÓTICOS AJUSTADO PARA COVARIÁVEIS (Fergusson, 2005)

Conclusão sobre a associação de uso de cannabis e sintomas psicóticos Feitos todos os ajuste para covariáveis, usuários diários de cannabis têm 1.6 a 1.8 vezes mais chances de terem sintomas psicóticos que não usuários (Fergusson, 2005).

Prejuízo do desempenho escolar Resumo: Efeitos associados ao uso de Maconha Prejuízo do desempenho escolar Dependência em 5 a 50% dos usuários conforme a faixa etária considerada Aumento da chance de se envolver com outras drogas Sintomas psicóticos, esquizofrenia e depressão

A tendência atual é rever a importância do papel da maconha como fator de agravo à saúde, principalmente de adolescentes, sobretudo no impacto de seu uso sobre a vida escolar (Babor, 2002)

(%) de dependência de cannabis (aos 25 anos) e qualidade do vínculo parental (aos 15 anos) (Fergusson, 2005)

(%) de dependência de Cannabis (aos 25 anos) e medida de vinculação parental (0-16anoss) (Fergusson, 2005) % de Dependência de Cannabis N

Atualmente recomendamos que as pessoas com risco cardíaco façam dieta, exercícios físicos, parem de fumar e tomem um cálice de vinho por dia. Elas só tomam um cálice de vinho, às vezes bem mais (Luchese, 2004) Talvez uma das maiores responsabilidades médicas da atualidade brasileira, com adolescentes, é informar corretamente os efeitos da maconha, pois sobre ela existe muita glamorização decorrente da ignorância, sobretudo nessa faixa etária (Ramos, 2004)

Muito obrigado serramos@terra.com.br