PROGRAMA SACDIGITAL PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Américo Ricardo Moreira de Almeida, Dr. Antônio José Roveroni, esp. UNIRG – Fundação UNIRG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Informática na Educação
APRESENTA....
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
NOVA ANDRADINA.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Programa e Plano de Ensino
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Contexto de Educação a Distância
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 10/04/2010.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
Tópicos de Educação Matemática A
Fundamento à Informática
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Portal Educacional Clickideia
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
Inteligência coletiva
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Juliana Fernandes de Matos Luís Paulo Domingues Pereira
PROEN - DEINF USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
FACULDADE DOS GUARARAPES
Tipologia de softwares educativos
Profa. Reane Franco Goulart
Por que estudar sistemas de informação?
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Sejam bem-vindos à Fundação UNIVIRR! Sede Administrativa: Pricumã.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Cadastro Nacional de tutores, conteudistas e instrutores internos
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Programa e Plano de Ensino
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
Mini-curso Informática Básica
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
2ª SÉRIES  SEMANA 1 – 02 a 07/06  Abertura Oficial – IFES (04/06 – 19h)  Semana 2 – 09 a 14/06  Definição da área de atuação  Definição do.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Identificação da atividade e do aluno
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
Ricardo de Andrade Kratz
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA SACDIGITAL PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Américo Ricardo Moreira de Almeida, Dr. Antônio José Roveroni, esp. UNIRG – Fundação UNIRG

Filosofías Encantar para ensinar; Encantar para ensinar; A tecnologia não deve ser vista como mais uma carga pesada; A tecnologia não deve ser vista como mais uma carga pesada; Uma ferramenta que evoluiu assim como o homem; Uma ferramenta que evoluiu assim como o homem; TIC e não TI; TIC e não TI;

O programa foi dividido por módulos, a realização desses módulos estará ligada ao desenvolvimento da turma. O módulo pode se encerrar com apenas um ou mais encontros. SacDigital

PROGRAMA DE ABERTURA Vídeo conferencia: entender a urgência e inexorabilidade da transposição dos átomos para os bits Questionamento - Até onde podemos chegar? Robôs, Olho biônico e Pele Humana Apresentação do Conteúdo do Curso Apresentação do Cronograma SacDigital

HARDWARE – ESSE DESCONHECIDO Porque o professor é usuário e consumidor Libertar-se, no sentido de montar sua máquina de acordo com suas necessidades inclusive com opções vantajosas com relação a fornecedores, deixando assim, a CPU de ser uma Caixa Preta Para desmistificar a tecnologia e se habituar à microinformática Ampliar seu campo de atuação, libertando-se do papel e passando a usar, com efetividade a multimídia e os hiperdocumentos. SacDigital

SOFTWARE – ESSE MISTÉRIO Conhecer os sistemas Dominar aplicações Liberta-se de modelos arbitrários Apreender, dominar e utilizar os recursos da simulação Poder perceber melhorias no sistema e assim poder sugerir e opinar sobre novas criações (inteligência coletiva – Pierre Lévy) SacDigital

INTERNET – NÓS Utilizar-se da comunicação Todos-Todos Libertar-se individualmente Explorar e interagir globalmente Dessa forma ter condições de ajudar o discípulo a atuar de maneira ética na sociedade da informação SacDigital

Tópicos Avançados Ensino a Distância ou sem distância; Propriedade intelectual; crimes da informática; governo eletrônico; mundo do trabalho; Cibercultura; comunidades virtuais; comércio eletrônico; outros nas áreas específicas de cada curso. SacDigital

Teleduc

Interviewer

é questão de cidadania... é questão de soberania! Concluindo

Contato