Adjunto Adverbial O patrão chama a criada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
ESTUDO DO VERBO.
CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Frase - Oração - Período
Olá, Boa tarde! Eu sou o Funções Sintácticas, mais conhecido por FS. Hoje, vou explicar- -vos como se faz a análise sintáctica de uma frase. Espero que.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
Língua Portuguesa Complemento Nominal Fátima Liporage.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Exemplo 1: Choveu Ontem - Adjunto Adverbial de tempo.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COMPLEMENTO NOMINAL Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido.
Pronomes Relativos.
TRANSITIVIDADE VERBAL
Classificações das conjunções
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
OS VERBOS E O PREDICADO.
Professora: Raysa Ferreira
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
gestaoedidatica.com Português RenatoCrissafi
Língua Latina II Giane Mota
Análise Sintática Parte 2.
Por que, por quê, porque, porquê
Transitividade Verbal
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Classes de palavras: o advérbio
Grupos frásicos Porto Editora.
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Crase Gramática.
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Orações Subordinadas Substantivas
Perguntados de A culpa é das estrelas !
Perífrases verbais.
Jogo Gramatical Jogar.
PREPOSIÇÃO E AS RELAÇÕES DE SENTIDO
PREDICAÇÃO VERBAL.
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
Preposição e sua construção de sentido
PORTUGUESE GAME JOGAR.
Prof.ª irlane Araújo.
VERBOS E COMPLEMENTOS VERBAIS MENSAGEM COMPLETA!.
Pré-vestibular Quilombo Ilha
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
GRUPOS CONSTITUINTES DA FRASE
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
TERMOS RELACIONADOS AO VERBO Profª.: Aline Bernar Matéria: Gramática.
Período Composto.
Particularidades Gramaticais Aula 1
Noções básicas.
Resumo Assuntos estudados
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Emprego dos Porquês.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Transcrição da apresentação:

Adjunto Adverbial O patrão chama a criada A frase apresenta uma estrutura mínima e coerente, mas é possível completá-la. acrescentando determinações de :tempo, lugar, causa, modo, meio, etc. Por medo, o patrão chama muitas vezes durante a noite a criada ao quarto, com voz rouca, para as providencias costumeiras.

A aderência desses complementos ao centro da organização sintática que é o verbo, se verifica por meio de algumas perguntas: - chama por que? - chama quantas vezes? - chama quando? - chama para onde? - chama como?

Para exprimir estes e outros tipos semânticos de adjuntos adverbiais o latim utiliza: A) Advérbios: -tempo: aliquando = um dia; -lugar: hic= aqui; -modo:admodum=inteiramente; B) Advérbios interrogativos: -Quibus auxiliis?= com que meios? -Quomodo?= como?

Ablativo= nome (adjunto adverbial)+ morfema funcional E o que é o adjunto adverbial? Adjunto adverbial= combinação de dois morfemas (preposicional+funcional)

Exemplos 1. Adjunto Adverbial de Lugar: A)Responde a pergunta UBI?(onde?) -português preposição utilizada EM(+artigo) -Latim preposição utilizada IN + nome no ablativo. Puella equum in campo uidit. ( A menina viu o cavalo no campo).

B) Responde a pergunta UNDE?(de onde?) -português preposição utilizada DE(+artigo) -Latim preposição utilizada E + nome no ablativo.(EX, caso o nome inicie por vogal) Ex.: 1b. Columba e nido uolauit. (A pomba voou do ninho) 2b. Ex argilla statuam fecimus. (Fizemos uma estátua de argila.)

C) Responde a pergunta QUO?(para onde?) - portuguêspreposição utilizada A ou PARA -Latimo nome recebe a mesma flexão do nome como objeto direto, isto é acusativo; PREPOSIÇÃO IN+ACUSATIVO=deslocamento para dentro do lugar; AD+ACUSATIVO= deslocamento em direção a algum lugar;

Exemplos 1. Formicae escam in foueam portabant. (As formigas carregavam alimento para (dentro d)o buraco.) 2. Lupus agnusque ad riuum ferunt. (O lobo e o cordeiro foram ao rio( até as margens d rio e não dentro de suas águas).)

D) Responde a pergunta QUA?(por onde?) - português preposição utilizada por ou através de, ao longo de; -Latim  utiliza-se a preposição PER+ ACUSATIVO; Ex.: Uilicus amicum per campum ducebat. ( O caseiro conduzia seu amigo pelo campo.)

Adjunto Adverbial de Tempo É difícil diferenciar as relações de tempo e lugar; Em latim o adjunto adverbial de tempo quase não utiliza preposições; Quando responder á pergunta UBI?(quando) utilizar o morfema de ablativo;

Exemplo Sexta hora ueniet. (Chegará na sexta hora.) Mas quando representar a duração de um acontecimento, respondendo a pergunta Quandiu?( por qto tempo, durante qto tempo?), utilizar os morfemas de acusativo. EX.: Tres annos regnauit. (Reinou por/durante três anos.)

Outras considerações O latim se serve de flexões ou morfemas funcionais de ablativo e de acusativo regidos, para efeito de precisão ou reforço, de preposições e advérbios, a fim de exprimir, não apenas esses e outros matizes de tempo e lugar, mas a maior parte das noções de circunstancia, tais como meio, modo, causa, companhia, cuja expressão em latim se faz com os morfemas de ablativo.

Exemplos MEIO: Aquila praedam ungula tenet. (A águia agarra sua presa com a unha.) MODO: Agricola maxima cura campum arat. (O agricultor ara seu campo com o maior cuidado.)

-CAUSA: Odio serrum in campum misit. (Por ódio, mandou o escravo ao campo.) -COMPANHIA: Domum rediit bono cum amico. (Voltou a casa com um bom amigo.)