(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Transcrição da apresentação:

(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra A Candeia e o Alqueire (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire Introdução Candeia e alqueire representam a simbologia da transmissão do conhecimento. Mostraremos que a transmissão conhecimento deve ser proporcional à compreensão do ouvinte. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire Endereço Bíblico 1. “Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire; mas se a coloca sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa”. (São Mateus, cap. V., v. 15) 2. “Não há ninguém que, depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso ou a coloque sob uma cama; mas a põe sobre o candeeiro a fim de que aqueles que entrem veja a luz; porque não há nada de secreto que não deva ser descoberto, nem nada de oculto que não deva ser conhecido e manifestar-se publicamente”. (São Lucas, cap. VIII, v. 16 e 17) 3. “Seus discípulos, se aproximando, disseram-lhe: por que lhes falais por parábolas? E, lhes respondendo, disse: porque, para vós outros, vos foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas, para eles, não foi dado. Eu lhes falo por parábolas, porque vendo não vêem, e escutando não ouvem nem compreendem. E a profecia de Isaías se cumprirá neles quando disse: vós escutareis com vossos ouvidos e não ouvireis; olhareis com vossos olhos e não vereis. Porque o coração deste povo está entorpecido e seus ouvidos tornaram-se surdos, e eles fecharam seus olhos de medo que seus olhos não vejam, que seus ouvidos não ouçam, que seu coração não compreenda, e que, estando convertidos, eu não os curasse”. (São Mateus, cap. XIII, v. de 10 a 15) (Kardec, 1984, p.283) 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire Conceito Candeia - Pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de- flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de emprego em casas pobres. Alqueire - Antiga medida de capacidade para secos e líquidos, variável de terra para terra. Na Europa correspondia, pouco mais ou menos a 13 litros; na China, entre 10 e 31 litros. No Brasil, medida agrária que varia de acordo com a região: 48.400m2 (Rj, Go e Mg) e 24.400m2 (SP) 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire Simbologia Tirar o que está oculto debaixo, mais propriamente, o que está no interior. Na mitologia, o deus irlandês Diancecht mata o seu filho Miach (alqueire). A filha de Diancecht, chamada Airmed, classificou as trezentas e sessenta e cinco plantas que cresceram sobre o túmulo de seu irmão, Miach. Diancecht, entretanto, colocou-as novamente em desordem, a fim de que ninguém pudesse utilizá-las. Miach (alqueire) simboliza a medida de equilíbrio cósmico, e Diancecht mata o próprio filho porque o conhecimento das plantas não deve ser divulgado. Ele põe esse conhecimento “debaixo do alqueire”. (Chevalier, 1992) 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Evangelho - do grego Euangélion, significa “boa- notícia”. A Candeia e o Alqueire O Evangelho de Jesus Evangelho - do grego Euangélion, significa “boa- notícia”. No Velho Testamento, Deus comunica os seus anúncios de alegria aos patriarcas, a Moisés, aos chefes e aos profetas de seu povo. No Novo Testamento, Deus dá o maior dos “anúncios”, o anúncio de Jesus. O Evangelho torna-se então “o alegre anúncio” da vinda do Cristo salvador e a proclamação da sua missão. (Battaglia, 1984, p.19 a 21) 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Ambiente Histórico em que o Evangelho Nasceu A Candeia e o Alqueire Ambiente Histórico em que o Evangelho Nasceu Judaísmo, formado e alimentado pelos livros sacros do Antigo Testamento. O Cristianismo apareceu (historicamente) como continuação do judaísmo. Jesus e os apóstolos eram judeus. Os primeiros ouvintes do Evangelho e os primeiros convertidos eram adoradores do Deus de Israel e seguidores da legislação mosaica. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

- Conhecer é reproduzir em nosso pensamento a realidade A Candeia e o Alqueire Conhecimento Conhecimento é a relação existente entre e o sujeito e o objeto, a consciência e o objeto. Assim: - Conhecer é reproduzir em nosso pensamento a realidade - Damos o nome de conhecimento à posse deste pensamento que concorda com a realidade. - À concordância do pensamento com a realidade, chamamos verdade. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire Tipos de Conhecimento a) Conhecimento “folk” - Processo pelo qual adquirimos conhecimento ao longo da vida. b) Conhecimento literário - Processo de conhecimento envolvendo o uso da escrita. c) Conhecimento científico – Processo característico dos últimos 300 anos (teórico-experimental). d) Conhecimento filosófico – Processo de autoconhecimento do ser humano. e) Conhecimento religioso, - Processo de relacionamento entre criatura e criador. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

