TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de

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Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Transcrição da apresentação:

TEMA Desempenho das Exportações Brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no Balanço de Pagamentos

JUSTIFICATIVA Setor mais dinâmico no comércio exterior do Brasil. Destaque nas estatísticas do comércio mundial de Serviços. Setor mais dinâmico no comércio exterior do Brasil.

PROBLEMA Como os resultados alcançados pelos Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos estão relacionados ao desempenho das exportações de serviços do Brasil no mundo?

OBJETIVO GERAL Buscar compreender as transformações alcançadas na composição e na importância dada aos Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos do Brasil prestados ao exterior na última década.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar a evolução das exportações de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos em relação às exportações de outros serviços do Brasil. Identificar os resultados alcançados pelas exportações mundiais de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos na última década. Avaliar o desempenho das exportações brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no ranking mundial.

METODOLOGIA Caracterização da Pesquisa Caráter qualitativo e exploratório. Esta pesquisa não buscou uma relação causal, mas entender o perfil, o comportamento e o desempenho do setor em determinado período de tempo.

METODOLOGIA Desenho Delimitação do problema Categoria do setor Serviços analisada: Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos Essa categoria está contida: No relatório do BP - Balanço de Pagamento, como - Serviços comerciais Outros serviços No relatório do WTO – Word Trade Organization, como Serviços Comerciais Outros serviços comerciais Outros serviços empresariais

METODOLOGIA Desenho 2. Coleta de dados: Fonte: BP emitido pelo Banco Central Relatório do WTO. Os dados desagregados dos serviços empresariais só foram disponibilizados no relatório de 2007 e 2008. Possibilitando ora um estudo longitudinal e em outros momentos um estudo transversal.

METODOLOGIA Referencial O referencial bibliográfico que deu suporte ao nosso trabalho foi baseado em: Blanchard (2007), Shapiro (1981), Montoro et al (1998), Bucaresky (2005), Porter (1990), Fisher (1933), entre outros.

METODOLOGIA Etapas da Pesquisa Levantamento bibliográfico, leitura e análise sobre o Comércio Internacional de Serviços do Brasil. Dados coletados nas seguintes fontes: Relatórios do Balanço de Pagamentos, disponibilizados pelo Banco Central do Brasil. Relatório do Panorama de Serviços do Brasil, disponibilizados pelo MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio), em 2007. Relatórios de Estatísticas do Comércio Internacional, disponibilizado pela WTO. Apresentação e Análise dos dados

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Objetivo específico 1 Analisar a evolução das exportações de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos em relação às exportações de outros serviços do Brasil.

Participação das Exportações de Serviços Comerciais no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 – T13 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Em milhões US$ Serviços 8.961 8.719 8.789 9.571 11.627 14.856 17.959 22.614 28.822 Transportes 1.409 1.422 1.536 1.822 2.467 3.139 3.439 4.119 5.411 Viagens Internacionais 1.810 1.731 1.998 2.479 3.222 3.861 4.316 4.953 5.785 Seguros 312 180 206 124 105 134 324 543 828 Serviços Financeiros 376 317 390 363 423 507 751 1.090 1.238 Computação e Informação 34 27 36 29 53 88 102 161 189 Royalties e Licenças 125 112 100 108 113 150 319 465 Aluguel de Equipamentos 91 278 49 25 59 78 77 31 55 Outros serviços 4.804 4.652 4.474 4.621 5.185 6.947 8.800 11.398 14.851

Crescimento das Exportações de Serviços Comerciais no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 – T14

Exportações de Outros Serviços no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 - T15 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Em milhões US$ Outros Serviços 4.804 4.652 4.474 4.621 5.185 6.947 8.800 11.398 14.851 Comunicações 36 242 135 449 243 239 205 276 466 Construção 228 18 12 10 1 8 23 17 Relativos ao Comércio 589 413 421 389 379 606 967 956 1.361 Empresariais,profissionais e técnicos 3.888 3.921 3.848 3.719 4.515 6.038 7.524 10.076 12.915 Pessoais,culturais e recreação 63 58 54 47 56 81 73 86 Fonte: Banco Central, Elaboração própria

