O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS
Advertisements

Evangelização Espírita Infanto-juvenil
“AMAÍ-VOS E INSTRUÍ-VOS” Karin Lucrécio Valmir Braga
XX- OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
PRÉ-CURSILHO.
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
1.
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Grupo Espírita Allan Kardec
SEJAM BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO
VÊ COMO VIVES "E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: negociai até que eu venha." - Jesus. (LUCAS, 19:13.) Com a precisa madureza.
Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral
“SE AMAR É VIDA, DEUS É AMOR”
Secretaria de Educação Básica
AS CRIANÇAS E OS JOVENS NO CARNAVAL: COMPROMISSO DOS PAIS
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
Desmistificando o Espiritismo
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
O Espiritismo.
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
Objetivos da “conversa”
ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Conhecendo a Carta da Terra
Levantam-se educandários em toda a Terra.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
ORAÇÃO E ATENÇÃO.
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Documento de Aparecida
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Allan Kardec ESPIRITISMO.
PROJETO INTERAÇÃO CASAS ESPÍRITAS NÃO FILIADAS À FEC
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
Chiara Lubich – Janeiro de 2010
Estrutura Organizacional do Curso Mediunidade: Estudo e Prática
Metodologia e os Programas de Estudo
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
EDUCAR É AMAR Sergito de S Cavalcante. A violência tem sido um dos mais lamentáveis e terríveis problemas que a sociedade atual enfrenta.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
União Das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
BÊNÇÃOS.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Luminosa, a coerência entre o Cristo e o Apóstolo que lhe restaurou a palavra.
A PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
133 HEGEMONIA DE JESUS “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.” (JOÃO, 8: 58) 133 HEGEMONIA DE JESUS.
Módulo II – Roteiro 4 A Codificação Espírita. Objetivo Geral

VÊ COMO VIVES ¨E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: negociai até que eu venha.¨- Jesus. (Lucas, 19:13.) Com a precisa madureza.
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
Importância do tratamento espiritual
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
A Divulgação do Espiritismo na Internet Realizando uma propaganda doutrinária responsável pelo meio eletrônico.
Transcrição da apresentação:

O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

O CENTRO ESPÍRITA “(...) Quando se abrem as portas de um templo espírita-cristão ou de um santuário doméstico, dedicado ao culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através dos raios benfazejos deste astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor.” EMMANUEL (Mensagem psicografada por FCX, em 10-04-1950, em Pedro Leopoldo-MG) Reformador Jul/92, pág. 9

“(...) Atualizá-lo sem lhe modificar os objetivos básicos; desenvolver suas atividades, sem lhe alterar as estruturas ético-morais; qualificá-lo para os grandes momentos da hora presente como do futuro é dever de todos os espíritas, preservando as bases doutrinárias que nele dever viger: amor e e estudo, ação da caridade, fora da qual não há salvação, assim confirmando a promessa do Consolador, feita por Jesus (...)” VIANNA DE CARVALHO (Página psicografada por DPF, em 25-07-1995, no C.E. Caminho da Redenção,Salvador-BA) Reformador Out/95, pág.13

PLANO DE TRABALHO PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO (2007 – 2012) O Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita colocando-a ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, cumprindo sua missão, que é a de “(...) instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade”. (O Livro dos Espíritos, 88, ed. FEB, 2005 “Prolegômenos”.)

MISSÃO DOS ESPÍRITAS “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena encontrareis fervor e fé. (...) Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos á obra! O arado está pronto; a terra o espera; arai! (...) ERASTO. (E.S.E.. Edição Especial, FEB,2004. Cap. XX, item 4)

DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA DIRETRIZ 3 DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA - intensificação da difusão do livro espírita (venda, feiras bibliotecas); - ampliação e o fortalecimento da divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA pelo rádio, TV, internet, jornais, panfletos, e demais meios disponíveis; - utilização, nos ensinos espíritas de metodologia, frases e imagens adequadas, de conformidade com os princípios doutrinários; - promoção e realização de cursos, encontros e seminários.

DIRETRIZ 7 A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE - participação nos Conselhos e Organismos governamentais, nos termos da Lei, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas; - participação em ações, campanhas e organizações das sociedades civis e religiosas, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas.

EXEMPLOS DE AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE C.E. Francisco de Assis (Sto. Amaro da Imperatriz) - Realiza diversas atividades em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Instituições Religiosas do município.

Em Blumenau – 4 ª URE - Semana de Valorização da Vida em parceria com o CVV com abertura na Câmara de Vereadores e presença de representações das igrejas Católica e Evangélica, Prefeito Municipal, Comandantes do Batalhão do Exército e da Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, Conselho Tutelar, COMEN, CONSEG, Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência, Secretaria da Educação, CDL, ACIB e Associação de Moradores. - Distribuição de 2000 livretos da FEB sobre ABORTO, SUICÍDIO, DROGAS, VIOLÊNCIA e EUTANÁSIA nas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino dos municípios de Rodeio, Ascurra e Apiúna; nos Postos de Saúde de 9 municípios; para alunos e professores das faculdades que formam professores de Ciência e Religião.

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA Visão da CARIDADE no tempo passado - Visão da CARIDADE ESPÍRITA neste tempo É a CARIDADE dando suporte à CIDADANIA, fortalecendo o indivíduo, livrando-o da passividade de nossa atuação e reconhecendo-o como SUJEITO de sua própria história. (Notas do EASESC 2012, PÁG. 13)

“(...)Para se fazer algo sério, é necessário submeter-se às necessidades impostas pelos costumes da época em que se vive; essas necessidades são bem diferentes daquelas dos tempos de vida patriarcal e o próprio interesse do Espiritismo exige se calculem os meios de ação, a fim de que o caminho não se interrompa pela metade. Façamos, portanto, os nossos cálculos, já que vivemos num século em que é necessário contar.” ALLAN KARDEC (Testamento Filosófico – 1868 - Livro dos Médiuns)