Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
Advertisements

Unijui - Universidade Regional Integrada
REFORMA PROTESTANTE.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
Reforma protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
História em quadrinhos
Reforma religiosa E Contra reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A Revolução Industrial
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
HISTÓRIA DA IGREJA.
Renascimento Cultural
Professor Vander História Idade Moderna
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Renascimento e Reforma.
Sociologia
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
REFORMA PROTESTANTE rOSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
REFORMAS RELIGIOSAS, ANTIGO REGIME e ABSOLUTISMO
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Religiões Uma síntese geral.
Cristianismo unidade e diversidade
Prof. Everton da Silva Correa
Reforma Protestante e Contra-Reforma
Martinho Lutero.
REFORMA PROTESTANTE.
A crise da Igreja Católica
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Reforma e Contra Reforma
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Trabalho de História CONTRARREFORMAS Aluna: Angelika Prof.: Joelma
Ecumenismo e confissões cristãs.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
A GUERRA DOS TRINTA ANOS
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma e Contra-Reforma
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
O homem no centro do mundo
Reforma e contrarreforma
A Reforma e a Contrarreforma
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
HISTÓRIA DA IGREJA.
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Conceitos e visões filosóficas
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto wilhist@gmail.com O Protestantismo Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto wilhist@gmail.com

O que foi: Fenômeno religioso que provocou a quebra da unidade do Cristianismo na Europa Centro-Ocidental, durante o início da Idade Moderna, e gerou o surgimento de novas igrejas cristãs denominadas protestantes ou evangélicas.

A geografia do Protestantismo: O ponto de partida do Protestantismo é a região do antigo Sacro Império Romano-Germânico, onde hoje está localizada a Alemanha. De lá, o movimento se espalhou pela Europa Centro-Ocidental.

A geografia do Protestantismo e seus protagonistas.

O contexto histórico: Declínio do Feudalismo; Crise sócio-econômica; Transformações no imaginário religioso; Tensões entre Igreja e nobreza; Corrupção de parte do clero.

O contexto histórico: Todo esse contexto acabou desencadeando uma série de críticas a respeito das práticas da Igreja. Esses questionamentos vinham ocorrendo há tempo, antes mesmo do desencadeamento dos movimentos protestantes. Deles, surgiram as primeiras propostas de reforma do Catolicismo Ocidental. Porém, essas primeiras críticas acabaram sendo sufocadas pela própria Igreja.

O desencadeamento dos movimentos protestantes: Aconteceu na região da atual Alemanha. Teve como estopim, a venda de indulgências e demais práticas consideradas abusivas. Seu protagonista foi o monge agostiniano, Doutor em Teologia e docente na Universidade de Wittenberg, Martin Luther (1483-1546).

Martin Luther

Marco histórico desses movimentos: 1517-Publicação das 95 teses de Martin Luther, em Wittenberg.

O movimento luterano: A consolidação do movimento religioso desencadeado por Lutero ocorreu após décadas, mediante muita luta militar e política. Paralelamente ao seu estabelecimento, as idéias luteranas se espalharam por diversos locais da Europa Centro-Ocidental e deram origem à novas religiões cristãs e à novas lutas militares e políticas.

Os legados da Reforma Protestante: Ruptura definitiva entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igrejas Cristãs Protestantes; Intolerância e guerras religiosas; Difusão da livre-interpretação da Bíblia.

Os legados da Reforma Protestante: Tradução da Bíblia do latim (ou do grego) para as línguas vulgares; Proliferação das “Igrejas Evangélicas”; Desenvolvimento de práticas e representações capitalistas (“Ética Protestante” – Max Weber).