Apresentação do Projeto Piloto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Engenharia de Software
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Arquitetura e implementação
Garantia da Qualidade Mário Eduardo. 2 Desafios & Soluções.
Análise de Projeto Responsáveis: José Clodoaldo. João Lessa.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Gerenciamento da Integração
Instituto de Pesquisas Eldorado
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Processo e Método de Avaliação MPS
Alunos: Artulanez Souza Iony Melo
Rational Unified Process
Extreme Programming.
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
RUPinho Qualidade de Software
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
Reunião Comitê Gestor Projeto Pje/JT
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Gerenciamento de Integração.
Disciplina Implantação
PFC Projeto Final de Curso
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Gerenciamento da Qualidade
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Interação entre grupos de processos
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip
Alocação PLUS by ABC Apresentação do Projeto Piloto.
Integração.
UML e a Ferramenta Astah
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
Apresentação Final DONE is Open Not Enclosed - A free Software Factory 22/08/05.
Apresentação Sistema De Atendimento ServControl
Engenharia de Software e Sistemas
Objetivos deste módulo
USB Host Remote Unit Status Report 2. Roteiro Projeto Primeiro Release Organograma Apoena –Arquitetura –Microcontrolador –Comunicação –Aplicação Andamento.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
MHP – RFP 2 Luiz Eduardo Sílvio Meira Jones Albuquerque
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Wi-Fi Information Service Bruno Lins Fernando Kakimoto.
Clínica Digital Projeto de Desenvolvimento de Sistema Corporativo - Parte II -
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
O uso de XP em uma Organização CMM 2 Renata Endriss
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
SISTEMA CONTáBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496
Assessora de Planejamento/Secretaria de Informática Cybele Caldeira Macedo JUNHO/2005 Implantando a Cultura de Gestão de Processos.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Sistema de Apoio à Gestão do Fomento na IFP by ABC.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Projeto Integrador Proposta de ProjetoGlossárioPlano de ProjetoLista de RequisitosDocumento de Visão Projeto Integrador9.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projeto Piloto SIMULARE by USINA Apresentação do Projeto Piloto

Agenda Cronograma Histórico Resultados Concretos Dados do Projeto Snapshots Projeto x Processo Conclusões Futuro

Cronograma Lista de artefatos e datas previstas e de entrega de acordo com RFP e SLA Artefatos Tempo Proposto Tempo Entregue PBs Peso Doc. Requisitos 00:00 PM 25/04/2004 23:00 PM 25/04/2004 (+) 1:00 0.3 Doc. Arquitetura 00:00 PM 27/04/2004 17:13 PM 27/04/2004 (+) 6:47 Release 1 00:00 PM 30/04/2004 22:56 PM 30/04/2004 (+) 1:04 0.2 SALDO (+) 2:33 Release 2 00:00 PM 09/05/2004 13:41 PM 09/05/2004 (+) 7:39 (+) 3:35 Release 3 00:00 PM 14/05/2004 22:40 PM 13/05/2004 (+) 1:20 (+) 3:51 1ª 2ª 3ª 4ª Mostrar um historico das atividades Mostrar que o que foi proposto na SLA foi entregue!!!!! Mesmo sem termos um SQAP, SPMP, e SCMP concisos. Se possível mostrar os artefatos previstos e entregues por semana, e as atividades macros que foram executadas e tbm os artefatos desejáveis e atividades desejáveis. EXEMPLO: 1 semana (19-abr) Previsto/Executado entrega de RFP e apresentacao da fabrica Desejável/Nao executado planos(SQAP, SPMP, SCMP) deveriam estar prontos treinamento no processo e nas ferramentas deveria ter sido feito!!! 2 semana (26 - abr) entrega de doc de REQUISITOS entrega de doc de ARQUITETURA entrega de 1st prototipo Desejável/Nao Executado atualização do site do projeto simulare 3 semana (03-mai) 2nd prototipo 4 semana (10-mai) 3rd prototipo atualizacao do site do projeto simulare e da fabrica usina Nao executadas por completo planos revisados, mas nao foram aprovados e tampouco estao no cvs Mostrar a dedicação da equipe, com as diversas reuniões que foram realizadas Mostrar o site O antigo do sf.net e o novo do tigris.org Mostrar o programa rodando Ou entao, snapshots Mapear funcionalidades propostas na SLA com o programa rodando em realtime na hora da apresentação Mostrar o comprometimento de cada membro da equipe!?!?!

