América Latina : Quadro natural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Biomas brasileiros.
8º série – Recuperação ANUAL: parte II
Domínios vegetais originais
Regionalização do continente americano
Clima e Vegetação da América
Trabalho de Geografia Nome: Matheus Augusto n:15
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
AMÉRICA Relevo.
Divisão do continente americano
BOLÍVIA Nas Alturas.
AMÉRICA AMÉRICA LATINA.
Á F R I C A.
O que você deve saber sobre
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Complexo regional do Centro-Sul
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
PODE SER DIVIDIDA segundo localização
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
África – aspectos naturais.

AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Hidrografia e Clima.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
América Latina.
Formas e Unidades do Relevo
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
BOM DIA.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
Paraguai Felipe saito nº06 Leonardo viana nº20.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
Relevo se divide basicamente em três grandes
CONTINENTE AMERICANO..
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
América Central Aspectos naturais e povoamento.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
GEOGRAFIAGROTH.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
O Relevo do continente americano
BIOMAS DO BRASIL.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Os climas e as paisagens vegetais na América
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
CONTINENTE ASIÁTICO..
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Geografia Revisão.
América Aspectos gerais.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Dimensões continentais
Transcrição da apresentação:

América Latina : Quadro natural Área de 23 milhões de quilômetros quadrados, o que representa 15,3% Estende-se da porção setentrional do México até as proximidades do círculo polar antártico, no extremo sul dos territórios chileno e argentino Divide-se a América Latina em duas grandes porções de terras: México e América Central( do México ao Panamá, abrangendo também os países da região do Caribe e Antilhas América do Sul: Grande Conjunto de Terras localizado ao sul do istmo do Panamá

América Latina : Clima e formações vegetais A ampla extensão longitudinal da América Latina, as características do relevo e a influência das correntes marítimas explicam a grande variedade de tipos climáticos e a diversidade de formações vegetais da região.Podemos encontrar na área os climas:equatorial,tropical,subtropical,desértico,tem-perado e de altas montanhas e os tipos de vegetação: floresta equatorial e tropical, tropical, floresta temperada e subtropical, vegetação mediterrânea,savana ou cerrado, vegetação de altitude e deserto

Relevo e hidrografia O relevo e a hidrografia são outros dois elementos para a caracterização do quadro natural da América Latina.Em relação ao relevo é possível identificar quatro grandes unidades: Os terrenos antigos (planaltos e depressões(porção centro-leste da América do sul),aplainados pela erosão Altas cadeias montanhosas (estendem-se por toda porção ocidental da América do Sul, do México e da América central(dobramentos modernos da era cenozóica. Planícies interiores( áreas de várzea do rio Amazonas, o pantanal, o Chaco e a região dos Pampas), de sedimentação recente e Planícies costeiras ( recente)

Hidrografia A hidrografia está intimamente associada às condições do relevo da região.Podemos destacar as seguintes redes hidrográficas: Amazônica – com cerca de 7 mil cursos d’ água que deságuam no rio Amazonas( o rio mais extenso e mais caudaloso do planeta); Orinoco – estende-se por grande parte da Colômbia e da Venezuela, cujas águas são despejadas no mar do Caribe Platina – composta dos afluentes do rio da Prata(Paraguai, Uruguai e Paraná), banha o Brasil, a Bolívia, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Salado – Regiões desérticas e semiáridas da Argentina

Aspectos econômicos A América Latina foi tradicionalmente fornecedora de riquezas naturais para os colonizadores europeus, com destaque para os produtos agrícolas tropicais, a exemplo da cana-de-açúcar, o café, as frutas e a madeira. Também merece destaque a exploração de minérios, com destaque para o ciclo do ouro no Brasil, da prata na Bolívia e na Argentina e a exploração do cobre no Chile(40% das reservas mundiais de cobre).Também merecem destaque a produção de hidrocarboinetos, como o gás natural da Bolívia e o petróleo da Venezuela e as produções de ferro, manganês, bauxita(refratária) manganês no Brasil