PROPRIEDADES DA MATÉRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades da Matéria
Advertisements

ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
Retirado do Portal:.
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
Termometria Aula 03.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Mecânica dos Fluidos Transformações.
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
As Ciências Físicas e Químicas
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
1 - Etapas do método científico.
Introdução à Química O que é química?
Aula 1 Lays Omena – Química.
Esforços de Massa e de Superfície e outras propriedades dos fluidos
MATÉRIA E ENERGIA.
C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Módulo 2.
Propriedades gerais da matéria
Propriedades da Matéria
Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume).
Química.
Propriedades Gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades específicas dos materiais e caracterização de substâncias
Propriedades da Matéria
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Propriedades gerais da Matéria
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Ciências da Natureza Enem 2012
Densidade ou massa volúmica de uma substância
O surgimento da Química A matéria e suas propriedades
Química – Fenômenos físicos
Átomos e moléculas FRENTE 2– MÓDULO 4.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 9º Ano 1º bimestre/2012
Propriedades da Matéria
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
MATERIAIS SUAS PROPRIEDADES E SEUS USOS
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
SEJAM BEM VINDOS! Conceitos Química.
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Propriedades da matéria (cap. 8)
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Matéria e modelos atômicos
REVISÃO – 9a série Prof. João Batista de Castro
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
Impulso e quantidade de movimento
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Mecanicismo cartesiano
O MECANICISMO DESCARTES.
Prof. Silvio Professor Silvio.
7.1 – Estrutura da Matéria Site:
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Introdução a Química.
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
Centro Educacional Professor Samuel Assunto: Propriedades Gerais da Matéria Prof. Christopher Souza.
Material Genético: P odemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é uma das características encontradas em.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

Propriedades da Matéria A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as transformações, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo: dureza, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que estão relacionadas as transformações de uma substância em outra.

Matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: giz, bauxita, pepita de ouro, ar, etc. Corpo como uma porção limitada da matéria, como uma tora de árvore, uma barra de ouro, etc. Objeto é um corpo produzido para um caráter de utilidade, como exemplo, uma cadeira de madeira, um anel de ouro, etc.

Propriedades Gerais da Matéria Matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade. • Massa: É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.

• Inércia: A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo. extensão: Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa. • Impenetrabilidade: Dois ou mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

• Divisibilidade: Os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores sem alterar suas características. • Compressibilidade: Os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ação de forças externas, tal fenômeno é mais expressivo nos gases. • Elasticidade: Os corpos possuem a propriedade de voltar à forma e volume originais, cessada a causa que os deformou.

- descontinuidade: Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.

Propriedades Funcionais da Matéria São propriedades observadas somente em determinados grupos de matéria. São as chamadas funções químicas como: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos. Ex: A acidez encontrada no vinagre é devido a presença do ácido acético. Propriedades Específicas da Matéria São propriedades que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:

Propriedades físicas: São valores obtidos experimentalmente para o comportamento de uma matéria específica quando submetidos a determinadas condições de pressão e temperatura, como: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, etc. Propriedades organolépticas: São propriedades que impressionam pelo menos um dos nossos 5 sentidos, como: dor, paladar, tato, audição, etc. Ex.: O iodo na fase sólida é cinza, já na fase gasosa apresenta coloração violeta.

– Propriedades químicas: São propriedades que determinam o tipo de fenômeno químico que cada material específico irá sofrer. Ex: A propriedade de se transformar em queijo é uma característica química do leite, e a propriedade "enferrujar" é uma característica química do ferro.

29. A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria? “Da matéria como a entendeis, sim; não, porém, da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido vos é imponderável. Nem por isso, entretanto, deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada.” A gravidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há alto nem baixo.

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos? “De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva.” 31. Donde se originam as diversas propriedades da matéria? “São modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito da sua união, em certas circunstâncias.”

32. De acordo com o que vindes de dizer, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos não passam de modificações de uma única substância primitiva? “Sem dúvida e que só existem devido à disposição dos órgãos destinados a percebêlas.”

A demonstração deste princípio se encontra no fato de que nem todos percebemos as qualidades dos corpos do mesmo modo: enquanto que uma coisa agrada ao gosto de um, para o de outro é detestável; o que uns vêem azul, outros vêem vermelho; o que para uns é veneno, para outros é inofensivo ou salutar.

33. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades? “Sim e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo!” (1)

(1) Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à água, por exemplo, propriedades muito diversas: um gosto determinado e até as qualidades ativas de outras substâncias. Desde que não há mais de um elemento primitivo e que as propriedades dos diferentes corpos são apenas modificações desse elemento. o que se segue é que a mais inofensiva substância tem o mesmo princípio que a mais deletéria. Assim, a água, que se compõe de uma parte de oxigênio e de duas de hidrogênio, se torna corrosiva, duplicando-se a proporção do oxigênio. Transformação análoga, se pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade.

como tais, até nova ordem. O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples são meras modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade em que ainda nos achamos de remontar, a não ser pelo pensamento, a esta matéria primária, esses corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos, sem maiores conseqüências, tê-los como tais, até nova ordem.

a) - Não parece que esta teoria dá razão aos que não admitem na matéria senão duas propriedades essenciais: a força e o movimento, entendendo que todas as demais propriedades não passam de efeitos secundários, que variam conforme à intensidade da força e à direção do movimento? “É acertada essa opinião. Falta somente acrescentar: e conforme à disposição das moléculas, como o mostra, por exemplo, um corpo opaco, que pode tornar-se transparente e vice-versa.”

34. As moléculas têm forma determinada? “Certamente, as moléculas têm uma forma, porém não sois capazes de apreciá-la.” a) - Essa forma é constante ou variável? “Constante a das moléculas elementares primitivas; variável a das moléculas secundárias, que mais não são do que aglomerações das primeiras. porque, o que chamais molécula longe ainda está da molécula elementar.”

INVESTIGAÇÕES PSÍQUICAS NA EUROPA A Faculdade de Psicologia da Universidade de Amsterdã – Holanda, abriu o Departamento de Estudos de Cognição Anômala. Objetivo: estudar e analisar clarividência, precognição e efeitos PK (ação da mente sobre a matéria). O coordenador desse setor é o Professor Dick Bierman.

Na atualidade a contenda se faz menos compulsiva, pois a ciência caminha a passos largos para descobrir a existência do Espírito, após provar, ela própria, que a Matéria não existe (desfeito o mito do átomo) e que tudo é ENERGIA, como atesta Elaine de Beauport, cientista, em suas pesquisas. Ela diz que o cérebro humano é um sistema de energia.

Créditos Texto: Allan Kardec - Livro dos Espíritos. Imagens: Internet. Música: Zamfir – Einsarmer Hirte Formatação: Kaoma - kaoma11@ig.com.br