Projeto Horta Comunitária Professoras Desenvolvido em 2006 Dirce Aparecida Palma da Silva Tatiane Fernandes Nascimento Maria Izilda Scannerini Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Uma experiência em creche
Turma da professora Shapiro
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
Maria da Conceição do Nascimento
AMISTOSO ABRACE X BEATÍSSIMA.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
E. E. Ernesto Solon Borges
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Filho: - Pai, já que roubaram o som do carro, vamos conversar um pouco
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
5º Encontro de Educação Ambiental do Projeto Realização:
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
II Encontro de Educação e Saúde
DOMINGOS LOPES DE SOUSA NETO2. Eu me chamo Domingos, tenho 8 anos e nasci no dia 24/02/2005. Eu moro com meus pais e eu estudo Diocesano. Eu gosto de.
Escola M. E. F. Maria Quitéria
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O SABER CUIDAR DA SAÚDE OS ALUNOS PERGUNTARAM COMO TEMA DE CASA,UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE CUIDAR DA SAÚDE . A MAIORIA DOS PAIS DISSERAM QUE TOMAR CHÁ.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Oficina de Compostagem
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROFESSORAS: MILENE ROCHA E CLAUDIA ROSAS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
ENTRE CARDOS E ESPINHOS... Letícia Thompson.
Curso sobre Revista.
COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Qual a importância deles ?
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
SITUAÇÕES.
Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
O CAMINHO PERCORRIDO PELO ALIMENTO NO ORGANISMO HUMANO
Projeto COMPOSTEIRA Professora Liraneide Ferreira da Silva
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Olá, tudo bem com voces? Na nossa aula de hoje nós vamos falar sobre a origem dos alimentos. Prestem bastante atenção, vamos lá?
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Descobrir como fazer tintas se utilizando de produtos naturais.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
Degustando o que plantamos
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
Transcrição da apresentação:

Projeto Horta Comunitária Professoras Desenvolvido em 2006 Dirce Aparecida Palma da Silva Tatiane Fernandes Nascimento Maria Izilda Scannerini Souza Isilda Aparecida Pinheiro Silva Isabel Sakaki da Silva Marilda de Aguiar Quina Desenvolvido em 2006 Diretamente: junto à crianças de pré-escola a quarta série da EMEF Pedro de Alcântara. Indiretamente: junto às famílias das crianças envolvidas diretamente no projeto.

Justificativa - Grande número de crianças resistentes a experimentar verduras e legumes. - Algumas famílias cuidam de hortas dos patrões, mas não valorizam a alimentação com hortaliças.

Projeto da Horta 2a série A – Prof. Dirce

Produção de texto coletivo 3a série A – Prof. Isilda

Dia 30 de maio foi realizada uma reunião de Pais, Sheila, professoras, representantes de alunos, e Carlos, da Secretaria de Agricultura, para planejar a horta, pensar o que era possível plantar, como seria cuidada. Planejamento da Horta 4a série A – Prof. Marilda de Aguiar Quina

3a série B – Prof. Isabel Relatório – Plantio de Verduras 3a série B – Prof. Isabel

verduras mudas escarola 20 rúcula 15 couve 25 espinafre 13 Foram plantadas as seguintes mudas na escola: verduras mudas escarola 20 rúcula 15 couve 25 espinafre 13 Outras questões trabalhadas: Qual o total de mudas? Qual a diferença entre a quantidade de mudas de couve e escarola? Qual tem em maior número? 2a série A – Prof. Dirce

“Nós fomos na horta e fizemos um mapa dela, depois nós voltamos na horta e plantamos berinjela e escarola.” Letícia, 2a série A – Prof. Dirce Desenhos de Gabriel 4a série A – Prof. Marilda

Pais participam diariamente:

“Eu e os alunos da minha classe ensinamos as crianças do Prezinho sobre os bichos da composteira. Fomos a horta, pegamos um pouquinho de adubo que fizemos e jogamos na horta.” Gisela, 3a série B – Prof. Isabel “O João falou para a pré-escola que podemos usar os bichinhos para pescar e serve para alimentar passarinhos e galinhas.” Josielton, 3a série B – Prof. Isabel

Através da horta, crianças observam animais vertebrados e invertebrados Thaís , 3a série A Prof. Isilda Yasmin, 3a série A

Nutricionista visita a escola: Diego, 3ª série B - Prof. Isabel

“Eu aprendi com a nutricionista que pode comer de tudo um pouco, e nunca trocar um pacote de bolacha ou salgadinho por comida.” Anderson, 3a série B – Prof. Isabel “Nós entendemos que os alimentos em geral fazem bem a saúde porque temos que comer um pouco de cada alimento, verdura, carne, frutas, etc.” Texto coletivo da 3a série A – Prof. Isilda “O que mais chamou nossa atenção foram os tipos de alimentos que são construtores, reguladores e energéticos. Se você comer só um tipo desses alimentos você fica fraco.”Texto coletivo da 2a série A – Prof. Dirce

Os sem floresta e Batalha dos vegetais Foram trabalhados os filmes: Os sem floresta e Batalha dos vegetais Ana Carolina, 2a série A Débora, 3a série A Prof. Dirce Prof. Isilda

Visita a horta orgânica Korin: Richard, 4a série A - Prof. Marilda “Lá nós vimos várias coisas como: palha, tomate, beterraba, alface, estufa, acelga e morango (...). Fomos até um lugar onde eles embalavam as frutas e as verduras. Achei tudo muito legal.” Daiane, 4ª série A - Prof. Marilda “Foi muito legal porque eu ouvi coisas e fiquei sabendo de coisas que eu nunca vi, nem ouvi.” Mildes, 4ª série A - Prof. Marilda

Malha quadriculada: cada medida do primeiro desenho foi multiplicada por 2. Daiane, 4a série A Prof. Marilda

Chegou a hora da colheita...

Foram produzidas diversas receitas: Torta de Brócolis, Suflê de Cenoura, Bolo Nutritivo (de beterraba, laranja e cenoura), Torta de Espinafre e saladas de acelga e alface recém colhidas.

Eleição do Nome da Horta: processo similar à eleição de presidente da república, governadores e deputados que acontecia no mesmo período. 1o- Cada classe escolheu um nome para a campanha, definiu um número e um símbolo.

A Série 3 B produziu um “PLANO DE GOVERNO”: (...) “Vamos formar vários grupos para: Grupo da Limpeza: limpa muito bem para não deixar com plástico ou mato.”(...) “Grupo da colheita: pega com muito cuidado e leva para a cozinha.” (...) “Grupo da irrigação: esse grupo tem que molhar todos os dias.” (...)

Chapa nº 16 faz campanha pelo nome RECANTO AGRÍCOLA DAS VITAMINAS:

Chegou o Dia da Eleição:

Crianças avaliam a experiência e fazem gráficos com o resultado da apuração. “Quem ganhou foi a 2a série e eu queria que a gente ganhasse. Mas foi legal, o mais importante foi votar.” Gisela , 3a série B

Produzidos cartões postais e marcadores de página para a exposição Fruto da Terra.