Física Moderna Do Átomo ao LHC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Explorando Partículas
Advertisements

ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Origem do Universo.
A estrutura do átomo Parte 1
A estrutura do átomo Parte 1
ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
Teoria atômica da matéria
ESTRUTURA ATÔMICA.
Radioatividade parte I
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Assimetria do Universo
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Novas leis de conservação
Recapitulação e sistematização do curso
As antipartículas: a descoberta do pósitron
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
PARTÍCULAS ELEMENTARES
Processos de eletrização
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
2012 EDITION.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
Radiação.
Os aceleradores e detectores de partículas
Radiação Fukushima.
ASTRO-COSMO-PARTÍCULAS
Evolução dos modelos atômicos
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Radioatividade e Energia Nuclear.
Evolução dos Modelos Atômicos
Evolução dos Modelos Atômicos
SPRACE Centro Regional de Análise de São Paulo.  Do que o mundo é feito: As partículas e suas interações  Explorando o mundo subatômico: Aceleradores.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
SPRACE Centro Regional de Análise de São Paulo
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física - LapeF Transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas Maio – 2011.
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
Mecânica Quântica: A equação de Schrödinger
PARTÍCULAS ATÔMICAS Do que o mundo é feito? e O que o mantem unido?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
O que são átomos? De que são feitos?
Diagrama de Linus Pauling
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
Efeito Fotoelétrico.
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
QUÍMICA Modelos Atômicos.
MODELOS ATÔMICOS Módulo 1 – Q 2 Dos átomos aos hádrons – página - 13
FÍSICA DE PARTÍCULAS PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Fonte: Escola João XXIII Átomo Professora Janice Fonte:
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Química – frente 1A Aula 01.
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
O NÚCLEO ATÔMICO O Núcleo e Sua Estrutura Isótopos
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
CONTEÚDO: AS FORÇAS DA NATUREZA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA O MODELO PADRÃO DA FÍSICA.
É uma onda eletromagnética
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Física Moderna Do Átomo ao LHC

Isaac Newton “ A natureza e suas leis ocultavam-se nas Trevas, Deus disse “ Que Newton se faça”, e fez-se a Luz.” Alexander Pope

Max Karl Ernest Ludwig Planck “ É como uma pessoa pudesse tomar ou uma garrafa de cerveja ou cerveja nenhuma, mas fosse impedida por uma lei da natureza de tomar qualquer quantidade de cerveja entre zero e uma garrafa.” George Gamow sobre física quântica

http://www.fisicanimada.net.br/?q=fisica_moderna/blackbody_nav

Albert Einstein “ Deus não joga dados com o universo” Albert Einstein

http://www.fisicanimada.net.br/?q=fisica_moderna/photoelectric

Ernest Rutherford “Foi a coisa mais incrível que aconteceu em toda a minha vida. Era tão incrível como se você disparasse um projétil de 15 polegadas contra um pedaço de papel e o projétil ricocheteasse de volta” Ernest Rutherford

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ocJctcoYmXI

Niels Henrik David Bohr “ Todas as minhas tentativas de adaptar o fundamento teórico da física a esse conhecimento fracassaram por completo. Era como se tivessem arrancado o chão sob os pés de uma pessoa, sem nenhuma base firme sobre o qual se pudesse ter construído.” Albert Einstein, com relação às implicações da Física Quântica

http://www.fisicanimada.net.br/?q=quantica/bohr_nav

Física de Partículas

Forças Fundamentais -Força Gravitacional -Força Eletromagnética -Força Nuclear Forte -Força Nuclear Fraca

Força Gravitacional

Força Eletromagnética A força eletromagnética é a força que se manifesta entre partículas eletrizadas, englobando as forças elétrica e magnética. Responsável pela ligação entre o elétron e o núcleo atômico Sua intensidade é cerca de 100 vezes menor que a força nuclear forte.

Força Nuclear Forte A Força forte é a que mantém a coesão do núcleo atômico garantindo a união dos QUARKS para formarem os PRÓTONS E NÊUTRONS. Sua intensidade é da ordem de 1038 vezes maior que a força gravitacional. Sua ação só se manifesta para distâncias menores que 10-15m (1 Fermi), ou seja, dimensões inferiores a do núcleo atômico.

A Força Nuclear Forte também pode ser chamada de força hadrônica, ela só se manifesta entre os hádrons Os hádrons formam um grupo de partículas em que fazem parte os prótons e os nêutrons Observação: Força Nuclear Forte não atua nos elétrons, eles estão fora do seu raio de ação.

Força Nuclear Fraca Essa força é responsável pela emissão de elétrons por parte dos núcleos de algumas substâncias radioativas. Esse processo também é conhecido como Decaimento Beta

Força Nuclear Fraca Atua entre os Léptons e os hádrons Léptons: Grupo de partículas na qual faz parte os elétrons A intensidade da força nuclear fraca é da ordem de 1025 vezes maior que a força gravitacional.

Antipartículas Carl David Anderson, Americano (1905...1991) Detectou em 1932 a existência de uma partícula idêntica ao elétron. Essa partícula apresentava a mesma massa, porém carga elétrica positiva. Essa partícula foi denominada antielétron, mais tarde ela foi chamada de pósitron.

Aniquilação de Pares Acontece quando ocorre a interação entre a partícula e sua antipartícula Exemplo: Elétron ( e- ) e Pósitron ( e+ ) Nesse encontro ocorre a emissão de 2 fótons de radiação gama, fótons de alta energia. e+ + e- 2g

Antimatéria Foi o detector de partículas usado de 1953 até os anos 70. Câmara de bolhas Foi o detector de partículas usado de 1953 até os anos 70. Partículas carregadas são atiradas em um líquido aquecido acima de seu ponto de ebulição. As partículas deixam para trás um rastro constituído de bolhas. Assim é fácil achar a trajetória das partículas e descobrir coisas importantes como sua carga e sua massa. 

Medindo as Cargas Trajetórias Os sinais das partículas carregadas podem facilmente ser determinados já que elas se curvam para direções opostas.

Aceleradores de Partículas Descobertas: antipróton e antinêutron As antipartículas constituem o que chamamos de antimatéria.

Partículas Fundamentais da Matéria Até o momento consideradas indivisíveis. Partículas Fundamentais Hádrons Fótons Léptons Mésons Bárions Léptons Elétron, neutrino, múon, tau e suas antipartículas

Hádrons Mésons Um tipo de méson, o  ou píon, foi descoberto por um físico brasileiro, chamado de Cesar Lattes, em 1947, nascido em Curitiba. Bárions Próton, Nêutron, Lambda, Sigma, Omega e suas antipartículas são chamadas de bárions

LHC – Grande Colisor de Hádrons

LHC – Grande Colisor de Hádrons Possui um túnel de 27 km de extensão que era usado no Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons (LEP). Ao invés de colidir pósitrons e elétrons, a colisão agora será entre prótons. A energia total de colisão entre dois prótons será da ordem de 14 TeV, com essa energia espera-se observar traços do Bóson de Higgs, se estes efetivamente existirem.

LHC – Grande Colisor de Hádrons Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares, entre muitas outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs Se a teoria de campos de Higg estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da supersimetria. Experiências que investigam a massa e a interação do gráviton também serão realizadas. Essas experiências irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países. As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de cargas e energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do já conhecido Modelo Padrão.

LHC – Grande Colisor de Hádrons

LHC – The Large Hadron Collider