Histórico 1/2 Semana 1 Semana 2 Entrega de RFP; Apresentação da fábrica; Planos (SQAP, SPMP, SCMP); Treinamento: Processo e Ferramentas. Semana 2 Entrega de documento de Requisitos; Entrega documento de Arquitetura; Entrega do primeiro protótipo; Planos (SQAP, SPMP, SCMP); Atualização do site.

Histórico 2/2 Semana 3 Semana 4 Entrega do segundo protótipo; Planos (SQAP, SPMP, SCMP); Atualização do site. Semana 4 Atualização dos sites: USINA e SIMULARE; Submissão de artigo de relato de experiência Migração do SIMULARE para o tigris.org; Apresentação; Planos (SQAP, SPMP, SCMP).

Resultados Concretos Artigo Submetido Mudança do site do projeto Relata o processo da USINA e... Lições aprendidas durante o processo. Mudança do site do projeto Sourceforge x SourceCast; simulare.sf.net -> usina.tigris.org. Entrega do projeto piloto Disponibilização do projeto em um .zip para a comunidade OSS Aqui seria legal mostrar no site o .zip para download, o qual contem a estrutura de diretórios e templates para o cara começar seu projeto do zero já tendo uma monte de coisas para sua estrutura.

Dados do Projeto Levantamento de Requisitos, Ajustes dos Requisitos: ~ 30 horas Definição da Arquitetura, Projeto da Arquitetura: ~ 54 horas Implementação: 57 classes 2530 linhas de código ~ 98 horas Testes ~ 17 horas Release ~ 23 horas TOTAL: ~ 222 horas

Inicialização do Sistema Snapshots 1/5 Inicialização do Sistema

Configuração do Sistema Snapshots 2/5 Configuração do Sistema

Snapshots 3/5 Tela de Visualização

Simulação em Andamento Snapshots 4/5 Simulação em Andamento

Snapshots 5/5 Fim da Simulação

Projeto x Processo Erros Acertos Treinamento no processo !!!!!!!!!!!!!! Cálculo de esforço muito otimista (8 horas pessoa/semana); Excesso de meios de comunicação; Pouca visibilidade dos artefatos e ações; Alguns artefatos com versões instáveis. Acertos Processo leve tornou a entrega do projeto exeqüível; Core-groups + Meritocracia = Comprometimento; Contribuições para a comunidade OSS. Treinamento no processo Foi verificado que é obrigatório que todos os membros do projeto estejam em sintonia e treinadas com o processo, pois não adianta termos a melhor infra-estrutura e não utilizarmos ela corretamente. E ESTE TEMPO de treinamento no processo deve ser considerado na execução do projeto final. Pecamos por não informar ao cliente que existia pouco conhecimento da equipe no processo de desenvolvimento e na utilização das ferramentas da infra-estrutura adotada. Calculo de esforço otimista Num projeto open-source onde o comprometimento não é algo muito confiável, o cálculo de esforço tem que ser realista para que algumas pessoas não trabalhem mais que outras O gerenciamento foi falho: falta de tempo, não houve redistribuição de tarefas, os documentos de planejamento não estavam prontos, a falta do conhecimento do processo e das ferramentas não foi levado em consideração, algumas pessoas se comprometeram mais do que podiam Excesso de meios de comunicacao Simaqua vs. Listas dos tigris Upload de arquivos para simaqua ou via email, ao inves da utilizaca do cvs Pouca visibilidade dos artefatos e ações Site desatualizado Métricas não foram publicadas Um acompanhamento detalhado das tarefas por parte do cliente não foi possível Projeto leve Pelo pouco overhead da geração de documentos definidos no processo, tornou com que o projeto fosse exeqüível. Core-groups vs. Meritocracia Esta idéia faz com que as pessoas para fazerem parte do core group têm que se comprometer, ou seja, só colhe os louros quem realmente trabalha Só tá faltando colocar em prática, que é formalizar a votação de entrada e saída de core memmbers dos core groups e atualizar o site. Contribuições para a comunidade OSS Como a definição da fábrica usina é uma fábrica aberta e um dos seus objetivos é prover expertise para a comunidade OSS, o seu funcionamento está servindo como referência para a comunidade de software livre. Um paper já foi submetido para XXX mostrando como a fábrica usina foi criada Não somente os artefatos e o processo estão disponíveis para download como também toda a estrutura do projeto simulare(site, diretorios, templates preenchidos, etc...) Ao final do projeto será possível gerar uma documentação mais detalhada mostrando todo o ciclo de vida da fabrica usina e do projeto simulare Um paper muito interessante que já poderá começar a ser escrito é a comparação das duas principais ferramentas de desenvolvimento de software colaborativo (SourceCast(by CollabNet) e SourceForge(by VA Software Corporation)