A palavra símbolo presta-se a muitas significações. A Candeia e o Alqueire Linguagem Simbólica A palavra símbolo presta-se a muitas significações. Confundimo-la com a metáfora, a alegoria, a parábola, o apólogo etc. Há, até um matéria filosófica, denominada simbólica, que estuda a gênese, o desenvolvimento, a vida, a morte e a ressurreição do símbolo. Em se tratando dos ensinamentos de Jesus, precisamos extrair a essência daquilo que ele deixou velado, ou seja, a simbologia de sua linguagem. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Pedagogia de Jesus: Educação A Candeia e o Alqueire Pedagogia de Jesus: Educação A educação é um processo lento, realizado através do diálogo. Pelo diálogo, as gerações mais experimentadas transmitem às mais jovens a riqueza de seus conhecimentos e vivências. Cristo é o grande educador da humanidade. Para educar o povo, recorreu à pedagogia da época: parábolas, hipérboles gráficas e alegorias. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Pedagogia de Jesus: Parábolas A Candeia e o Alqueire Pedagogia de Jesus: Parábolas Parábola é um relato que possui sentido próprio, destinado, porém, a sugerir, além desse sentido imediato, uma lição moral. As parábolas evangélicas contadas por Jesus são imagens tomadas das realidades terrestres para serem sinais das realidades reveladas por Deus. Elas precisam de uma explicação mais profunda. O conhecimento exotérico e o conhecimento esotérico estão implícitos nas parábolas. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Pedagogia de Jesus: Mistério do Reino dos Céus A Candeia e o Alqueire Pedagogia de Jesus: Mistério do Reino dos Céus Mistério - Evoca a idéia de coisa secreta. É dogma religioso cuja compreensão está acima da razão humana. Ensinamento dado à parte aos iniciados em uma doutrina ou religião. Ex.: mistério eleusíaco, órfico... Reino dos Céus - É uma realidade misteriosa que só Jesus pode dar a conhecer. Jesus revela o reino dos céus às crianças, aos humildes e aos pobres de espírito. Nega-o, porém, aos prudentes. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Espiritismo: Reino dos Céus A Candeia e o Alqueire Espiritismo: Reino dos Céus Não é um lugar circunscrito. Nem governo ou Estado. É o governo do cada um pela obediência às leis naturais, inscritas por Deus em nossa consciência. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Espiritismo: Falar por Parábolas A Candeia e o Alqueire Espiritismo: Falar por Parábolas Jesus falava, exotericamente, de modo obscuro, somente com relação aos aspectos mais abstratos de sua doutrina. Quanto à caridade, falava claramente. Com os apóstolos, mais aptos a compreender o alcance de sua doutrina, falava mais abertamente. E, mesmo com estes, não disse tudo. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Espiritismo: Mistério A Candeia e o Alqueire Espiritismo: Mistério É um instrumento valioso para as religiões, pois seus propagadores não podem fornecer uma luz mais intensa do que aquela que os seus adeptos possam absorver. O Espiritismo vem hoje lançar luz (com critério) sobre uma multidão de pontos obscuros. Transmite sucessivamente e gradualmente as diversas partes conhecidas da doutrina. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Todos podemos ser os arautos do Senhor. A Candeia e o Alqueire Conclusão Todos podemos ser os arautos do Senhor. Estudemos os princípios fundamentais da doutrina e penetremos no âmago do psiquismo humano. Tal empreendimento auxiliar-nos-á eficazmente no sentido de transmitirmos o conhecimento espiritual de acordo com a capacidade de entendimento daqueles que nos ouvem. 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire

Bibliografia Consultada A Candeia e o Alqueire Bibliografia Consultada BATTAGLIA, 0. Introdução aos Evangelhos — Um Estudo Histórico-crítico. Rio de Janeiro, Vozes, 1984.  BOULDING, K. E. O Impacto das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, 1974.  CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 6. ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1992.  HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. 4. ed., Coimbra, Armênio Amado, 1968.  IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo, Edições Paulinas, 1983.  KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, 1984.  LEON-DUFOUR, X. e OUTROS. Vocabulário de Teologia Bíblica. Rio de Janeiro, Vozes, 1972. Texto em HTML: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/candeia-e-alqueire.htm 15/12/2010 A Candeia e o Alqueire