Você reconhece o valor da leitura. Este prêmio reconhece o valor do seu trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura
Advertisements

Movimento Humanos Direitos (MHuD)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
A Leitura no Instituto Dom Nery
CBL – Câmara Brasileira do Livro
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
GESTORES APARECIDA LIMA CARLI DE PAULA MULTIPLICADORES EDILSON JOSÉ
Prêmio Afago de Literatura Edição 2011
Três eventos, em seqüência, parte da Semana Literária
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Uma nova metodologia para uma nova escola
Eixo 1. Democratização do acesso
OBJETIVO O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento.

II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
Semana Cultural Péricles Eugênio da Silva Ramos
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Eixo 2. Fomento à leitura e à formação de mediadores Jornadas Literárias – Profª Drª. Tania Mariza Kuchenbecker Rösing A s Jornadas Literárias de Passo.
Eixo 1. Democratização do acesso Edição de literatura indígena O projeto consiste na edição e publicação, com recursos do FNDE (convênio SECAD-MEC/FALE-UFMG),
Palácio Foz Biblioteca – Museu Nacional do Desporto Dia 16 de dezembro de horas P ARCEIRO P REMIUM.
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Por: Lucas Jose borba continentino
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Semana dos Surdos CAS/VITÓRIA – ES 20/09/2010 A 24/09/2010.
Taekwondo nas UPS faixa preta 6° dan Fernando Madureira
Revisão Autores Nordestinos.
OSWALDINHO DO ACORDEON
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Dia internacional das bibliotecas escolares
Clube de Leitores “Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
UM DIA NA BIBLIOTECA.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Semana do Surdo/2010 2ª feira Matutino – 8:00 Abertura da Semana do Surdo: Eliane Telles de Bruim (Coordenadora CAS/Vitória) Hino Nacional – Josué Rego.
SESC ARARAQUARA Araraquara - SP DINHO NASCIMENTO Berimbau Blues Foto: Lailton Araújo.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A IV Jornada de Divulgação Científica – diálogo entre ciência, mídia e cultura tem por objetivos: 1) integrar universidade, ensino médio e sociedade em.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
14º CONCURSO NACIONAL DE TRABALHOS DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SEJAM BEM VINDOS AO RETOMAR DO CRIDEM, HOJE, 3 DE DEZEMBRO, DIA INTERNACIONAL.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Construindo a Política de Educação Popular em Saúde no contexto da mobilização para a 14ª CNS Videoconferência Data : 08/07/2011 Horário : 09:00h – 12:00h.
Transcrição da apresentação:

Você reconhece o valor da leitura. Este prêmio reconhece o valor do seu trabalho

Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/n portão 01 - Centro São Paulo - SP Foto: LJS Araújo

Data: 22 de outubro de 2009 quinta-feira, 19h30 Foto: LJS Araújo

Cerimônia de Entrega do PRÊMIO VIVALEITURA 2009 Foto: LJS Araújo

Foto: Marcos Ferreira - MDM Na abertura da solenidade, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, falou da importância da formação de leitores no Brasil e destacou o objetivo do projeto, que é tornar o Brasil um país de leitores, e o papel da escola nessa ação. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação

Também participaram da solenidade Silvana Meireles, secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura; Fabiano dos Santos Piuba, diretor de Livro, Leitura e Literatura da SAI/MinC; Álvaro Marchesi, secretário geral da Organização Ibero-Americana para a Educação, Ciência e Cultura (OEI); José Castilho, secretário do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL); André Lázaro, secretário de Educação Continuada do Ministério da Educação; e Andrés Cardo, da Fundação Santillana no Brasil, patrocinadora exclusiva do Vivaleitura desde a sua primeira edição, em Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Fotos: Daniella Almeida

Foto: LJS Araújo In Memoriam

Foto: LJS Araújo

Quinze projetos finalistas Quinze projetos finalistas concorreram à premiação nas categorias Bibliotecas Públicas e Privadas, Escolas Públicas e Privadas e Instituições e/ou Pessoas Físicas. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Foto: LJS Araújo

Categoria 1 Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias Foto: LJS Araújo

Projeto Biblioteca da Base da PM do JD Ranieri Responsável: Cabo - PM Adolfo de Moura Lóra São Paulo - SP Foto: LJS Araújo

Projeto Leituração Responsável: Jeudy Machado de Aragão Salvador - BA Foto: LJS Araújo

Leitura é Patrimônio Responsável: Marcia Andrea Schneider Picada Café - RS Foto: LJS Araújo

