Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
Realidade dos Centros Urbanos
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
A Escola e as Mudanças Sociais
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Direitos e Deveres da Pessoa
MULHERES NEGRAS E VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO:
Campanha da Fraternidade 2009 – CF09: Fraternidade e Segurança Pública
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Relatório Mundial sobre a Violência e a Saúde
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Sínodo sobre nova evangelização
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Quarta-feira de cinzas
Pastoral da Educação e da Cultura
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Articulação e Fortalecimento
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Política Educacional Brasileira
A prática do psicologo no CRAS
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
PLANO DE AÇÃO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2009 ÁGUAS VERMELHAS.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Campanha de Promoção de Saúde
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
twitter.com/funasa.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA . TEMA: FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA . (IS 32, 17).

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009 Contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que promova segurança pública.

Para que este objetivo possa ser atingido, são propostos os Objetivos específicos Motivar as pessoas a refletirem sobre a sua responsabilidade pessoal diante do problema da violência e da promoção da cultura da paz.

Levar as pessoas a reconhecerem a violência na sua realidade pessoal e próxima. Mostrar a gravidade do crime não convencional, assim como a injustiça dos foros privilegiados.

Fortalecer a ação educativa e evangelizadora objetivando a construção da cultura da paz e à conscientização da negação de direitos como causa da violência mostrando que violência não se vence com a violência rompendo, assim, com as visões de guerra. Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares com vistas à superação da violência e à difusão da cultura da paz. Desenvolver ações que visem a superação das causas e fatores da insegurança. Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência.

Esquema da CF 2009 Metodologia: Ver, Julgar e Agir.

No ver: As fontes da violência na Historia do Brasil; A pedagogia do controle através do medo; A desigualdade social alimentada pelo poder econômico e a criminalidade; Os discursos sobre a violência; Os tipos de violência que o povo brasileiro enfrenta.

Conceitos de violência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – “Uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.

- violência contra si mesmo (Intrapessoal); A Organização Mundial da Saúde, em termos de saúde classifica a violência nas seguintes categorias: - violência contra si mesmo (Intrapessoal); - violência interpessoal, - violência coletiva e - violência institucional.

Envolve o suicídio e o comportamento autodestrutivo. A violência contra si. Envolve o suicídio e o comportamento autodestrutivo.

Suicídios Europa do leste apresenta as maiores taxas. Foram em 2000 quase 815 mil no mundo (13ª causa de mortalidade). Europa do leste apresenta as maiores taxas. No Brasil a classe profissional que tem mais ocorrência é a polícia.

A violência Interpessoal - familiar e íntima: maus tratos a crianças, parceiros, idosos. - comunitária: violência entre indivíduos sem laços de parentesco (estupro, agressão, violência gratuita, na escola, trabalho, prisões etc.)

A violência coletiva. É a violência que envolve pessoas que se identificam como membros de um grupo contra outro para atingir fins políticos, econômicos ou sociais, conflitos armados entre estados, genocídio, crime organizado, terrorismo, gangues.

A violência coletiva Nesta dimensão podemos incluir as novas definições de violências como: a) A violência da incivilidades: caracterizam-se pelas microviolências, humilhações, falta de respeito.

A violência coletiva b) A violência estatais dos Fóruns privilegiados. c) Impunidade seletiva (à impunidade sistemática dos agentes da alta corrupção); d) Cidadania embargada. Mais precisamente: e à negação da cidadania a grandes parcelas da população com base em preconceitos de toda ordem, pela deseducação.

Violência: Impõem-se o medo para manter o controle. Lei de George W. Bush

A violência institucional Instituição família, escola, igreja e do poder publico: governo, judiciário, legislativo e somos envolvidos no dia-a-dia. A violência que mais debatemos é a física como se ela não tivesse causas e fossem isoladas desta outras violências, das institucionalizadas.

MEDO A inquietação diante de um perigo ou ameaça, real ou imaginário. Para evitar este mal estar, é necessário que haja um mínimo de controle das situações de perigo e das ameaças. Porém, esse controle pode tanto ser feito em vista da superação dos problemas como também em vista de outros interesses como o econômico, a manipulação social e as relações de poder. MEDO