PRÁTICA 8 – PLANEJAMENTOS DE CARDÁPIOS PARA ESCOLAS E CRECHES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

Uma experiência em creche
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
Dia Mundial do Ovo Criado em 1996 pelo International Egg Commission, com sede em Londres, o Dia Mundial do Ovo é celebrado na segunda sexta-feira do mês.
A ESCOLA EM QUE TRABALHO
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Crislaine Gisele Pontes
10 dicas para uma alimentação saudável
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
MINISTÉRIO DO ESPORTE. MINISTÉRIO DO ESPORTE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR – ASCES Convênio: 112/2008 Vigência: 25 meses Atendimento de:
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
INTRODUÇÃO CONCLUSÃO OBJETIVO MÉTODO
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
GUIMARÃES, MPS¹; FERNANDES, L¹; FERNANDES, AS¹; RODRIGUES, MAS²; CORREIA, MITD³. 1 Graduandas de Nutrição/ UFMG. 2 Doutoranda de Nutrição da UFMG. 3 Professora.
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Quantidade definida pelo Setor!. SAL FUNDAMENTAL: 0,0015 x Média do número de REFEIÇÕES SALGADAS x número de dias letivos do mês do cardápio INFANTIL:
Escovação Aluna: Claudete G. Ottoni
Programa de Alimentação do Trabalhador
Dia de Actividades Alimentação Saudável
O Departamento de Nutrição e o GET orgulhosamente apresentam...
EFEITO SANFONA: COMO SE LIVRAR?
ATIVIDADES SUBSEQUÊNTES À PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
Dimensionamento das áreas
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Novembro 2005.
P ERFIL DO RESTAURANTE Inaugurado em, 1970 “o Bar, Restaurante e também “Café”, está localizado na região da Liberdade em São Paulo – SP. A mudança na.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO Nutrição - 6ASMP
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
2.2 - NVE – Núcleo de Vida Escolar
Restaurante Universitário - RU.  O Restaurante Universitário da UFPR possui quatro unidades em Curitiba - Central, Centro Politécnico, Jardim Botânico.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
TÉCNICOS RESPONSÁVEIS: MARA ROSELI AYRES MARTINUZZI – NUTRICIONISTA MARIA DA GRAÇA SACILOTO DE BASTOS - NUTRICIONISTA.
Produtos Herbalife Lanches Saudáveis Barra de Proteína Brownie e Citrus Lemon barra com cobertura chocolate, um lanche saudável, prático e conveniente,
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
TDE 2, Seminário e Atividade
PLANO DE ENSINO NUTRIÇÃO HUMANA Prof. Luciene Rabelo.
SOCIEDADE PRO-MENOR BARÃO GERALDO Endereço: Av. Angelino Gregório, nº 110 – Jardim América Fone – 019 – Barão Geraldo – Campinas.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Obesidade infantil- influencia da propaganda
PROPOSTA DE TRABALHO DE CAMPO: 8º ano - Ensino Fundamental II REP LAGO.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Este aplicativo fala sobre a Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais. Pode ser utilizado em sala de aula, ou em casa para relembrar.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
SAÚDE PÚBLICA E NUTRIÇÃO Prof.ª: Ana Leiro Atividade de Observação sistemática (Alimentação Escolar) EQUIPE: Roquelina Cerqueira Rosa Mattos Roseli Rocha.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE TÉCNICA DIETÉTICA II
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
GP KIDS 14 de Janeiro de 2012.
Tarefa 1: Aplicações Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
PAT: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
Como Montar um Prato Saudável? CAFÉ DA MANHÃ LANCHES ALMOÇO E JANTAR SAÚDAVEL.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA 8 – PLANEJAMENTOS DE CARDÁPIOS PARA ESCOLAS E CRECHES Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas METROCAMP Curso de Nutrição PRÁTICA 8 – PLANEJAMENTOS DE CARDÁPIOS PARA ESCOLAS E CRECHES

ROTEIRO PARA PROVA 2

ROTEIRO PARA PROVA 2 ROTEIRO: Realizar uma proposta de cardápio para uma creche que atende crianças de 1ano a 6 anos (incompletos). A proposta deverá ser realizada para o mês de OUTUBRO. Como se trata de uma creche, e a mesma trabalha de segunda a sexta-feira, o cardápio deverá ser realizado para 20 dias.

ROTEIRO PARA PROVA 2 ROTEIRO: Na semana do dia das crianças (dia 12 de outubro), o cardápio deverá ser especial. Dessa maneira, algumas preparações deverão ser diferenciadas, indicando a festividade. Deverá ser realizado PORCIONAMENTO das preparações de uma semana (essa semana poderá ser escolhida aleatoriamente.

ROTEIRO PARA PROVA 2

ROTEIRO PARA PROVA 2 Não será necessário ser os cinco primeiros dias). O porcionamento de todas as refeições será realizado com o intuito de ser entregue aos professores/ajudantes/cuidadores. Os cálculos deverão ser realizados para os seguintes grupos escolares:

ROTEIRO PARA PROVA 2 Berçário II (1 ano a 2 anos); Maternal I (2 anos a 3 anos) e Maternal II (3 anos a 4 anos); Jardim I (4 anos a 5 anos) e Jardim II (5 anos a 6 anos);

ROTEIRO PARA PROVA 2 A porção deverá ser realizada conforme as seguintes referências e faixa etária: Crianças de 3 meses a 2 anos: Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos (Ministério da Saúde); Crianças de 2 a 6 anos: Guia Alimentar para a população brasileira: Promovendo a Alimentação Saudável (Ministério da Saúde).

Guia Alimentar para Crianças menores de 2 anos

ROTEIRO PARA PROVA 2 Realizar a média do VET entre meninos e meninas Determinar o VET de cada faixa etária: 1 a 2 anos; 2 a 3 anos; 3 a 4 anos; 4 a 5 anos; 5 a 6 anos Realizar a média do VET entre meninos e meninas

EER para meninos de 3 a 18 anos

EER para meninas de 3 a 18 anos

EXEMPLO DE CÁLCULO: 1ª Série do Ensino Fundamental (Temos crianças de 5 e 6 anos matriculadas nesta série) Verificar nas tabelas o VET de meninas e meninos de 5 a 6 anos e fazer a média Menina (5 anos) = 1359 Kcal Menina (6 anos) = 1431 Kcal Menino (5 anos) = 1446 Kcal Menino (6 anos) = 1515 Kcal Média 5751 Kcal ÷ 4= 1437,75 Kcal

ROTEIRO PARA PROVA 2

ROTEIRO PARA PROVA 2

ROTEIRO PARA PROVA 2 Para montar o quadro de distribuição calórica, considerar pequenas refeições (hidratação, colação e mamadeira, de 5 a 10% do VET) Para almoço, jantar e lanches, considerar de 15 a 30% do VET Veja o exemplo a seguir . . .

ROTEIRO PARA PROVA 2

ROTEIRO PARA PROVA 2 Refeição % do VET Kcal Lanche da Manhã 5% 72 Kcal Almoço 25% 360 Kcal Hidratação Lanche da Tarde 15% 216 Kcal Jantar 20% 288 Kcal Casa do Aluno* 30% 431 Kcal Segundo os cálculos, para os alunos da 1ª Série, deverão ser oferecidos 1438 Kcal em média

ROTEIRO PARA PROVA 2 558,27 Kcal

ROTEIRO PARA PROVA 2

ATIVIDADE Para ser entregue, calculado no Programa DIET PRO, na próxima aula (21/10)

Atividade