O Caminho da Leitura Responsável: Ciro José Sahairo Campinápolis - MT Foto: LJS Araújo

Tenda da Biblioteca Popular Responsável: Sueli Moreira Gouveías Trairi - CE Foto: LJS Araújo

Entrega de Troféus aos Indicados Foto: LJS Araújo

Projeto Vencedor O Caminho da Leitura Responsável: Ciro José Sahairo Campinápolis - MT Foto: LJS Araújo

O projeto vencedor foi O Caminho da Leitura, de Campinápolis (MT). A iniciativa combate o analfabetismo entre os indígenas da região através de uma biblioteca que professores e caciques construíram dentro da aldeia Xavante “Semente Viva”. Os primeiros 200 livros do acervo foram doados pelo projeto “Expedição Vagalume”, que também ajudou na formação de mediadores de leitura. No início, cerca de 260 crianças e 80 adultos usufruíam do acervo. Hoje, a biblioteca consegue atender, além da Semente Viva, mais outras seis aldeias da região. O índio Ciro José Sahairo, responsável pelo trabalho, recebeu o prêmio na cerimônia e declarou que o direito à educação é de todos os brasileiros. Com o valor recebido do Vivaleitura, prometeu construir um galpão para abrigar um acervo ainda maior. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Ciro José Sahairo e José Castilho Foto: Marcos Ferreira - MDM

Categoria 2 Escolas públicas e privadas Foto: LJS Araújo

Alice no País dos Números Responsável: Claudete Back de Jesus Atalanta - SC Foto: LJS Araújo

Me descobrindo, descubro também o mundo e a leitura: Literatura, arte e identidade em creches de São Carlos Responsável: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet São Carlos - SP Foto: LJS Araújo

Biblioteca Ambulante: "A Cor da Cultura Formando Leitores e Jovens Griots" Responsável: Rose-Meire Dias Santos Barra das Garças - MT Foto: LJS Araújo

Esse eu Recomendo Responsável: Wagner Eduardo Rodrigues Belo Juiz de Fora - MG Foto: LJS Araújo

Flis - Festival Literário do Sertão Responsável: Josessandro Batista de Andrade Sertânia - PE Foto: LJS Araújo

Entrega de Troféus aos Indicados Foto: LJS Araújo

Foto: Daniella Almeida

Projeto Vencedor Flis - Festival Literário do Sertão Responsável: Josessandro Batista de Andrade Sertânia - PE Foto: LJS Araújo

Foto: Marcos Ferreira - MDM Álvaro Marchesi e Josessandro Andrade O projeto vencedor foi o trabalho Flis - Festival Literário do Sertão, de Sertânia, município do interior de Pernambuco situado no sertão de Moxotó, área que representa um dos índices mais baixos de IDH do estado. O festival é realizado pela escola pública, Olavo Bilac, para valorizar a produção literária local e a identidade cultural da região. Em suas duas primeiras edições, o Festival promoveu atividades como saraus, palestras, leitura de contos, poesias e encenações sobre autores e artistas locais. Mais de duas mil pessoas, entre alunos, professores, pais e responsáveis já foram beneficiadas pelo projeto. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação

Segundo o professor de português e literatura da escola, Josessandro Batista de Andrade, que também é o idealizador do Flis, os resultados são visíveis: “desde 2007 registramos um aumento contínuo no número de livros retirados em empréstimo na biblioteca da escola, os alunos criaram um jornal de poesia, chamado “O Nascer do Poeta”, com obras próprias e dos professores, e com o apoio de comerciantes locais realizamos encontros de autores e poetas da região”, diz. Segundo o professor, o próximo Flis acontecerá no mês que vem, entre os dias 15 e 17, sob o tema “Os 60 anos da escola Olavo Bilac - uma usina de talentos”. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Luiz Wilson, Daniella Almeida, Josessandro Andrade e Fatel Barbosa Blog - Mural Cultural Foto: LJS Araújo

Daniella Almeida, Lailton Araújo, Josessandro Andrade e ministro Juca Ferreira (Cultura) Foto: Autor Desconhecido

Josessandro Andrade, ministro Juca Ferreira (Cultura), coordenadora do evento e Luiz Wilson Foto: LJS Araújo

Daniella Almeida, Lailton Araújo, Josessandro Andrade, Luiz Wilson e Fatel Barbosa Foto: Autor Desconhecido

Categoria 3 Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades / faculdades e instituições sociais Foto: LJS Araújo

Apoio à Leitura e à Escrita Responsável: Edna Julia de Araujo Cury Uberaba - MG Foto: LJS Araújo

