1 Desenvolvimento Sustentável e Educação a Distância Américo Tristão Bernardes Campo Grande, abril/2004 Ministério da Educação Secretaria de Educação a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Universidade de Aveiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Apresentação do Projeto
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade – Tecnologias – Articulação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Provas de Concursos Anteriores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
PLENÁRIA FINAL.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Sistema Universidade Aberta do Brasil
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Sustentável e Educação a Distância Américo Tristão Bernardes Campo Grande, abril/2004 Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância

2 A ninguém se pode negar a oportunidade de aprender por ser pobre, estar isolado geograficamente, marginalizado, doente ou por qualquer outra circunstância que impeça seu acesso a alguma instituição de ensino. Estes são elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se quer ou não estudar. (Charles Wedemeyer, apud Aretio, 1986)

3 SEED

4 SEED – Missão A SEED tem por missão formular, fomentar e implementar políticas de universalização e democratização da educação e do conhecimento, por meio de programas de formação inicial e continuada a distância, e de infoinclusão, para todos os níveis e modalidades de ensino.

5 SEED – Objetivos formular, planejar e avaliar políticas e programas de EAD, visando à universalização e democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à educação; criar, desenvolver e fomentar a produção de conteúdos, programas e ferramentas para a formação inicial e continuada a distância; prospectar e desenvolver tecnologias de informação e comunicação que possam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem; prover infra-estrutura de tecnologias de informação e comunicação às escolas e instituições públicas de ensino; promover a cooperação e articulação entre as demais Secretarias e órgãos do MEC, outros entes governamentais nos vários níveis da Federação, entidades nacionais e internacionais, visando ao desenvolvimento da Educação a Distância.

6 SEED – Estrutura SEED Política Conteúdo Infra-estrutura CETE Gabinete

7 DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS EM EAD definição de políticas para EAD no nível superior; gestão do projeto Universidade Aberta e a Distância; coordenação de ações junto as IPES para ações em EAD; definição de políticas para o incentivo a adoção de programas de EAD nas IPES desenvolvimento de ações e acompanhamento e avaliação de projetos em EAD implementados pela SEED inter-relação com os sistemas educacionais; definição de estrutura de EAD nos estados; acompanhamento das ações de EAD nos estados e municípios SEED – Estrutura

8 DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO E CAPACITAÇÃO EM PROGRAMAS DE EAD desenvolvimento de material didático/pedagógico para educação básica; fomento de ações para o desenvolvimento de material didático/pedagógico, particularmente de ações de desenvolvimento de material em SL coordenação e implementaçao de programas de formação em EAD; desenvolvimento, fomento e coordenação de programas de capacitação e formação continuada em/via EAD; SEED – Estrutura

9 DIRETORIA DE INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA planejamento da logística de implantação de tecnologias para a educação; suporte e manutenção das tecnologias em educação; assessoramento de implantação e desenvolvimento de tecnologias em educação; prospecção, desenvolvimento de tecnologias para educação; desenvolvimento e suporte de ferramentas para EAD. SEED – Estrutura

10 Programas

11 Classe social Porcentagem População Usuários Internet A5%42% B19%48,7% C31% 9,3% D32% E13% A exclusão digital no Brasil

12 Brasil - Escolas Públicas com Computadores, por Microrregião >500

13 Impactos da exclusão digital nas políticas de educação a distância As diferentes estratégias de educação a distância não podem se limitar ao uso da internet. Se assim for, amplia-se a exclusão social: Programas governamentais necessitam: Também considerar o uso de televisão, rádio e material impresso; Junto ao uso de vídeo conferências e Internet. Locais de acesso público devem ser criados: Escolas públicas / Telecentros Sem a existências dessas alernativas, amplia-se a exclusão social.

14 Proformação

15 Programa de formação de professores em exercício que oferece habilitação em nível médio, na modalidade de ensino a distância. É dirigido a docentes das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que não possuem habilitação.

16 Resultados 110 Agências Gerais de Formação em funcionamento. Atinge 1107 municípios professores certificados professoras em processo de formação tutores atuam nos processos de formação.

17 PAPED

18 Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância. Desenvolvido em parceria com a CAPES. Consiste no apoio financeiro à realização de dissertações, teses e material multimídia sobre temas afetos à educação a distância e novas tecnologias.

19 ProInfo

20 Objetivo Promover o desenvolvimento e o uso da telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico, visando: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem propiciar uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico preparar o aluno para o exercício da cidadania numa sociedade desenvolvida valorizar o professor

21 Sistema ProInfo SEDUC SEED/DEIED/CETE SEDUC NTE Escola

22 27 estados 4600 escolas computadores 305 Núcleos de Tecnologia Educacional Capacitação 2244 multiplicadores professores técnicos 9036 gestores 6 milhões de estudantes Resultados

23 TV Escola

24 TV ESCOLA O Canal da Educação Programa destinado a valorização do magistério, o enriquecimento do processo ensino e aprendizagem e a melhoria de qualidade da educação pública.

25 27 Estados Municípios instituições equipadas c/ kit antenas digitais adquiridas Resultados

26 O Futuro

27 Universidade Aberta e a Distância

28 Universidade Aberta e a Distância Alocação de recursos para expansão de vagas no ensino superior via EAD Objetivo: ampliação imediata de 20 mil vagas Priorização de licenciaturas em ciências Fortalecimento de consórcios inter- institucionais Seleção de consórcios via edital

29 RIVED

30 Projeto piloto colaborativo entre os países da América Latina, criado em 1999 para promover a otimização na aprendizagem do ensino médio presencial das ciências (química, física e biologia) e da matemática com a utilização de tecnologias.

31 O que é um módulo? Módulo é um conjunto de atividades (objetos de aprendizagem) e estratégias pedagógicas. Cada módulo abrange uma unidade curricular do ensino médio. Repositório Objetos de Aprendizagem Módulo

32

33 Projetos Projeto Fábrica Virtual Formação de estudantes de graduação no uso de tecnologias Formação no desenvolvimento/criação de objetos/módulos

34 Ferramentas

35 e-ProInfo Ambiente digital de aprendizagem a distância, onde comunidades de aprendizagem geograficamente distantes desenvolvem ações para construir novos conhecimentos, usando ferramentas de interatividade apoiadas em tecnologias de informação e comunicação

FERRAMENTAS FUNCIONALIDADES COMUNICAÇÃO INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA ENTIDADE DE APREENDIZAGEM COMUNIDADE DE APREENDIZAGEM VISÃOPEDAGÓGICA EQUIPEEQUIPE EQUIPEEQUIPE SERVIÇOSSERVIÇOS AÇÕESDEAÇÕESDE APRENDIZAGEMAPRENDIZAGEM

37 Desafios

38 Conectar escolas públicas já prontas! Enorme passivo - laboratórios e professores preparados – apenas 30% com Internet ! Reduzir a exclusão pedagógica: Aumentar número de escolas públicas com labs – hoje 23% contra 70% das particulares Diminuir a taxa aluno/micro – hoje de a/m contra 23.8 a/m nas particulares Integração com outros programas de Governo TV Escola, Pro-Formação, Programa Nacional de Erradicação do Analfabetismo etc.

39 Américo Tristão Bernardes Diretor do DEIED Tel: (0xx61) /8961 Fax: (0xx61)