USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
Políticas de Segurança Pública
Envelhecimento: um desafio ao futuro
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REPUBLICANA: INSTRUMENTOS DE CIDADANIA DS CEARÁ SINDIFISCO – Sindicato Nacional dos.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
RESIDENTES NAS INSTITUIÇÕES
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
Outubro-2006.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Produção e Disseminação
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Quem somos O que fazemos Slide 1
O que é o potencial social?
FONTES DE DADOS E MEDIDAS PARA O CÁLCULO DO DÉFICIT HABITACIONAL
Autor: Pricila Arrojo da Silva
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Desenvolvimento Comunitário
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais Avaliação do georreferenciamento das estatísticas do registro.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Cidadania Indicadores da.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Superando a invisibilidade: a importância da geração de dados sobre os povos rromá no Brasil Associação Internacional Maylê Sara Kalí Ciclo de Debates.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
Admissão do paciente na unidade
1 Pesquisa sobre Condições de Vida e Segurança em São Paulo Metodologia.
Rede de atenção Intersetorial
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
A EXPERIÊNCIA DA REPÚBLICA DE IDOSOS DE NITERÓI: UMA ALTERNATIVA DE MORADIA ANAMARIA WAGNER, SUBSECRETÁRIA DE PROJETOS ESPECIAIS
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
Aula 3 17 de setembro de 2013 Agrupamento independente de cortes transversais.
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA NO PARANÁ. FONTE: IBGE - Censo Demográfico, acessado em 05/05/2008 NOTA: Elaboração IPARDES.
Estratégia de Saúde da Família
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Resultados Finais do Diagnóstico Socioeconômico-Demográfico (Subsídios ao Plano Diretor de Ilha Solteira-2006) Fabíola Rodrigues.
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
Apropriação dos Resultados
10ª Reunião Plenária da CNPD
Centro de Referência de Assistência Social
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
Envelhecimento no Brasil
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE POLÍTICAS DE CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO PARA PESSOAS IDOSAS O processo de envelhecimento no Brasil e os desafios para a.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO - CGMA INTEGRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES, DADOS E INDICADORES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Pre São José dos Pinhais junho 2016.
Transcrição da apresentação:

USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana Amélia Camarano Rio de Janeiro, 2006

OBJETIVOS ELABORAÇÃO DE POLÍTICASACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS DIAGNÓSTICO: CONJUNTO DE INDICADORES SOCIAIS, ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS QUE RETRATEM AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA

Pesquisas Nacionais de Amostra de Domicílios (Pnads) Censos Demográficos FONTE DE DADOS

Indicadores de Condições de Vida 1.População e Família 2.Segurança Econômica 3.Vulnerabilidade e Cuidados Indicadores de Acompanhamento de Políticas 1.Dados de Registros Administrativos DUAS DIMENSÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS INDICADORES PROPOSTOS

POPULAÇÃO E FAMÍLIA

CONDIÇÕES DE VIDA

VULNERABILIDADE E CUIDADOS