A Biblioteca Livro em Roda Responsável: Tereza Cristina Barbosa de Brito João Pessoa - PB Foto: LJS Araújo

Programa de Incentivo à Leitura Ler é 10 - Leia favela Responsável: Otávio Cesar Santiago de Souza Júnior Rio de Janeiro - RJ Foto: LJS Araújo

Leitura e Vivências com Recuperandos do Sistema Prisional Responsável: Else Doratés Lopes Nova Lima - MG Foto: LJS Araújo

Poesia Viva - A Poesia Bate à sua Porta com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural Responsável: Andréia Aparecida Silva Donadon Leal Mariana - MG Foto: LJS Araújo

Entrega de Troféus aos Indicados Foto: LJS Araújo

Projeto Vencedor Poesia Viva - A Poesia Bate à sua Porta com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural Responsável: Andréia Aparecida Silva Donadon Leal Mariana - MG Foto: LJS Araújo

O trabalho Poesia Viva - A Poesia Bate à sua Porta, de Mariana (MG) venceu na terceira categoria do prêmio. Idealizado pela artista plástica, Andréia Aparecida Silva Donadon Leal, o projeto bate de porta em porta, nas casas, estabelecimentos comerciais e escolas da cidade e municípios vizinhos, para ler contos, romances e poesias às pessoas. A iniciativa conta com o trabalho voluntário dos poetas da Associação Aldrava Cultural que, além de visitarem as casas, distribuem gratuitamente o jornal da associação e livros aos habitantes. A idéia do projeto é estimular o hábito da leitura no lar e usar a literatura como elo de afetividade entre as famílias. “Acredito que é na família que começa o gosto pela leitura, e é lá que ele também precisa ser cultivado”, disse Andréia. Com a verba do prêmio, Andréia pretende publicar as obras dos poetas da associação e ampliar o acervo de livros que é distribuído pelo projeto. Atualmente, o “Poesia Viva” acontece em Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Ipatinga. Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Andréia Aparecida Silva Donadon Leal e Autoridades Presentes Foto: LJS Araújo

Menção Honrosa Foto: LJS Araújo

Associação Casa Azul FLIPINHA - Programa Educativo Responsável: Cristina Souza Santos Maseda Paraty - RJ Foto: LJS Araújo

Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura Responsável: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Belo Horizonte - MG Foto: LJS Araújo

Instituto C&A Programa Prazer em Ler Responsável: Ana Cristina Dubeux Dourado Brasília - DF Foto: LJS Araújo

ONG - Projetos Culturais T-Bone Parada Cultural - Biblioteca Popular 24 Horas Responsável: Luiz Amorim dos Santos Brasília - DF Foto: LJS Araújo

Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa Arca das Letras Responsável: Cleide Cristina Soares Brasília - DF Foto: LJS Araújo

O Prêmio ainda concedeu menções honrosas para os seguintes projetos - Flipinha, da Associação Casa Azul, de Paraty (RJ); programa Carro Biblioteca, da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; programa Prazer em Ler, do Instituto C&A (SP); Parada Cultural -Biblioteca Popular 24h, da ONG Projetos Culturais T-Bone (DF); e programa Arca das Letras, da Secretaria de Ordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DF). Fonte: Clelia Araujo / ComunicaçãoFonte: Clelia Araujo / Comunicação Entrega de Medalhas Foto: LJS Araújo

Show Musical Canto livro: "Jorge Amado - Amor e Mar“Canto livro: "Jorge Amado - Amor e Mar“, com Joana, Jean Garfunkel e Natan Marques JoanaJean Garfunkel Natan Marques Fotos: LJS Araújo

Encerramento Foto: LJS Araújo

Divulgação

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

PRÊMIO VIVALEITURA 2009 Gerência do Projeto Lucia Jurema Figueirôa - Fundação Santillana Telma Teixeira da Silva - OEI Coordenadora da Seleção Lourdes Atié Selecionadores Alfredina Nery Fábio Alberti Cascino Comunicação Luciano Monteiro - Fundação Santillana Publicom Assessoria de Comunicação Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing

PRÊMIO VIVALEITURA 2009 Atendimento Éllen Magalhães Jurados Jeconias Ferreira Adriana Sperandio Éderson Andrade Cristiane Parente Lucélia de Souza Flores Affonso Romano de Santanna Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing

Execução e Patrocínio - Apoio - Realização

Parabéns Sertânia! Saudade...

Documentário Reportagem, Roteiro, Fotos, Criação e Arte Lailton Araújo Blogs Diário do Caramujo Escrever é Viver Terra, Planeta Terra Contatos Tel. (11)