Participação das Exportações de Outros Serviços no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 –T16 RECEITA POR SETOR 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Em % Outros Serviços 100 Comunicações 0,75 5,20 3,02 9,72 4,69 3,44 2,33 2,42 3,14 Construção 4,75 0,39 0,27 0,22 0,02 0,12 0,26 0,15 Relativos ao Comércio 12,26 8,88 9,41 8,42 7,31 8,72 10,99 8,39 9,16 Empresariais 80,93 84,29 86,01 80,48 87,08 86,92 85,50 88,40 86,96 Pessoais,culturais e recreação 1,31 1,25 1,30 1,17 0,91 0,81 0,92 0,64 0,58

Desempenho e Participação das Exportações de Serviços Empresariais Profissionais e técnicos no Brasil por Categorias entre 2000 e 200 T17 Receita em US$ milhões Serviços empresariais, profissionais e técnicos. Participação nas exportações em % 2000 % 2005 2006 2007 2008 3888,16 100, 6037,72 100 7523,53 10076,48 12915,27 Encomendas postais 0,64 0,0 2,94 0,1 3,44 0,71 Honorários de profissional liberal 57,66 1,5 455,46 7,5 1436,69 19,1 1890,36 18,8 2683,60 20,8 Instalaçaão/manutenção escritórios/aluguel 1569,14 40,4 1905,58 31,6 2055,20 27,3 2886,84 28,7 3897,60 30,2 Participação em feiras e exposições 12,48 0,3 17,44 17,68 0,2 20,35 27,45 Passe de atleta profissional 129,90 3,3 158,16 2,6 131,12 1,7 219,37 2,2 235,08 1,8 Publicidade 161,72 4,2 115,72 1,9 155,29 2,1 201,67 2,0 306,67 2,4 Serviços de arquitetura/engenharia/outros 1956,62 50,3 3374,15 55,9 3681,89 48,9 4779,97 47,4 5650,00 43,8 Serviços implantação,instalação de projeto 0,00 8,26 42,23 0,6 74,48 0,7 114,17 0,9 Fonte: Banco Central, elaboração própria

Conclusão do objetivo específico 1 Crescimento das Exportações de Serviços Comerciais, Outros Serviços e Serviços Empresariais Profissionais e técnicos no Brasil por Categorias entre 2000 e 2008 Representa mais de 50% das exportações de outros serviços neste período Entre 2004 – 2008 : o crescimento outros serviços foi equivalente

Objetivo específico 2 Identificar os resultados alcançados pelas exportações mundiais de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos na última década. Objetivo específico 3 Avaliar o desempenho das exportações brasileiras de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos no ranking mundial.

Crescimento dos Serviços Comerciais no Mundo por Categorias entre 2003 e 2006

Exportações de Outros Serviços Comerciais no Mundo por Categorias entre 2003 e 2006 (T9)

Principais Exportadores de Outros Serviços Empresariais no Mundo entre 2005-2006 (T10)

Principais Exportadores de Serviços Empresariais Profissionais e Técnicos no Mundo por Categoria em 2005

Principais Exportadores de Serviços Empresariais Profissionais e Técnicos no Mundo por Categoria em 2006

Conclusões Outros serviços, representa metade dos serviços exportados no Brasil. Entre 2004 e 2008, cresceu - 46,5% a.a., em média Entre 2000 e 2004 foi menor - 1,98% a.a., em média Os Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos, cresceu: Entre 2004 e 2008 - 46,51%. a. a. em média Entre 2000 e 2004 - 4,03% a. a. em média

Conclusões O Brasil, a partir de 2005, posicionou-se entre os 14 maiores exportadores mundiais de serviços empresariais que representam metade dos serviços comerciais exportados Em 2005 e 2006, o Brasil situou-se na décima primeira posição no ranking dos principais países exportadores mundiais de serviços empresariais Os Serviços de Arquitetura, Engenharia e outros são os mais vendidos No grupo de Serviços Empresariais, Profissionais e Técnicos

Principais limitações Os dados divulgados internacionalmente sobre Serviços Empresariais e técnicos só aparecem desagregados para os últimos dois anos Escassez dos dados obtidos para o setor

OBRIGADA