A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Período Helenístico.
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
EPICURISMO: ÉTICA, PRAZER E SENSAÇÃO
Prof. André Luiz Moraes Ramos
CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL APLICADOS À MEDIUNIDDE
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Ética - Visão Histórica
QUEM É O SÁBIO.
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ESTOICISMO.
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
A filosofia no helenismo
Tomás de Aquino De Regno.
Sumário da apresentação
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Seminário de Filosofia Antiga.
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
FOTOGRAFIAS COM ALMA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Filosofia Moral Professor José Roque Pereira de Melo
Revolução da Alma Aristóteles.
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Em busca da.
NÃO EXISTE “A ÉTICA” , MAS “ÉTICAS”
O Desejo.
3.3.4 ARISTÓTELES de Estagira ( C.) p. 19
Como é agradável contemplar da terra, em segurança, o perigo dos que se aventuram ao mar agitado pelos ventos! Não porque nos dê prazer o sofrimento alheio,
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
Sócrates, Platão e aristóteles
A Filosofia Grega Pós Aristóteles
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
Filosofias helenísticas
Prof. Douglas Fernando Blanco
O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 29 de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
A Ética Aristotélica.
Douglas Fernando Blanco
O agir humano II Aristóteles Não é separada do corpo e não é eterna
A ética.
Conceito Deriva do grego ethos: caráter, modo de ser de uma pessoa;
FILOSOFIA HELENÍSTICA
Éticas na Grécia Antiga
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
Filosofia Clássica Sócrates (470 – 399 a.C.)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ética Aula 1/2.
Influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que.
Questões para discutir em Grupo
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
Ética.
Aristóteles.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Aristóteles Para melhor compreender Aristóteles Para explicar uma coisa deve-se chegar à sua “causa”.
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
Em busca da felicidade.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
EPICURISMO, HEDONISMO E ESTOICISMO
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Transcrição da apresentação:

A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES Define o homem como ser racional e considera a atividade racional, o ato de pensar, como a essência humana, Por conseguinte. Investigando a questão ética, ele diz: “(...) aquilo que é próprio de cada criatura lhe é naturalmente melhor e mais agradável; para o homem, a vida conforme o intelecto (a razão) é melhor e mais agradável, já que o intelecto, mais que qualquer outra parte do homem, é o homem. Esta vida, portanto, é também a mais feliz.” ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, (1178 a.C.), p.203 Para ser feliz, portanto, o homem deve viver de acordo com a sua essência, isto é, de acordo com a sua razão, e, orientando os seus atos para uma conduta ética conduzindo sua prática a virtude. Para Aristóteles, a virtude representa o meio-termo, a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta de um atributo qualquer. Ex: a virtude da coragem é o meio-termo entre a covardia e a valentia

Epicurismo Fundado por Epicuro (324-271 a.C.) propunha que o ser humano deve buscar o prazer pois, segundo ele, o prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz. Os epicuristas buscavam a ataraxia, termo grego usado para designar o estado de ausência da dor, quietude, serenidade e imperturbabilidade da alma. Defendendo uma administração racional e equilibrada do prazer, evitando ceder aos desejos insaciáveis que, inevitavelmente, terminam no sofrimento.

Epicuro 1- Não há razões para se preocupar com a MORTE. Pensar na morte aflige a alma e por isso o sábio a desdenha. E por que a morte não nos deve preocupar? A morte não é um mal, ela não é nada. Ausência das sensações. É tolo quem diz ter medo da morte. “Quando estamos vivos, a morte não está presente; quando a morte está presente, nós é que não estamos”. Enquanto nós somos ela não é e quando ela é, já não somos. 2- A felicidade é facilmente obtida: O primeiros três elementos são como que negativo. O positivo é a vida feliz na vivência do prazer e na ausência da dor – sofrimento. Como?

Os do primeiro grupo estão ligados à eliminação da dor-sofrimento. O PRAZER É O SUMO BEM VIDA FELIZ ATRAVÉS DE UM HEDONISMO SOFISTICADO. O FIM ÚLTIMO É O PRAZER. DISCRIMINAÇÃO DOS PRAZERES. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PRAZER NATURAIS E NECESSÁRIOS NATURAIS E NÃO NECESSÁRIOS NEM NATURAIS NEM NECESSÁRIOS Ligados à conservação Prazeres supérfluos Prazeres vãos da glória, honra, Devem ser Buscados - Comer e beber com refino riquezes, poder, etc. por eliminarem a dor -Comer quando se tem fome -Beber quando se tem sede - Abrigar-se no luxo, etc -Repousar quando com sono, etc. - Vestir-se sofisticadamente Os do primeiro grupo estão ligados à eliminação da dor-sofrimento. Estão em função do prazer pelo prazer. Os do terceiro grupo, além de não eliminarem a dor, causam perturbação da alma. Por isso a felicidade requer pouca coisa, o supérfluo atrai o supérfluo. “A quem não basta pouco, nada basta”, diz Epicuro. CONCLUSÃO: a felicidade está no prazer contínuo (contemplação de uma boa música, livro, boa viagem, amigos e outros) os prazeres passageiros levam ao esquecimento e podem agregar a dor.

HOJE Felicidade é uma construção autônoma; Para a felicidade não há lógica. Pode haver sugestões e caminhos; Nietzsche diz que o mundo atual vive a felicidade de rebanho (padrões de comportamentos); Algo perigoso; Felicidade é aquilo que o ser humano faze de si mesmo; Felicidade pressupõe liberdade de escolher algo que lhe proporcione estado de satisfação;

FILOSOFIA GREGA: a filosofia está de acordo com a razão e a virtude que o homem colhe para si. Aqui pressupõe responsabilidade e liberdade.