Conclusões Comprometimento de alguns membros da equipe foi decisivo Mesmo com falhas no processo o projeto foi entregue; Alguns papéis precisam de dedicação “full-time”. Reuniões presenciais ainda foram essenciais Redefinição de papéis pode ser necessária durante a execução do projeto A fábrica USINA é orientada a resultados Forte fator motivacional dentro da equipe. Mostrar um historico das atividades Mostrar que o que foi proposto na SLA foi entregue!!!!! Mesmo sem termos um SQAP, SPMP, e SCMP concisos. Se possível mostrar os artefatos previstos e entregues por semana, e as atividades macros que foram executadas e tbm os artefatos desejáveis e atividades desejáveis. EXEMPLO: 1 semana (19-abr) Previsto/Executado entrega de RFP e apresentacao da fabrica Desejável/Nao executado planos(SQAP, SPMP, SCMP) deveriam estar prontos treinamento no processo e nas ferramentas deveria ter sido feito!!! 2 semana (26 - abr) entrega de doc de REQUISITOS entrega de doc de ARQUITETURA entrega de 1st prototipo Desejável/Nao Executado atualização do site do projeto simulare 3 semana (03-mai) 2nd prototipo 4 semana (10-mai) 3rd prototipo atualizacao do site do projeto simulare e da fabrica usina Nao executadas por completo planos revisados, mas nao foram aprovados e tampouco estao no cvs Mostrar a dedicação da equipe, com as diversas reuniões que foram realizadas Mostrar o site O antigo do sf.net e o novo do tigris.org Mostrar o programa rodando Ou entao, snapshots Mapear funcionalidades propostas na SLA com o programa rodando em realtime na hora da apresentação Mostrar o comprometimento de cada membro da equipe!?!?!

Futuro Calibragem Continuidade da fábrica USINA Redistribuir responsabilidades Ajustar processo: Revisão/Leitura dos artefatos; Realização de auditorias. Continuidade da fábrica USINA Continuidade do projeto SIMULARE Submissão de paper relatando as experiências da fábrica USINA e do projeto SIMULARE Ajustar processo Revisar artefatos e etapas do processo de desenvolvimento Resolver problemas de auditorias encontrado na execução do projeto piloto Tornar a leitura dos artefatos mais user-friendly(existem muitas referências entre documentos) HTML?? Continuidade do projeto simulare INCLUIR TREINAMENTO DO PROCESSO NA EXECUçÂO DO PROJETO!!!! levando em consideração que o foco principal será mais o ajuste e real execução do processo dizer, que o intuito da equipe é realmente fazer com que o projeto simulare se torne um projeto open-source, Fork vs. Continuidade da fábrica usina ? Informar desde já que mesmo que o projeto usina ACABE, ele não será de todo um insucesso, pois a publicação de sua expertise para o meio academico e OSS já é considerada um sucesso perante os objetivos da disciplina. Mas mesmo que seja feito o fork do projeto usina, mostrar que o plano de contigencia será mover todo o site para um website de algum dos alunos da disciplina, para que ele fique visível por alguns anos, para fruto de estudos posteriores.