FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Ética e subjetividade – uma reflexão
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
A Natureza Humana e o Dever
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
O pensador da ética: Nietzsche e a Moral
Inteligência Ética e Moral
ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
Ética contemporânea.
Ética profissional e aspectos legais
Filosofia
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
Cícero paulino dos santos costa
Introdução ao conceito de ÉTICA
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
Professoras Camila e Fátima
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O PORQUÊ DA ÉTICA.
Ética e Responsabilidade social
Senso e consciência moral
A LIBERDADE Prof. Lucas Villar
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Disciplina: Ética e Exercício da Profissão
Professor Romildo Tavares
O QUE É FILOSOFIA ?.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
ÉTICA.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Moral e Direito.
FILOSOFIA PROFª MARCELA
IDEOLOGIA.
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
A ética.
Fundamentações e perspectivas
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015 IMMANUEL KANT – AULA 02.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
Ética.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
UFC- FAMED-DSC Núcleo de Educação e Bioética UFC- FAMED-DSC Núcleo de Educação e Bioética Aula 3 do Curso Bioética e Cidadania: Bioética e Cidadania: FORMAÇÃO.
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
ARISTÓTELES.. “Aristóteles representa o apogeu do pensamento filosófico grego, e o mesmo se pode dizer para a filosofia do direito. Após sua morte, durante.
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Ética.
ÉTICA E MORAL
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima

VIDA ÉTICA – CONDUTA ÉTICA AGENTE MORAL – AGENTE CONSCIENTE – AGENTE LIVRE Consciente – conhece as diferenças entre os opostos; é capaz de julgar os próprios atos segundo valores morais. Responsável – reconhece o impacto de suas ações sobre a vida comum.

As exigências da situação Conseqüências para si e para os outros; O AGENTE MORAL entra em ação toda vez que precisa deliberar: escolher entre alternativas possíveis. Para isso, avalia: Os interesses pessoais; As exigências da situação Conseqüências para si e para os outros; A conformidade entre meios e fins; Respeito ou transgressão do estabelecido.

À deliberação chamamos Vontade, que deve ser Livre, isto é, sem coação ou imposição.

VALORES QUE FORMAM O CONTEÚDO MORAL O AGENTE MORAL Consciente – de si e dos outros como sujeitos éticos; Vontade – capacidade de controle e de deliberação e decisão; Responsável – reconhecer-se como autor da ação; assumir as conseqüências; Livre – poder para autodeterminar-se, não estar submetido a ações externas.

Sobre o sujeito livre... ... ele pode assumir um papel de passividade ou de atividade.

Passividade – ocorre quando o sujeito é governado pelos próprios impulsos, pela opinião alheia, pelas circunstâncias, pela vontade alheia; não exerce a própria consciência nem vontade.

Atividade – controla seus impulsos, discute o sentido dos valores estabelecidos (e dos fins); discute se podem ser substituídos; considera os outros sem subordinar-se cegamente; responde pelo que faz; é AUTÔNOMO.

VALORES QUE FORMAM O CONTEÚDO MORAL 2. OS VALORES OU FINS ÉTICOS Os grupos e culturas são quem definem para si os seus VALORES, baseados sempre no que acreditam ser o melhor como sentimento, conduta e ação; é o modo de realizar a excelência de um modo de ser.

VALORES QUE FORMAM O CONTEÚDO MORAL 3. MEIOS MORAIS Os valores morais são os fins; os meios justificáveis para se alcançá-los devem estar em conformidade com os fins

Discernimento – capacidade de distinguir o que é justo e injusto; certo e errado, bem e mal, de acordo com o que foi estabelecido pela sociedade; não nasce conosco, portanto; a pessoa moral faz-se ao longo da existência, é educada para os valores morais de uma sociedade

A FILOSOFIA MORAL A moral é instituída por cada grupo: quando este é fortemente hierarquizado, pode criar várias morais. A existência de uma moral não implica, necessariamente, na existência de uma ética. A moral, os valores, são ‘naturalizados’, perpetuados, sacralizados, tornados inquestionáveis.

A ética surge para discutir, problematizar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes, compreender o caráter de cada pessoa.

ETHOS Costume Caráter, índole natural, temperamento (características pessoais de cada um)

SÓCRATES O método socrático revelava que o que se sabia e fazia apenas repetia ou sacralizava o que já existia; e que os atenienses confundiam fatos e valores, isto é, ignoravam as causas ou razões, porque valorizavam certas coisas... e desprezavam outras; fazia indagar pela origem e a essência das virtudes; questionava os costumes estabelecidos e indagava pelas disposições do caráter

ARISTÓTELES Distinção do... saber teórico – independe de nós; seres e fatos que agem independentes de nós; e saber prático – conhecimento daquilo que é conseqüência de minha ação; ética e política são saberes práticos, que podem ser práxis e técnica

Práxis – mantém inseparáveis o agente, a sua ação e a finalidade desta ação, isto é, ‘somos aquilo que fazemos’. Técnica – o agente, a ação e a finalidade estão separados, independem uns dos outros.

Referência bibliográfica CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.