UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Interface no Ambiente VIAS K
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Contexto de Educação a Distância
PUCRS Introdução a gráficos.
Tutorial de utilização do
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Conheça o iManager Apresenta a interface do iManager, mostrando
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
CiaClass Plataformas Colaborativas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
Transcrição da apresentação:

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha

Tópicos Introdução Pesquisas em andamento Agente de seleção construído Avaliação formativa Pesquisas em andamento Suporte a avaliação formativa no ambiente TelEduc Agente de seleção construído Processo de aprendizagem Considerações finais

Introdução Avaliação formativa: Cursos a distância: Contínua Atua diretamente no processo de ensino-aprendizagem Cursos a distância: maior percepção do comportamento e desempenho do aluno autenticação da identidade do aluno: familiarização com o estilo e habilidades do mesmo

Análise demanda muito trabalho e tempo do professor Introdução Ambientes de EaD Compostos de diversas ferramentas de comunicação Todas as interações das ferramentas são registradas Extrair dados relevantes para a avaliação formativa Análise demanda muito trabalho e tempo do professor

Pesquisas em andamento Projetos do grupo TelEduc (escopo avaliação): Desenvolvimento de uma Ferramenta de suporte à Avaliação em Ambientes de Ensino a Distância thaisa.ferreira@ic.unicamp.br Desenvolvimento de uma Ferramenta de Testes Objetivos para Ambientes Computacionais de EaD carmen.freitas@ic.unicamp.br

Pesquisas em andamento O uso de agentes de interface no gerenciamento de informações em ambientes de EaD ricardo.lachi@ic.unicamp.br Um Modelo Baseado em Agentes de Interface para o Suporte à Avaliação Formativa em Ambientes de Educação a Distância joice@ic.unicamp.br

Pesquisas em andamento Utilização de agentes de interface: Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface, atuando como assistentes pessoais, colaborando com o usuário (Maes, 1995) Agente desenvolvido: Uma ferramenta baseada em agentes de interface, desenvolvida para diminuir a sobrecarga do professor na análise de registros de sessões bate-papo do TelEduc

Agente de interface construído Há inúmeras ferramentas de comunicação no TelEduc Construiu-se o agente focando a ferramenta de bate-papo É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes. Nas outras é possível algum tipo de estruturação

Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos

Descrição do problema Descrição do problema especificamente para a ferramenta de bate-papo: selecionar um conjunto de mensagens de uma sessão de bate-papo registrada no ambiente TelEduc que seja relevante para um determinado professor

Agente construído Processo de aprendizagem Inicialmente, é apresentado o registro de uma sessão de bate-papo ao usuário Não há nenhum dado na base de conhecimentos do agente O agente vai observar o usuário selecionando as mensagens Agente construído Processo de aprendizagem Tabela Status das mensagens mensagens

Agente construído Processo de aprendizagem Etapa 1: O usuário deverá selecionar o conjunto de mensagens que considera relevantes Clicando no link de status correspondente à mensagem que quer selecionar

Agente construído Processo de aprendizagem Ao clicar em uma mensagem para selecioná-la é aberta uma janela com os motivos que o usuário pode indicar como causa da seleção da mensagem

Agente construído Processo de aprendizagem Opções de seleção: Mensagem selecionada Opções de seleção: Remetente Entonação da fala Destinatário

Agente construído Processo de aprendizagem Palavras selecionadas da mensagem É apresentada a mensagem inteira Verificado se a palavra selecionada realmente consta na mensagem original (não foi alterada pelo usuário)

Agente construído Processo de aprendizagem A forma de relacionamento entre as palavras selecionadas Opções: Confirmar a seleção da mensagem Não confirmar a seleção da mensagem

Agente construído Processo de aprendizagem Mensagem foi selecionada: Cor de fundo da mensagem alterada Legenda indicando o número de mensagens selecionadas pelo usuário

Essa etapa 1 é denominada aprendizagem por observação Agente construído Processo de aprendizagem Fim da Etapa 1: seleção de uma mensagem por parte do usuário Ao final dessa etapa o agente armzenou os dados selecionados em sua base de conhecimentos Essa etapa 1 é denominada aprendizagem por observação

Agente construído Processo de aprendizagem E assim continua sucessivamente: O usuário vai selecionando as mensagens que considera interessantes até o momento em que resolve pedir para o agente selecionar as mensagens para ele

Técnica de classificação Bayesiana Agente construído Análise do agente Calcula uma probabilidade com base na freqüência das palavras presentes na base de conhecimentos Técnica de classificação Bayesiana Decide se seleciona ou Não uma mensagem P a l v r 1 2 3 m I n h Base de conhecimentos

Agente construído Interface O agente apresenta um conjunto de mensagens que analisou e considerou relevantes para o usuário com base nos dados que possui armazenados na sua base de conhecimentos Interface Nº mensagens selecionadas pelo usuário Nº mensagens selecionadas pelo agente Mensagem selecionada pelo usuário Mensagem selecionada pelo agente

Agente construído Processo de aprendizagem A partir desse momento, o usuário pode refinar a seleção apresentada pelo agente Etapa 2: O usuário refina a seleção apresentada pelo agente !

Agente construído Processo de aprendizagem Opções de seleção: Participante que selecionou a mensagem Opções de seleção: Remetente Entonação da fala Destinatário

Palavras que foram indicadas anteriormente pelo usuário Agente construído Processo de aprendizagem Palavras que foram indicadas anteriormente pelo usuário

Agente construído Processo de aprendizagem A essa etapa 2 é dado o nome de aprendizagem via feedback direto do usuário Pode-se pedir para o agente analisar novamente a sessão e assim segue o processo: usuário refina, agente re-analisa, usuário refina, agente re-analisa, ...

Considerações finais Grupo TelEduc (escopo avaliação): Testes preliminares apontam resultados positivos: Entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário Pode ser estendido às outras ferramentas de comunicação Grupo TelEduc (escopo avaliação): Prover suporte ao professor na identificação, seleção e análise de dados relevantes à avaliação formativa

Contatos E-mails para contato: Ricardo Luís Lachi: ricardo.lachi@ic.unicamp.br Joice Lee Otsuka: joice@ic.unicamp.br Heloisa Vieira da Rocha: heloisa@ic.unicamp.br Grupo de pesquisa TelEduc: http://www.nied.unicamp.br/~grupoteleduc Ambiente TelEduc: http://teleduc.nied.unicamp.br