Administração de sistemas operacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais - Aula 6
Advertisements

Curso Basico de Linux Marcela Santos
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Comandos do Linux SO II.
Algoritmos.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Gerenciamento de Usuários
Gerência de Processos no Linux Prof. Antônio Rogério Ramos Pelo menos esse, fui eu que fiz!!!
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Concepts and Capabilities
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Hardening Linux
Instalação de Sistemas Operacionais
Interpretador Online.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Sistemas Operacionais
Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.
Guia de Abertura de Chamado
Sistemas Operacionais
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Professor: Cristiano Mariotti
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
Professor Cristiano Mariotti
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Sistemas Operacionais II O Shell Bash. Objetivos Conhecer a sintaxe dos comandos; Trabalhar com funções; Trabalhar com variáveis; Expressões aritméticas;
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
WINDOWS EXPLORER.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Iº Workshop Linux da Unijorge
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Aula – Sistemas Operacionais
Retaguarda - Cadastro de PDV
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Switches Configurações Básicas. Help No prompt, digite sinal de interrogação.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Shell Script Parte 2.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva
Transcrição da apresentação:

Administração de sistemas operacionais Aula 07 Estrutura de diretórios Linux Diretórios de usuários Prof. Esp. Diovani Milhorim

Diretórios de usuários Por padrão, em sistemas linux os usuários (com exceção do root) tem um diretório de trabalho de uso restrito. Todos os diretórios de usuários são hierarquicamente localizados abaixo do diretório /home. O usuário root possui um diretório de trabalho fora da hierarquia do diretório /home. Este diretório se situa abaixo da raiz do sistema de arquivos, sendo denominado de /root.

Diretórios de usuários Encontramos no diretório de cada usuário os seguintes arquivos ocultos relacionados com o processo de início de sessão do usuário: ~/.bash_profile ~/.bash_login ~/.profile Quando o sistema é disponibilizado através de um shell que requer login (nome e senha), o bash procura estes arquivos em seqüência e executa os comandos contidos, caso existam. obs: O sinal “.” colocado no início do nome do arquivo o torna oculto para o sistema. O sinal “~” indica o diretório do usuário.

Diretórios de usuários Encontramos também no diretório do usuário o arquivo .bash_logout, onde se colocam os comandos que se deseja executar quando o usuário finaliza sua sessão no sistema. Existe ainda o arquivo ~/bashrc em que são colocados os comandos que devem ser executados ao se disponibilizar um shell sem login ao usuário.

Diretórios de usuários Figura 01 : arquivos típicos de diretório de usuário

Diretórios de usuários Encontramos também no diretório de usuário o arquivo oculto ./bash_history onde estão armazenados os últimos comandos digitados pelo usuário. Por padrão, são armazenados os últimos 500 comandos digitados numa mesma sessão e isto é controlado pela variável de shell $HISTSIZE. Se for necessário modificar esse limite, modifique o valor da variável. veja o comando: #echo $HISTSIZE

Diretórios de usuários Sempre que uma sessão de terminal é encerrada, o histórico (que durante a sessão fica somenta na memória) é gravado em disco, no arquivo ~/.bash_history. Alguns comandos úteis e relacionados: $ history -c => Limpa histórico da memória $ history -w => Grava histórico no arquivo ~/.bash_history

Diretórios de usuários Existe a possibilidade de se criar usuários sem diretório no sistema de arquivo utilizando o comando adduser. Exemplo: #adduser –-no-create-home usuario Podemos também criar um usuário com diretório já existente. Isto é útil para fazer com que vários usuários compartilhem um mesmo diretório. exemplo: #adduser –d publico usuario

Diretórios de usuários Segurança. Cada usuário tem direito de escrita apenas em seu diretório home, ou seja, não é possível escrever em arquivos pertencentes a outros usuários e nem mesmo gravar novos arquivos em outras pastas. O usuário root é uma exceção à regra. Por ser administrador do sistema tem acesso a todos diretórios e arquivos do sistema.

Diretórios de usuários Exercício: 1) Aumente o número de comandos do histórico de todos os usuários do sistema para o número 1000. Faça que esta mudança seja permanente.

Diretórios de usuários Exercício: 2) Crie uma mensagem de boas-vindas que deverá ser exibida apenas ao seu usuário quando este fizer o login e não apareça a outros usuários.

Diretórios de usuários Exercício: 3) Crie três usuários (ana, jose e jonas) que tenham em comum o diretório home /home/publico.

Diretórios de usuários Exercício: 4) Crie o usuário visitante sem diretório home e configure o sistema de forma que ao se logar este usuário receba a mensagem de que sua conta é uma “conta restrita”.